sexta-feira, 11 de novembro de 2016

HÁ UMA PROFUNDA DESCRENÇA POPULAR COM OS GESTORES DA DEMOCRACIA LIBERAL E A ESQUERDA NÃO A CAPITALIZA

Escreveu Vladimir Safatle
FENÔMENOS COMO
 DONALD TRUMP NÃO SÃO 
PASSAGEIROS, SÃO REGRA.
.
Há uma passagem na Dialética do Esclarecimento na qual os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer afirmam que, muitas vezes, não há nada mais estúpido do que ser inteligente.

Nessa passagem, eles descrevem como seus amigos intelectuais tinham análises detalhadas e bastante astutas para provar de forma cabal como a ascensão do nazismo nunca seria possível. Nenhuma delas serviu para impedir o que era, no final das contas, claro como o sol ao meio-dia.

Bem, a eleição de Donald Trump é, mais uma vez, a prova de como muitas vezes não há nada mais estúpido do que ser inteligente.

Até o último dia da eleição, as chances de vitória de Hillary Clinton eram creditadas em até 90%. A inconsistência de Trump, seu caráter errático, suas falas absurdas e caricatas eram salientados a todo momento para confirmar aquilo que as pesquisas pareciam indicar: que ele nunca seria o próximo presidente dos EUA.

No entanto, Trump viu algo que ninguém queria ver, a saber, que a democracia liberal acabou, que a política não passa mais pela conquista do centro e pela boa gestão da institucionalidade atual. Ela passa pelo deslocamento em direção aos extremos e pelo decisionismo soberano

Tudo estava claro para quem quisesse ver. O brexit e a ascensão da xenofobia na Europa foram expressões de uma profunda descrença popular com os gestores da democracia liberal. Lembremos como os últimos anos demonstraram como as recuperações econômicas aplicadas através de planos de austeridade significaram aumento brutal da precariedade, da insegurança social e da desigualdade.

Esses planos de recuperação foram geridos de forma praticamente semelhante, tanto por liberais como pela esquerda (ou por algo que gostaria de, em certos momentos, se fazer passar por ela). A ira popular contra tal classe de gestores sociais era evidente e levaria a um forte sentimento anti-institucional.

Foi para vampirizar tal sentimento que entrou em cena Donald Trump. Denunciando a elite política e a elite midiática por esquecimento das pessoas comuns, ele, o representante maior da elite financista e rentista que mais se beneficiou das políticas econômicas dos últimos anos, fez o inacreditável papel do homem simples indignado com a impotência dos burocratas e com a inércia dos partidos.
Sua imagem de bem-sucedido, junto à sua capacidade de mudar de opinião, de se contradizer a todo momento, podia muito bem aparecer como a prova de que estávamos diante de alguém que não respeitaria limites para fazer o que deve ser feito. Foi o que aconteceu.

Fenômenos como Trump não são passageiros. Eles serão a regra daqui para frente. Clinton, com seu militarismo extremo e sua aliança orgânica com os interesses de Wall Street, era apenas uma direita mais tradicional que terá cada vez menos lugar. 

fenômenos como Trump se aproveitam da inexistência de esquerda no cenário político-partidário mundial e capitalizam todo o sentimento anti-institucional, dando à insegurança social o lastro do medo paranoico contra inimigos externos ou da raiva protofascista contra minorias internas. A história já demonstrou quão explosiva pode ser tal combinação.

No entanto, essa eleição mostrou também a limitação política de certas escolhas feitas ultimamente. Por coincidência, no dia da eleição norte-americana, eu estava na Universidade da Carolina do Norte, onde os estudantes fizeram várias pichações contra Trump. Na maior delas podia-se ler: "Trump: sexista, machista, racista, islamofóbico, homofóbico".

Tudo isso é verdade, mas era sintomático não haver nada sobre seu desejo em acabar com o sistema de saúde gratuito para os mais pobres ou sobre sua política econômica que implicará em concentração de renda e em aumento da precarização. De fato, a tentativa de desconstruir Trump passou, de forma majoritária, por tais pautas ligadas a políticas de reconhecimento.

Nada mais previsível, já que a luta por reconhecimento funciona atualmente como uma certa compensação à inexistência de um discurso econômico de esquerda com clara força de transformação das relações econômicas e com capacidade de implicar as classes empobrecidas.

Conseguimos transformar tais pautas, profundamente justas em si, na única modificação concreta que a esquerda consegue atualmente oferecer, já que estamos todos comprometidos com a gestão do mesmo modelo econômico, divergindo apenas sobre a intensidade da aplicação das mesmas políticas

Mas se o modelo econômico é o mesmo, se o problema é só de intensidade, então melhor entregar as chaves do cofre para alguém que sabe como as entranhas do capital realmente operam. Ao que parece, foi assim que metade mais um da população norte-americana pensou.

O pitaco do editor
A DEMOCRACIA LIBERAL ENTROU EM PARAFUSO. QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA A ESQUERDA?
. 
Em seu excelente artigo desta 6ª feira (11) na Folha de S. Paulo, cujos trechos principais grifei, o filósofo Vladimir Safatle veio ao encontro do que tanto o Dalton Rosado quanto eu vimos há tempos alertando: as contradições insolúveis do capitalismo atingiram tal estágio que ele cada vez desagrada mais pessoas para satisfazer menos pessoas. O preço da relativa prosperidade de poucos são agruras e sofrimentos para muitos. Com isto, a chamada democracia liberal entrou em parafuso, como cansamos de dizer e agora ele diz também.

A nós interessa, sobretudo, a principal consequência disto para a esquerda: a de que não adianta mais disputarmos eleições e tentarmos combater o stablishment com as armas do stablishment, situados dentro do stablishment. Temos de, como em 1968, abandonar os parlamentos e palácios do governo, voltando às ruas e às praças para nelas irmos forjando pouco a pouco, em sintonia com o povo e estimulando seu protagonismo, uma proposta alternativa de sociedade.

Caso contrário, acontecerá conosco o mesmo que aconteceu com o Partido Social-Democrata alemão, que tentou deter a escalada nazista dentro dos marcos da legalidade burguesa, enquanto o inimigo, sem os mesmos melindres, atuava em duas frentes: intimidava os conservadores e liberais com a truculência de suas turbas de lumpemproletários, visando inicialmente paralisá-los e depois cooptá-los nas esferas do poder formal. 

Lembrem-se: quem não aprende com as lições da História, está condenado a repeti-las. (Celso Lungaretti)

3 comentários:

Leandro Ramos Benfatti disse...

Boa noite Celso! Tudo bem? Sem querer te encher o saco e sem querer abusar da tua paciência, gostaria de saber se você acha que a crise política do País vai se radicalizar. A crise econômica sei que vai piorar por causa do aprofundamento da crise capitalista mundial que se arrasta desde 2008, mas gostaria de saber se estritamente a crise política vai se radicalizar e se há chance dos milicos voltarem como em 1964. Abraços,
do Leandro.

celsolungaretti disse...

Prezado Leandro,

a coisa não é tão esquemática assim. A situação econômica do Brasil se deteriorou mais do que deveria em função da péssima gestão econômica durante o governo da Dilma. A tendência agora não é de piora, mas de recuperação lenta.

Quanto à crise capitalista mundial, ainda não parece ter chegado ao ponto de descontrole. Por enquanto, ela irá fustigando alguns países em cada período e vai continuar sendo empurrada para a frente com a barriga graças aos mecanismos de crédito sem lastro real.

Suponho que, em algum momento, o castelo de cartas cairá de uma vez só, arrastando as principais bolsas de valores do planeta. Talvez algum gênio da matemática consiga fazer uma previsão mais acurada. Eu diria que isso pode acontecer tanto depois de amanhã quanto daqui a cinco anos. Mas, é impossível a artificialidade atual perdurar indefinidamente. O acerto das contas um dia virá.

Se a quebradeira geral demorar um pouco para suceder, pode até ser que haja uma relativa melhora da situação brasileira, mas não algo como o milagre brasileiro.

Quanto a crise política, é uma coisa extremamente superdimensionada por essa esquerda que fracassou rotundamente e resiste às necessárias autocrítica e reciclagem. Depois de uma derrota eleitoral tão aguda como a das eleições municipais, continuam falando as mesmíssimas coisas, como se não tivesse ocorrido nada.

Então, agravamento da crise política e perigo de golpe militar só existirão quando tivermos de novo uma esquerda de verdade no Brasil. No momento, não temos nenhuma. A que tínhamos apostava em mudar o país conquistando governos e mandatos legislativos, mas a dura lição de 2016 é que isto não aconteceu nem acontecerá.

É hora de recomeçarmos o trabalho de formiguinha junto às massas. E ele leva tempo para frutificar, ainda mais com as dificuldades que encontraremos face ao descrédito que o PT acarretou para toda a esquerda.

Se para você deve ser chato estar lendo isto, imagine para mim, que tanto quis ver o Brasil mudado, mas estou com 66 anos e vejo o objetivo tão distante...

Mas, acreditar em ilusões não adianta. Temos de fazer tudo de novo, pois não fizemos direito da última vez.

Leandro Ramos Benfatti disse...

Celso, obrigado por me esclarecer a respeito da crise econômica brasileira e do capitalismo mundial e também a respeito da crise politica e também penso como você, o PT errou feio ao abandonar a luta por um governo socialista junto aos movimentos sociais e populares para abraçar o reformismo e a luta política institucional e parlamentar e isso já está acarretando graves consequências para toda a Esquerda brasileira, tal como você falou da grave derrota do PT e quicá da Esquerda nas eleições municipais. E é difícil falar isso para um petista, principalmente para um petista de Facebbok, eles não entendem isso. Acham que isso é coisa dos coxinhas e da Globo. Mas concordo com você e inteiramente que a derrota nas eleições de 2016 vai fazer com que se demore a aparecer uma Esquerda socialista e revolucionária e que seja ligadas às lutas sociais e politicas do povo brasileiro e também concordo que nós da Esquerda devemos um trabalho de formiguinha junto ao povoe que isso demora anos para dar resultado- frutificar como você falou-, mas é algo que tem que ser feito se queremos que a Esquerda volte a uma opção política e social no Brasil. Ah e posso pedir a sua amizade no Facebook?
Abraços!!!

Related Posts with Thumbnails