domingo, 20 de novembro de 2016

ARTIGO DE HOJE DO CARLOS HEITOR CONY FAZ LEMBRAR OS DE MEIO SÉCULO ATRÁS. QUEM FOI REI, NUNCA PERDE A MAJESTADE!

Por Carlos Heitor Cony
O RIO AMANHECEU CHORANDO
Uma onda de insânia, um tsunami moral e financeiro fizeram o Rio de Janeiro dar um tiro no próprio pé. 

Depois do sucesso indiscutível da Olimpíada (sucesso efêmero, mesmo assim grandioso), a cidade, que continua sendo a capital cultural do Brasil, cantada por gregos e troianos como a mais maravilhosa do mundo em sua parte panorâmica, está amargando os piores momentos da sua história, o inverno de nosso descontentamento [alusão ao livro de John Steinbeck, um clássico da literatura mundial] que já se transformou num inferno de nossa vergonha.

Não se trata de balas perdidas, guerra de traficantes do Complexo do Alemão e violência generalizada. Desta vez, o furo é mais em cima. 

São autoridades eleitas pelo povo que se transformam em Al Capones subdesenvolvidos, que sangram o dinheiro e a honra da cidade que já foi maravilhosa e hoje parece tenebrosa.

Entre os descalabros da semana que passou, o mais lamentável não foram as prisões de dois ex-governadores e outras autoridades estaduais.

O mais deplorável, e também o mais perigoso, foi a turma que invadiu a Câmara dos Deputados, em Brasília, clamando pela volta dos militares.

Até agora, pelo que se sabe, o Exército permanece em seu papel de grande mudo. Apesar do recente e truculento movimento de 1964 que se prolongou por 21 anos, o povo, em sua maioria de classe média, começa a pensar numa solução cruenta, que ponha fim à corrupção e à incompetência que tiveram no PT sua maior expressão.

Desta vez não podemos culpar o imperialismo e a gula de países interessados em nossas riquezas naturais. Infelizmente, os desmandos atuais fazem parte do DNA de um povo que amanheceu cantando e agora anoitece chorando. O mais deplorável é que não chegamos ainda ao fundo do poço.

4 comentários:

Anônimo disse...

Carlos Heitor Cony não tem moral pessoal para falar de nenhum corrupto ou corrupção. O provecto jornalista embolsa mensalmente, se não estou enganado, uns vinte mil Reais mensais do dinheiro recolhido dos cidadãos, a título de indenização pelos prejuízos profissionais que teria sofrido por "perseguição" da ditadura civil-militar de 1964. Pombas, eu era criança, quando os generais mandavam no Brasil, e este sujeito era praticamente o braço direito do Adolpho Bloch. Ocupava alto cargo na Bloch Editores. Em que a sua prisão no início da ditadura prejudicou a sua vida profissional? Bastava os milhões que recebeu de uma vez só quando começou a mamar nas tetas da União, a título de indenização pela prisão e ameaças que ele e seus familiares receberam dos gorilas.

celsolungaretti disse...

JORGE,

COMO EU LUTAVA ENTÃO POR MINHA ANISTIA E CONHECIA MUITO BEM OS BASTIDORES DO CASO, FUI QUEM MAIS INCISIVAMENTE DENUNCIOU O TRATAMENTO PRIVILEGIADO QUE O CONY RECEBEU. INCLUSIVE, A PRÓPRIA IMPRENSA CHEGOU A NOS CONTRAPOR: ELE, COMO FAVORECIDO DEMAIS; EU, COMO PREJUDICADO DEMAIS.

ISSO ACONTECEU EM 2005. JÁ NEM TENHO MAIS OS ARTIGOS ESCLARECEDORES QUE LANCEI, DENUNCIANDO QUE ELE HAVIA FURADO A FILA DOS ANISTIANDOS E QUE O CÁLCULO DO VALOR DE SUA REPARAÇÃO, BENIGNO AO EXTREMO, NÃO SE DERA SEGUNDO OS CRITÉRIOS CONSTANTES NA PRÓPRIA PÁGINA DA COMISSÃO DE ANISTIA.

TAMBÉM DISCORDEI DE ELE TER RECEBIDO A REPARAÇÃO POR HAVER SIDO DEMITIDO DO "CORREIO DA MANHÃ", UM JORNAL QUE NÃO SOBREVIVERIA NEM 2 ANOS DEPOIS DISTO. PELOS CRITÉRIOS DA COMISSÃO, DEVERIA TER RECEBIDO UMA INDENIZAÇÃO EM PARCELA ÚNICA, RELATIVA AOS MESES TRANSCORRIDOS ENTRE SUA DEMISSÃO E O FECHAMENTO DO JORNAL, E NÃO UMA PENSÃO VITALÍCIA + VULTOSA INDENIZAÇÃO RETROATIVA.

EM 2009 EU AINDA LHE ATIRAVA ISSO NA CARA, COMO VC PODE VER NESTE ARTIGO:
https://naufrago-da-utopia.blogspot.com.br/2009/08/o-ato-cony-sepultou-os-ideais-o-fato.html

MAS, JÁ LÁ SE VAI MAIS DE UMA DÉCADA. HÁ TANTA GENTE ESCREVENDO COISAS PRIMÁRIAS E DEPLORÁVEIS POR AÍ QUE NÃO SOU EU QUEM COLOCARÁ NUM INDEX PERMANENTE QUEM ESCREVE BEM E É ARTICULADO. O ARTIGO DOMINICAL DELE FOI UM ARRASO.

CARLO PONTI disse...

Eu acompanhei seu dilema sobre a interminável postergação da reparação justa que a União lhe devia, isto a uns 08 ou 9 anos atrás, por isto a curiosidade, foi solucionado a injustiça que lhe faziam?

celsolungaretti disse...

Acaba de sair uma sentença muito contundente do STF, mandando a União pagar o que nos deve e alertando que, se não o fizer rapidamente, estará incorrendo numa ilegalidade. Novamente por unanimidade.

No STJ, eu ganhei o julgamento do mérito da questão por 9x0 e de dois embargos de declaração por 8x0 e 9x0.

Quando a AGU não tinha mais caminho nenhum a trilhar no STJ, entrou com um recurso extraordinário para que meu processo ficasse na dependência de outro praticamente idêntico, só que coletivo, que também tramitava desde 2007 no STF. Ou seja, perdeu no STJ e quis usar o STF como tábula de salvação.

Só que os ministros do Supremo, em sessão presidida pela Carmen Lúcia, deram-lhe com a tábua na cara.

Tudo que eu alegava prevaleceu nessa decisão final. Mas, perdi muita coisa valiosa nesses quase 10 anos que fizeram durar um processo que normalmente seria decidido em 1 ano.

Nunca perdoarei pessoas como a Dilma (que alegou ser um problema do Judiciário, e não da União) e o Cardozo (que tudo fez para retardar o desfecho).

Felizmente, o destino já acertou as contas em meu lugar. A Dilma foi chutada como presidente maximamente incompetente e o Cardozo cometeu erros primários quando a defendeu no processo de impeachment. Péssimos companheiros e esquerdistas bisonhos´..

Related Posts with Thumbnails