sexta-feira, 11 de março de 2016

DILMA: NÃO DEIXE A MONTANHA PARIR UM TEMER, OU SEU FRACASSO SERÁ TOTAL!

Os ratos da política, assim como os de esgoto, sabem muito bem qual é a hora de procurar comida e quando importa mais garantirem sua sobrevivência. 

Assim, após fartarem-se com o queijo que havia a bordo do Titanic, agora se preparam para abandonar o navio que está afundando a olhos vistos.

É o que se depreende da reaproximação das bancadas de PMDB e PSDB no Senado, selada num jantar que reuniu, na última 4ª feira (09/03), nove caciques dos dois partidos, dentre eles Aécio Neves, José Serra, Renan Calheiros e Tasso Jereissati.

Segundo a imprensa ficou sabendo (e era mais do que previsível), a única discrepância se dá quanto à forma como a presidente Dilma Rousseff será defenestrada: o PSDB prefere a impugnação da chapa pelo Tribunal Superior Eleitoral, que leva à convocação de nova eleição, e o PMDB lucra mais com o impeachment, para que a presidência da República caia no colo do amigo da onça Michel Temer.

Parece que ainda não resolveram esta questão, mas teriam se despedido dispostos a trabalhar juntos para desatar o nó. O principal já está decidido: partilharão o queijo... quer dizer, o poder.

Se Lênin estivesse vivo e Dilma fosse perguntar-lhe o que fazer?, creio que ficaria com as mãos abanando. Não há mais nada a fazer, pelo menos para salvar o mandato dela.

Sei lá se o Vladimir Illitch teria a humildade de informá-la disto ou sairia pela tangente, com um calaboca do tipo "vá perguntar pro Eduard Bernstein (*), já que agora você joga no time dele!".

Como sou um homem generoso, vou dar à presidente uma dica de como ela ainda pode poupar-se de transpor a porta do fundo como cão escorraçado, mas, pelo contrário, sair atirando, não só para deixar uma última marca no bastião inimigo, como também, e principalmente, para prestar um serviço inestimável ao povo brasileiro, comparável ao suicídio e carta com que Vargas evitou que seu governo fosse herdado pelos ratos da época: 

Dilma, convoque a imprensa para um pronunciamento decisivo e comunique ao País e ao mundo que você está disposta a abrir mão do seu mandato para o bem da Nação, desde que o Michel Temer faça o mesmo.

Argumente que a crise política, econômica e moral é tão profunda que os governantes atuais se deslegitimaram e é hora do poder voltar à fonte do qual emana, o povo.

Que o Brasil precisa novamente ser passado a limpo.

Que os brasileiros devem escolher livremente aquele(a) a quem querem delegar a difícil missão de tirá-los do fundo do poço, ao invés de serem obrigados a engolir um político que, por ação ou omissão, é co-responsável por tudo que tem sido feito de errado e desastroso pelo Governo federal desde 2011.

Exorte publicamente o Michel Temer a agir com o mesmo desapego pelo poder e a mesma disposição de colocar os interesses do povo sofrido acima dos cálculos mesquinhos da política e até das frustrações pessoais, por piores que elas sejam. Bote-o numa saia justa: ele merece!

Parafraseando uma afirmação que tanto nos empolgou lá no comecinho da nossa trajetória, a esta altura do campeonato você não tem mais nada a perder, Dilma, e um passado glorioso a honrar.

O último ato de sua presidência deveria ser coerente com a opção que você fez lá atrás, de arriscar a vida para livrar o Brasil dos exploradores e seus serviçais, fardados ou não.

Então, Dilma, não deixe a montanha parir um Temer, ou seu fracasso será total.
.
(*) primeiro grande revisionista da teoria marxista. Segundo Bernstein, a melhora constante das condições de vida dos trabalhadores sob o capitalismo tornaria a revolução desnecessária.

6 comentários:

SF disse...

Celso...

Este povo não tem grau de entedimento para isto que você propôs.

Veja a reação do cara à condução coercitiva.
É de quem deve e teme.

Porque o juiz cometeu um erro.
Ele vacilou. Não deveria coagir sem antes intimar.

Mas qual a reação?
Partir para briga.

O movimento de uma pessoa inocente e com acesso a meios de comunicação seria, respeitosamente, trombetear este erro.

A turma está perdida e não consegue ver o óbvio.
A culpa oblitera o raciocínio.

Seria uma surpresa muito agradável ver a jogada que você propõe posta em prática.
Demonstraria sanidade.

Anônimo disse...

A Dilma renuncia e exorta o Temer a fazer o mesmo. O personagem do Péricles aceita. Novas eleições são marcadas, com o país presidido durante toda o processo eleitoral pelo Sr. Eduardo Cunha. Qualquer candidato suspeito de defender a soberania e os interesses nacionais alvo das famiglias midiosas. Dossiês, delações, depoimentos, invenções tudo vazado durante a campanha contra qualquer um que não agrade ao donos da mídia, ao mercado e aos interesses já denunciados desde os anos 1950. Manchetes histéricas nos portais, nas revistas, nos jornais e na televisão, como agora, alimentadas pelos ralos do MPF, da PF, etc. contra quem não interessa. O candidato ungido, protegido e preservado dos seus malfeitos, com absoluta vantagem devido à cobertura totalmente favorável. Isto é o que desejas... dar o país ao tucanato.

Ao SF:

Qualquer pessoa tem todo o direito de reagir a uma condução coercitiva quando em desacordo com a legislação. Não importa se deve ou não. O abuso, o autoritarismo deve ser denunciado sempre. Respeitosamente o escambau, um juiz é um homem qualquer e a toga não faz dele um ser superior.

Acesso como e a quais meios de comunicação... 15 segundos contra 5 minutos...

Quem está perdido é o Brasil. A depressão econômica de 2015 e 2016 foi basicamente causada pelas crise política. Os responsáveis são os seus insufladores, togados ou não. Os indicadores econômicos de 2014 não mostravam fragilidades suficientes para tamanha redução do PIB. Desconheço países que tenham sofrido tanto apenas por motivos internos, afinal a dívida pública brasileira não entrou em colapso há um ano e meio atrás.

Diga-me o teu candidato e direi o que tu és...

celsolungaretti disse...

Rebola, caia na real.

Se a Dilma fizer o que recomendo, teremos nova eleição e, quem sabe, alguma surpresa. Pelo menos, o vencedor terá legitimidade e, provavelmente, a economia vai dar uma recuperadinha --aliviando o sofrimento de milhões de desempregados. Enquanto isto, teremos um tempo para reconstruir a esquerda, que precisa desesperadamente acordar do pesadelo que foi a degringola do PT.

Se a Dilma não se curvar à evidência dos fatos, o impeachment inevitavelmente acontecerá e quem assume é o Michel Temer, que governará em parceria com os tucanos.

Se o PT conseguir botar fogo no Brasil, como o Lula pretende, isso acaba em nova ditadura.

Realisticamente, estas são as únicas opções existentes.

Como eu disse, a Dilma poderia também se matar, como o Getúlio, mas não a vejo com envergadura para tanto. E a situação econômica está deteriorada a tal ponto que alguma solução terá de ser encontrada nos próximos meses, ou este país explodirá.

O que eu propus para a Dilma é a melhor saída para ela. Mas, sendo ela quem é, suponho que continuará tomando sempre a pior decisão, como vem fazendo desde 01/01/2011.

Anônimo disse...

Celso

Pode até ser a melhor saída para a biografia dela, mas não para o país. Você sabe que eu não sou esquerdista, porém o que estamos vendo é algo que vai muito além da esquerda.

O sucesso do golpe via judiciário colocará em risco todos os brasileiros. Um juiz de primeira instância, alguns procuradores públicos e policiais federais destroem a economia do país, atropelam com anuência das instâncias superiores os direitos e garantias individuais e alcançam sucesso total na empreitada: derrubam o governo e criminalizam o maior partido político... quem irá pará-los depois disso...

Sempre fui contra o direito achado na rua e o ativismo judicial, pois se a lei pode ser interpretada de modo diferente do que está escrito o risco totalitário é grande. Os esquerdistas sempre me chamaram de fascista por causa disto. Alguns com quem converso agora estão vendo que se pode ser encontrado nas ruas nada impede que também aconteça nos gabinetes, e este já se provou mais forte.

Você que não caiu na real, não é uma mera questão política momentânea é muito mais grave. Pense nisto.

SF disse...

Jorge,
Também vejo a conduta do magistrado como uma aberração.

Feriu os princípios constitucionais da legalidade (a condução coercitiva teria que ser precedida da desobediência à intimação), da impessoalidade (demonstrou preconceito "achando" que aquele intimado, e não outro, desobedeceria, tanto que nem intimou) e eficiência (sairia muito mais barato intimar).

Logo a conduta foi típica do arbitrio.

Ao meu ver diz mais sobre o indigitado e seus apoiadores.

Diz que pretendem suprimir o estado de direito e instalar o estado de exceção.

Os caras são da turma do Torquemada, sim, e não me causa espanto eles agirem ao atropelo da Lei patrolando as garantias e direitos individuais.

Mas o que espero de quem jurou defender o Brasil, a República, a Constituição e o povo brasileiro?
De quem já foi o primeiro Magistrado deste país?

Eu esperava que ele apresentasse queixa à Corregedoria do tribunal de justiça.
Que encaminhasse denúncia ao Conselho Nacional de Justiça.
Pedisse a suspeição do juiz devido á conduta incompatível com a nobreza do cargo, pois cometeu claro ato inconstitucional.

E buscasse a proteção da Sereníssima Justiça, já que inocente. Assim como inocentes devem todos (inclusive o juíz) serem presumidos.

É o que espero ver acontecer.

celsolungaretti disse...

Jorge,

insisto: não há golpe nenhum no horizonte, só um surrado recurso de propaganda enganosa. Golpes se dão contra a Constituição, quem pretende a derrubada de Dilma está utilizando os canais constitucionais.

Que os blogueiros chapa-branca tentem impingir esta falácia pela repetição é compreensível: são herdeiros de Goebbels.

Quando uma presidente da República diz um disparate desses, comprova inequivocamente quem não está à altura do cargo.

Não quero entrar na chatérrima discussão jurídica porque sei que o inevitável desenlace independe dela. A degola de Dilma se deverá a estar conduzindo o Brasil a uma depressão econômica e a uma explosão social, sem a mais remota possibilidade de recolocar o País nos trilhos. Algum justificativa legal encontrarão para justificar tal afastamento. O próprio Collor foi inocentado a posteriori, mas já tinha sido chutado. Dilma também será chutada, ponto final.

E, incongruências constitucionais à parte, ela merece mesmo ser defenestrada porque sua reeleição se constituiu no pior caso de estelionato eleitoral cometido em todos os tempos no Brasil. Infelizmente, a ridícula Constituição de 1989 não pune como deveria quem logra o eleitor, prometendo fazer exatamente o contrário do que pretende fazer e não tendo o mínimo pudor de, logo na escolha do ministro da Fazenda, tripudiar na cara dos otários.

Por último, que importam a sua opinião e a minha, se não determinam os rumos dos acontecimentos? É por isto que, cumprindo o meu dever de informar bem o meu público, eu apenas antecipo o que está para vir. Acho ocioso discutirmos se é certo ou errado o que acontecerá, como se isso fosse mudar alguma coisa. Não mudará nada.

Lembra do Poe? "O horror e a fatalidade têm tido livre curso em todos os tempos. Por que então datar esta estória que vou contar?".

É por aí.

Related Posts with Thumbnails