segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A SIGLA "URSAL" É UMA PIADA DE 2001 QUE NOS FEZ RIR DO CABO DACIOLO EM 2018

O bombeiro Daciolo Fonseca dos Santos, conhecido como cabo Daciolo, tem 42 anos. Dá para imaginarmos o quanto ele deve ter sonhado com a popularidade que o 1º debate entre os presidenciáveis lhe proporcionou. Talvez até imaginasse que os pastores evangélicos um dia mencionariam seu nome nos sermões, como exemplo de religioso exemplar.

Bem, as chances de ele ser citado nos sermões aumentaram, mas não como ele gostaria. Isto porque é bem capaz de Daciolo servir para personificar aqueles que, segundo Jesus Cristo, deveriam ser perdoados por não saberem o que faziam...

Entre outras sandices, Daciolo perguntou a Ciro Gomes: "O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?”.

Quando o adversário negou estar envolvido com, ou mesmo conhecer tal plano, Daciolo insistiu: seria a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, fundada para estabelecer em nosso continente algo semelhante à antiga União Soviética (cuja sigla era URSS). 

E, triunfante, concluiu: “No nosso governo, o comunismo não vai ter vez". 

Como a Ursal era uma ilustre desconhecida do distinto público, a imprensa resolveu apurar de onde surgira tal disparate. 

E acabou descobrindo que se tratou apenas de uma galhofa da socióloga e professora universitária aposentada Maria Lúcia Victor Barbosa que, em artigo publicado em dezembro de 2001, indagou, debochando do alarmismo direitista acerca do Foro de São Paulo:
"Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (Ursal)?"
Ou seja, a piada de 2001, que se evidenciava claramente na utilização do termo pejorativo Republiquetas, não só confundiu os obtusos de então, como continua sendo até hoje levada a sério pelos Daciolos da vida. 

O que vem demonstrar quão profético foi o rei do entretenimento P. T. Barnum (1810-1891), em sua frase mais célebre: 
"Nasce um otário a cada minuto e, com a explosão populacional, logo deverão estar nascendo cinco otários por minuto".
Um desses cinco, nem preciso dizer quem seja... 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails