quinta-feira, 19 de maio de 2016

A ESQUERDA NA ENCRUZILHADA: OU VOLTA A SER REVOLUCIONÁRIA OU SE TORNARÁ 'ESQUERDA PLUNCT-PLACT-ZUMMM'.

Uma semana depois do afastamento de Dilma Rousseff o panorama é desalentador. O teor das críticas contra a nova administração, que jorram em profusão na internet e até na grande imprensa, nos leva à melancólica conclusão de que um governo como o do Partido dos Trabalhadores era o ideal para a maioria dos que hoje se enxergam como esquerdistas, com a única ressalva de que precisariam ser excluídas a roubalheira e a política econômica desastrosa.

É um paradoxo: todos constatam a mediocridade rasteira e a cupidez espantosa dos políticos profissionais mas, ainda assim, mantêm a crença no Estado e nos podres Poderes da democracia burguesa! Faz-me lembrar o refrão de uma canção menos marcante (*) da era dos grandes festivais de MPB: "Gente que perde os filhos seus/ Mas mesmo assim não perde a fé em Deus"...

Querem que negros e mulheres tenham suas cadeiras ministeriais e que o mecenato governamental continue sendo amplamente praticado na cultura, nem sequer nos dando obras-primas como retorno (quanta coisa boa já se fez nas artes longe das tetas estatais!); e isto durante a pior recessão brasileira de todos os tempos! Socorrer os 11 milhões de desempregados e suas sofridas famílias não deveria ser uma preocupação muito maior neste exato instante?

Alguém se dá conta de como vivem os pobres deste ainda miserável país? 

Da penúria que já era terrível e tem aumentado acentuadamente nos últimos tempos? 

Da precarização cada vez maior do trabalho, assustando os trabalhadores e tornando-os mais e mais mais submissos aos desmandos patronais? 

Da incrível ruindade e insuficiência dos serviços de Educação, Saúde e transporte coletivo a que estão sujeitos dezenas de milhões de brasileiros, aqueles que não têm como bancar escola particular, convênio médico e carro próprio? 

De que só 48% dos brasileiros contam com coleta de esgoto e só 38% dispõem de tratamento de esgoto? [Saberão quão frequente é a queda de crianças  nos córregos imundos, com riscos enormes para sua vida e sua saúde?] 

Da insegurança permanente em que nossa gente vive, ameaçada pela bandidagem armada até os dentes e por uma polícia tão truculenta quanto ineficiente, a ponto de ambos os contingentes inspirarem idêntico terror na população? 

Da vida de cão que os aposentados, em sua maioria, levam?

Mas, a superestrutura ideológica importa muito mais para esses filhos domesticados de Marx do que a realidade crua da luta de classes. Por mais que resmunguem e radicalizem na retórica, para eles o capitalismo é suportável

Se conhecessem os grotões longínquos, ou mesmo a periferia de nossas metrópoles, saberiam quão insuportável a exploração do homem pelo homem se tornou e como é premente sua substituição por um regime que priorize o bem comum em lugar da ganância, de forma que os avanços das forças produtivas passem a beneficiar a toda a população brasileira ao invés de alavancarem o contínuo incremento da desigualdade econômica!

Então, inexistindo uma reação por parte dos que ainda sejam capazes de reconhecer um fracasso retumbante quando ocorre sob seus narizes, não haverá um processo de crítica e autocrítica profundo como o de 1964, que mudou a face da esquerda da época. Aquela capitulação sem luta teve a consequência que se impunha; a atual, nem de longe está tendo.

Se  a ênfase continuar sendo a de repisarmos como o inimigo é horroroso ao invés de aprofundarmos a discussão sobre os erros que nosso lado cometeu no processo de entregar-lhe a Presidência da República numa bandeja,  só uns poucos se compenetrarão da nocividade da política de conciliação de classes e da ilusão de que as mudanças cruciais para o povo brasileiro possam ser engendradas na Praça dos Três Poderes.

Assim como não se discutirá se é sensato apostarmos todas as fichas num partido de massas forte, desacompanhado de uma vanguarda apta para tangê-lo em direção a objetivos maiores do que o mero gerenciamento do capitalismo com o consentimento dos capitalistas (cancelável a qualquer momento), sem jamais questionarmos a essência da dominação burguesa nem ressaltarmos a absoluta necessidade de irmos paralelamente construindo um poder popular; afinal, seria deselegante assustarmos os companheiros banqueiros (como o Luís Carlos Trabuco) e as companheiras ruralistas (como a Kátia Abreu).

Continuaremos, portanto, esquecidos de que é nas escolas, nas ruas, campos e construções que temos de nos fazer cada vez mais presentes, acumulando forças para a transformação em profundidade da sociedade brasileira.

E seguiremos patinando sem sair do lugar, condenados a assistir sempre ao mesmo filme: a alternância de governos que imporão rigidamente a supremacia dos valores e interesses capitalistas, até as tensões sociais começarem a se tornar insuportáveis, quando serão substituídos por governos menos impiedosos, que vão afrouxar os parafusos por algum tempo, até sobrevir uma grave crise econômica e as tensões sociais começarem novamente a se tornar insuportáveis, pavimentando o terreno para a volta da austeridade e do conservadorismo, e assim por diante. 

Parafraseando o eterno Raulzito,  caso nem agora reassuma as bandeiras revolucionárias, a esquerda brasileira se tornará, definitivamente, uma esquerda plunct-plact-zummm: por ter esquecido aonde queria chegar, já não vai a lugar nenhum!


Minha Gente, de Ronnie Von.

7 comentários:

Fernando disse...

Eu concordo que é um momento de repensar o posicionamento da esquerda. A experiência do PT no governo deixou claro que não existe acordo entre as classes e que temos que ir para a luta para conseguir mudanças estruturais na sociedade rejeitando a proposta capitalista e criando um novo paradigma que traga igualdade.
Mas depois de muita reflexão eu acredito que para uma mudança dessa proporção acontecer o Capitalismo tem que implodir e essa implosão não seria causada por uma grande crise financeira e sim por uma grande guerra. Somente uma mudança de mentalidade em escala global pode nos livrar desse modelo econômico cruel. Não podemos pensar em mudar o Brasil, precisamos mudar o mundo.
E eu, como amante de tecnologia, vejo um futuro democrático onde a população poderá ser consultada a qualquer momento para a tomada de decisões dada a conectividade atual.

SF disse...

Lendo o Dalton dá vontade de escrever assim.

O que você propõe é uma heurística para a esquerda que consiste na "investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. [Mas...] A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248)"

Espero que colaborem!

The Light Son of Janus disse...

Não entendo o ponto. A esquerda está nas ruas protestando todos os dias, discutindo, tentando ganhar espaço e lutando contra flexibilização do trabalho e o desmonte do SUS. Fica claro que o PT faz parte do passado e que não há espaço para pedir a volta de um governo que foi indefensável. Assim, não entendo direito a crítica. Não é isso o que a esquerda deveria fazer? Alguém acha que a esquerda parou?

celsolungaretti disse...

Bem, não li nada neste sentido. Se for o que está acontecendo, ótimo! A internet e até a imprensa estão infestadas de críticas a aspectos menores do Governo Temer e nada tenho visto sobre a autocrítica mais do que necessária depois de terem sido cometidos erros tão crassos.

O meu temor é o de que o PT continue atuando como vinha fazendo até o dia 12 e se mantenha como a força hegemônica da esquerda. Aí, não teríamos aprendido nada com a sova que lavamos.

Valmir disse...

a esquerda está sempre se reformando e tomando na cabeça...é tipo o PT e a auto critica; se fizerem uma autocritica honesta viram fumaça na hora, como a carruagem da gata borralheira..
outra mania engraçada é de decretar a "crise final do capitalismo" umas três vezes ao ano no minimo..como os pastores malucos que estão sempre prevendo o fim do mundo e depois adiando um pouco mais pra frente...

celsolungaretti disse...

O capitalismo ganhou sobrevida com os mecanismos de crédito, que vão empurrando a crise final para a frente. Mas, aquelas chamadas "crises cíclicas" que antes aconteciam a cada 10 anos já se tornarem praticamente permanentes, só que migrando de país para país. Alguém está sempre na merda.

A irracionalidade do capitalismo provoca cada vez mais danos e é chocante existir ainda tanta penúria quando os avanços no processo produtivo permitiriam criar tanta fartura.

Assim como a bomba do clima, a bomba do clima está em contagem regressiva para explodir. Mais dia, menos dia, teremos uma depressão econômica igual à da década de 1930, e em escala muito maior.

celsolungaretti disse...

Ôps, desculpem a nossa falha, no último parágrafo o certo é "assim como a bomba-relógio do clima, a bomba do sistema capitalista está em contagem regressiva".

Related Posts with Thumbnails