quarta-feira, 18 de maio de 2016

O 'PAU NO TEMER!' SERÁ INÓCUO ENQUANTO NÃO EXTRAÍRMOS AS LIÇÕES DA DERROTA E CORRIGIRMOS OS ERROS QUE A CAUSARAM

A reação furibunda contra o novo governo, insuflada pelas mesmas pessoas que tiveram participação decisiva no desastre que foi o segundo mandato de Dilma Rousseff, tende a produzir o mesmo resultado do não vai ter golpe: mais derrota.

Basta uma leitura dos jornalões para percebermos o porquê.  Nem mesmo eles morrem de amores pelo Ministério de Michel Temer, mas dão um voto de confiança à nova equipe econômica, elogiando seus integrantes e suas propostas.

Ou seja, evidentemente o poder econômico –aquele que quem não cabulou as aulas de Marx sabe ser o realmente decisivo numa democracia burguesa– está aplaudindo e dará ao Temer o apoio necessário para que a situação da economia já não esteja tão deteriorada no último trimestre, quando o Senado decidirá se Dima deve ser reempossada ou afastada em definitivo.

O desafogo no bolso muda imediatamente o humor dos brasileiros, como se viu na última ditadura: estavam amedrontados em 1969, mas era nítida sua insatisfação com um período de vacas magras que parecia não ter fim e com os que considerava responsáveis por tal penúria.

Bastou uma injeção cavalar de investimentos estadunidenses criar uma efêmera melhora da situação econômica em 1970 para todo mundo sair cantando "eu te amo, meu Brasil, eu te amo!" e exibindo adesivos de "Brasil, ame-o ou deixe-o!" em seus fusquinhas recém comprados a prestação.

Se o povo estiver sentindo-se aliviado depois de tanto miserê, haverá alguma chance de um Senado como esse que está aí votar em sentido contrário quando estiver julgando Dilma? Nem a pau, Juvenal. 

Então, em termos práticos, de que servirão todos esses resmungos virtuais contra o novo governo? De muito pouco, evidentemente. Terão sido palavras que o vento leva, desabafos que fazem seus autores sentirem-se melhor mas não alteram a essência dos acontecimentos políticos.

Daí eu considerar que a prioridade real neste momento não seja o pau no Temer!, mas sim o vamos forjar uma esquerda de verdade!.

Pois a tradição esquerdista é de, quando sofremos derrotas acachapantes como esta última, irmos fundo nas críticas e autocríticas, até chegarmos às conclusões que se impõem sobre os erros cometidos e as correções de rumo necessárias para que eles não se repitam adiante. Como dizia Einstein, "insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".

Não adiantará nada tentarmos travar batalhas contra o novo governo enquanto nosso exército estiver esfacelado, os altos oficiais forem inconfiáveis e as estratégias e táticas não houverem sido reavaliadas à luz do seu fracasso recente. Temos é de nos preparar bem melhor, se não quisermos perder mais uma vez, e outra, e outra...

Então, a quem me criticou por não estar combatendo a direita quando ela está tão forte, respondo: pior mesmo é estarmos tão fracos e não termos chance nenhuma de a deter neste momento. 

Conseguirmos que seja mudado um ou outro nome do Ministério, que esta ou aquela Pasta permaneça como tal ao invés de ser incorporada a outra, faz parte do teatro da política, das escaramuças que preenchem o noticiário mas, verdadeiramente, não passam de tempestades de som e fúria significando nada, como diria o bardo. Não se constituem, nem de longe, no fator determinante do fracasso ou sucesso dos governos. 

Temos de nos tornar fortes por dentro, antes de sermos capazes de fazer valer nossa força lá fora. 

5 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Ih, Celso, está difícil. Praticamente TODOS os companheiros com quem tou aí no caminho, gente boa e de briga, quer porque quer dizer que está em marcha um golpe de estado do país, e que o Brasil tornou-se centenas e centenas de vezes mais atrasado e violento desde que o Temer assumiu, como se ele mesmo fosse muito mais que apenas um medíocre. Essa onda toda vai passar um dia, mas até o momento, pelo menos é o que parece, a maioria esmagadora das pessoas de esquerda quer muito acreditar, ou quer vingir acreditar, que o Brasil era uma maravilha até umas semanas atrás, até que vieram os golpistas, a mando de Satanás, e transformaram o nosso paraíso num vale de lágrimas. É complicado. A maioria das pessoas que conheço, e não são poucas, quer CRENÇA, em lugar de querer entendimento.

celsolungaretti disse...

Sim, os insultos que me chegam comprovam isso. Parece que estamos de volta ao stalinismo, já não se admite a diversidade de opiniões no campo da esquerda, ou engolimos as fábulas do PT ou nos cassam a carteirinha de esquerdista. Mesmo estando muito à esquerda do PT, invariavelmente nos acusam de sermos ou estarmos servindo à direita. Cérebros bem lavados estão aí...

Mas, comigo isso jamais colará. Sei quem sou e quanto valho. Não me deixarei intimidar jamais! Sempre considerei que um homem de esquerda, quando tem certeza de estar defendendo a posição correta, deve sustentá-la contra todos os que estiverem do outro lado, sejam quantos forem. E eu sei que, neste exato instante, o PT está sendo o coveiro da revolução. Vou até o fim com minhas convicções.

Valmir disse...

se estão tão convencidos que o PT vale alguma coisa pq ninguém foi pra rua defende-lo do "golpe"??????

william Orth disse...

Abraço Celso, acho que não entendi bem..... Temer assumiu não faz um mês e a situação piorou? Começo a acreditar que conversar com Petista é como diz a piada; jogar xadrez com pombos... A piada é porca mas cai como uma luva. Abraço.

Paulo César disse...

No futuro merece um estudo ou uma longa matéria sobre o vínculo entre o Sindicato de Bancários de São Paulo e o lulopetismo, a CUT e o desastre do partido.

Do ninho daquele sindicato foram para o governo federal: o competente e honrado Luiz Gushiken que não era um servil do Lula e era sempre ouvido pelo "grande guia".

Uma doença terminal o afastou logo no primeiro mandato de Lula. Com sua morte precoce e prisão de José Dirceu Lula ficou livre para avançar com o seu pragmatismo conciliador e enriquecedor das elites.

Gilmar Carneiro, brilhante sindicalista, boa formação teórica, formado pela GV, teve a imprudência de fazer críticas ao Lula logo após o medíocre e acovardado desempenho deste no último debate, decisivo, na televisão contra Fernando Collor. Nesse debate Lula perdeu a eleição.

Lula quando presidente não esqueceu de Gilmar e sempre o deixou no terceiro escalão da máquina. Tinha e tem capacidade para ser presidente do BNDES.

Quando essa turma já estava no domínio do sindicato, na reeleição guindaram João Vaccari, um fanfarrão arrogante,da burocracia do antigo Banespa para ser membro da chapa e depois nomeado tesoureiro na reeleição desse núcleo no Sindicato.

Esse homem medíocre alcançou posições jamais sonhadas : Secretário da Cut, membro do Conselho da Itaipu e glória das glórias representante do Brasil na OIT, Organização Internacional do Trabalho. Algumas dessas atribuições eram concomitantes e bem remuneradas.

Portanto quando Lula o nomeia para ser o tesoureiro do PT isto é operador do partido na roubalheira da PETROBRAS para tal missão foi alegre e pimpão sem imaginar o que lhe aguardava: as grades, ver o sol nascer quadrado.

Berzoini um bagre ensaboado que não sei como se desenrolou ou seu nome deixou de ficar evidente na roubalheira do caso do BANCOOP, cooperativa habitacional que, inclusive, construiu o prédio Astúrias no Guarujá com apartamentos vendidos a inúmeros membros da NOMEMKLATURA petista, inclusive ao Lula. Era o presidente do sindicato na época.

Berzoini, convidado como estratego pouco antes da queda de Dilma, deixou como marca registrada de sua insensibilidade quando Ministro da Previdência uma portaria determinando que as pessoas idosas fossem até as agências bancárias comprovar que estavam vivos para continuarem recebendo os benefícios previdenciários.

E por último, para a amarração, amordaçamento, cooptação corruptiva dos movimentos sociais o sr. Wagner de Freitas como presidente da CUT.

O sr. Wagner, bancário, oriundo do Bradesco, também era diretor do sindicato e fazia parte dessa patota que se dizia de esquerda e revolucionária.

Essa turma do núcleo petista mais umas centenas de comissionados em sinecuras da máquina federal [isto só na grande São Paulo, porque são milhares no Brasil] e que estão sendo colocados no olho da rua chama agora o povo trabalhador para a luta e resistência contra o golpe.

Sim vamos lutar, nos preparar para a luta, mas não com esses falsos guias.

Como reconstruir a esquerda sem o PT querendo continuar a exercer a hegemonia será o grande desafio dos verdadeiros esquerdistas e revolucionários.

Related Posts with Thumbnails