terça-feira, 19 de junho de 2012

LUNGARZO ANALISA A 'CORTINA DE FUMAÇA' DO JORNAL DA DITABRANDA


GUERRILHA: OS 
ASPECTOS "OBSCUROS"

Carlos Lungarzo (*)

As Comissões de Verdade, que deixam vislumbrar a possibilidade de colocar em evidência os crimes da ditadura, têm mobilizado a direita midiática. A parte “mais moderada” dessa direita aplica a Teoria dos dois Demônios, segundo a qual  repressores e guerrilheiros cometeram as mesmas atrocidades. Esta tese é, na maioria dos países, insustentável, por numerosas razões que mencionamos em textos anteriores, mas que, em algum momento, deverá ser tratada em todos seus detalhes. 

Agora é necessário alertar que veículos da mídia “enriquecem” a teoria dos Dois Demônios mostrando que os guerrilheiros não apenas executaram seus inimigos objetivos, mas também mataram membros de seus próprios quadros, acusados de traição. (vide)

Veja também o artigo de Celso Lungaretti aqui. Em especial, há neste trabalho uma referência às motivações de resistentes desesperados pela infiltração, que merece uma reflexão respeitosa. 
O jovem Marx era um humanista

Quero começar deixando claro que a aplicação de qualquer forma (revolucionária ou não) da pena de morte é contrária a ética humanista e naturalista que guiou a esquerda clássica, desde o marxismo juvenil (Manuscritos, Sagrada Família, Ideologia Alemã), até a Nova Esquerda, incluindo a totalidade da esquerda da Europa Ocidental. 

Aplicação de  pena de morte  se refere a execução de inimigos rendidos, cuja morte é puramente punitiva e não supõe a necessidade de defesa imediata. Esta defesa justificou o acionar das guerrilhas da América Central (nem sempre da América do Sul), da Europa ocupada pelo Fascismo e hoje da Primavera Árabe. 

Em seguida, desejo mostrar que três conceitos básicos dos militares (tortura, pena de morte e dano colateral) são, em medida algo diferente, concepções desumanas, que transformam a moral dos grupos de esquerda num simples pragmatismo estratégico e contribui a degradar seus objetivos. 

Finalmente, desejo salientar que o lado obscuro da guerrilha, que não deve ser defendido, não têm nada a ver com os objetivos das Comissões de Verdade, cujo intuito é descobrir, analisar e registrar os crimes de estado e não quaisquer outros crimes que possam ter sido cometidos durante a resistência. Dou como exemplo o caso de outros processos pós resistência, em outros países, que ignoraram este tipo de ações. 

Trazer a tona estes problemas é mais um dos cansativos e redundantes atos de ação da direita. É uma provocação sem fim que visa esvaziar o sentido da investigação. A direita acha que genocidas são humana e eticamente superiores aos resistentes e defendem a tortura e o genocídio, mas nem sempre a situação externa lhes permite enunciar essas macabras teses. Nesses casos, limitam-se a dizer: “São todos iguais”. 

Fetichismo versus objetividade 

Quando, desde a esquerda, se divide as pessoas em boas e ruins, se está carregando com o velho fetichismo maniqueísta da sociedade de classes. A idéia subjacente a este maniqueísmo é que existem pessoas de diversa qualidade, e que algumas merecem viver e outras não. 

Concomitante com isso aparece a crença de que objetos abstratos (transformados agora em fetiches) têm o mesmo valor (ou, às vezes, valor maior) que a vida consciente, que sempre é individual e concreta. 

O fetichismo que dá valor superior a entes misteriosos e intangíveis, como raça, nacionalidade, divindade, honra, etc., é justamente o que mais combateu o marxismo, que se propôs encontrar os componentes objetivos do pensamento social. 

Resultado desse combate foi a primeira construção do estudo social como verdadeira ciência, embora, em alguns casos, David Ricardo tenha antecipado em pequena medida, desde uma perspectiva capitalista, o que Marx e Engels fariam depois de um ponto de vista universal. Esse humanismo universalista existiu no movimento comunista oficial desde os começos, em 1799, até 1920 ou 21, quando Lenin definiu o poder soviético (soviétskaia blast’). 

A noção leninista de poder abre caminho à teoria stalinista de “socialismo num só país”, criticada pela Quarta Internacional. Além disso, o poder destrói a noção de igualdade e, com ela, a de liberdade, pois quem possui poder nunca é igual a quem deve obedecer, e nenhum poder (centralizado ou não) é compatível com a liberdade. 

Mas, a verdadeira esquerda não acaba em 1920, pois passa pela Escola de Frankfurt, o movimento Espartaquista, os marxistas independentes, o anarquismo, o socialismo fora da socialdemocracia, e culmina nas novas esquerdas. 

Teoricamente, a democracia burguesa consiste na supremacia dos direitos das maiorias sobre as minorias. Na prática, sabemos que não é assim, pois as maiorias são guiadas pela propaganda da direita. Mas, mesmo se fosse verdade, seria ainda uma visão estreita da emancipação humana. 
Otto Bauer, pensador austríaco

Na visão da esquerda, a emancipação é muito mais ampla que a ditadura da maioria, que é uma metáfora para indicar o estágio de democracia proletária que tenta eliminar as classes dominantes, porém não tornar-se alternativa delas. [Isto é formulado por Marx e Engels, e fica claro na polêmica de Marx com Otto Bauer sobre a emancipação judia.]

A emancipação deve ser universal: democracia socialista é a igualdade dos direitos de todos, pois as contradições entre maioria e minoria devem desaparecer. Os direitos para todos não significam, como se pretende perversamente desde as tendências neofascistas, a reconciliação com o inimigo. O inimigo existe, mas não permite reconciliação e tampouco deve ser exterminado fisicamente. O inimigo desaparecerá quando a sociedade esvazie sua causa de todo poder, e isso só se consegue com a consciência.

Pode se dizer que isto não aconteceu na prática em nenhum estado. Essa observação é correta. Mas, isso é consequência de que não temos exemplos de nenhum estado socialista atual. Socialista foi a efêmera comuna de Paris, a sociedade russa até 1920, a República de Bayern destruída pelo fascismo, e alguma outra. Hoje, temos apenas exemplos de capitalismos de estado que são simples ditaduras. Isso, no melhor dos casos. No pior, há tiranias sangrentas como a do partido Baath’, que usa o nome “socialista” como rótulo.

Observe-se que, como já era evidente aos movimentos sociais no começo do século 19, as causas da divisão da humanidade em amigos e inimigos estão todas na sociedade de classes e esta, por sua vez, é o produto da associação entre militarismo e teologia. 

A eliminação das forças armadas em pequenos países, como o Panamá e a Costa Rica, mostram que esta utopia pode ser realizada. Entretanto, elas não são modelo de superação do fetichismo, pois ambas sofrem um enorme peso do obscurantismo teológico. Por outro lado, a Suécia é um exemplo de estado quase totalmente secular, mas mantém um exército, mesmo que seja defensivo. O resultado, se houver, só pode acontecer num futuro distante. 

Traição, tortura, dano colateral 

A luta armada de parte da esquerda é um processo civil e assimétrico. Este tipo de luta teve como principal objetivo reestabelecer a democracia como aconteceu em quase toda a América: os movimentos armados do Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai, procuravam derrubar suas próprias ditaduras. 

Na Argentina houve uma mistura muito complexa, pois a luta armada começou com um movimento nacionalista católico e foi absorvendo jovens desiludidos da esquerda tradicional, o que acabou dando ao movimento um estilo diferente. O exemplo típico disso foram os Montoneros e as Forças Armadas Revolucionárias (FAR). Houve, também, um movimento de luta armada autenticamente de esquerda, que surgiu de uma divisão da 4ª Internacional, que sempre foi contrária ao blanquismo. Este foi o Exército Revolucionário do Povo (ERP). 

Por causa disso, o caso da Argentina não tem tanta analogia com os outros da América do Sul, se aproximando mais aos movimentos armados nacionalistas da Europa como IRA ou Brigadas Vermelhas (mas, não aos movimentos como Autonomia Operaia ou Lotta Continua) 

Já os movimentos armados da América Central se propunham, analogamente ao Brasil e ao Chile, derrubar as ditaduras apoiadas pelos americanos com a Operação Charlie. Aqui temos um exemplo de luta armada realmente defensiva, que incluiu grandes massas em sua ação. Não concorda, como às vezes se acredita, com o foquismo e, também diferentemente dos movimentos foquistas, teve sucesso, já que forçou a reunião na Ilha Contadora que permitiu a democracia, pela primeira vez, em várias repúblicas da América Central. 
Pancho Villa e Emiliano Zapata

Vários desses movimentos mantiveram de maneira coerente a luta pela restituição da democracia burguesa, como passo fundamental para uma futura, porém não imediata, instalação do socialismo. Eles são semelhantes aos movimentos antifascistas e têm pouco a ver com o social-nacionalismo dos caudilhos populistas da região. 

Com este marco de referência, voltemos a questão do lado obscuro da guerrilha: a execução de alguns de seus próprios membros por traição. 

Em forma mais o menos explícita, há três conceitos que formam a base da filosofia militar: a traição, que deve ser castigada com a tortura (para que o traidor sofra o máximo possível e revele informação relevante), e a  morte, tanto de traidores como de inimigos. Mas, na ética militar, a morte de civis também é permitida sob o nome de dano colateral: a vida humana, mesmo de inocentes, é apenas um detalhe que não pode atrapalhar o fim último, que é a defesa da pátria, a nação, a fé, a soberania, e coisas do gênero. 

Os grupos autopercebidos como esquerda sempre repudiaram a tortura, e estabeleceram a luta contra ela como um princípio irrenunciável. Entretanto, às vezes se tentou justificar, em alguns movimentos de outros países  a aplicação do que se chamava “pressão revolucionária”, para obter informações que permitissem salvar a vida de colegas presos ou em risco de captura. 

É importante ter em conta que, do ponto de vista de uma ética progressista, a vida consciente tem um valor intrínseco, que não depende de quantas outras vidas estão sendo ameaçadas ao mesmo tempo. A tradição de esquerda recolhe, de maneira correta, um dos valores positivos da tradição judia, segundo a qual destruir uma vida humana equivale a destruir um universo.

Desvirtuamento

Torturar um inimigo para “salvar” vários companheiros significa tomar decisão sobre a dor e a vida de uma pessoa já rendida. O critério de que deve salvar-se a vida de alguns destruindo a de outros conduz a uma brutalização absoluta do sentimento humanitário da esquerda. 

É por este tipo de razões que as “esquerdas” latino-americanas (salvo pequenos grupos) defendem hoje ditaduras, guerras de extermínio e se aliam com movimentos demagógicos claramente capitalistas. 

Em menor medida, a punição dos companheiros traidores com a execução, é um desvio de natureza análoga à “tortura leve” para salvar a vida alheia. Em sua forma original, o conceito de traição é tipicamente um fetiche militarista e teológico. 

Traição significava a desobediência ou rebelião contra alguém superior (um nobre, um comandante, um padre, o rei), e era incompatível com qualquer noção de igualdade. O republicanismo europeu, que era de direita em sua maioria, substituiu estes conceitos monárquicos, por fetiches “laicos”. A traição seria a desobediência ou dano contra entes abstratos: pátria, bandeira, uniformes militares, e assim por diante. 

Isso se evidencia já na mitologia. Judas paga sua traição contra Cristo sendo horrivelmente mordido por Lucifer, e Dante reserva aos traidores o nono círculo do inferno, o mais fundo e doloroso. Na militarizada Inglaterra anterior a Segunda Guerra, a noção de traição impregna a maior parte da literatura. 

Ao adotar o conceito de traição e considera-la punível, alguns movimentos de esquerda aceitaram os fetiches da direita e aproximaram  os movimentos revolucionários aos exércitos regulares. Ou seja, um processo que se propunha emancipar a humanidade, adotava um estilo próprio das instituições mais escravizadoras da história. 

Deve destacar-se, porém, que, no caso do Brasil, estes fuzilamentos de “traidores” foram poucos, como se reconhece na matéria de jornal referida acima. Eles mencionam apenas quatro casos. Além disso, a guerrilha do Brasil não praticou nem mesmo tortura “leve” contra prisioneiros, como aconteceu em algum outro lugar.
  
Civis massacrados em My Lai (1968)
O problema do dano colateral é muito complexo, mas vou usar um exemplo. Para os militares, a vida possui pouco valor; não apenas a de civis, também as de suas próprias tropas, que são mandadas à morte sem nenhuma hesitação. 

Portanto, a morte colateral de pessoas que nada têm a ver com o conflito é perfeitamente natural. Um carrasco militar argentino e um brasileiro, em diferentes épocas, usaram a mesma metáfora para referir-se a este assunto: 

“Quando você tira um câncer, você também elimina células periféricas sadias para evitar a expansão. Isso é dano colateral”. 

Exércitos brutais, como os nazistas, os sul-americanos, ou os do Sudão, da Síria, etc. atacam civis de maneira premeditada. Não há dano colateral. Todo dano é proposital. Exércitos menos brutais não visam alvos civis, mas também não se importam com sua vida. Numa intensidade menor de barbárie estão os que reduzem ao mínimo os danos colaterais, ou seja, evitam o “desperdiço”. 

Ora, um grupo armado que se reconheça de esquerda, jamais pode usar o conceito de dano colateral. Um exemplo é o caso do ERP da Argentina. Em 1972, esse grupo preparou uma tocaia para um militar que comandava um campo de tortura. O objetivo não era a vingança, mas interromper sua carreira de torturador, beneficiando suas vítimas. 

Durante a tocaia, o militar foi morto a tiros, mas uma bala ricocheteu e matou também um civil. O ERP entendeu que um grupo marxista não podia aduzir “dano colateral” e suspendeu todas suas ações armadas, que vinham crescendo. Além disso, publicou comunicados manifestando sua autocrítica. Embora o ERP não dissera de maneira explícita, entendia-se que o risco de tortura de companheiros não justificava a morte de nenhum civil, de alguém alheio à aplicação dessa tortura. 

Desvio de objetivos 

Então, assim como um grupo de esquerda não tortura nem aceita danos colaterais, tampouco deve fuzilar traidores. Entretanto, essa conduta de movimentos de esquerda brasileiros, não é assunto de incumbência das Comissões de Verdade.  

O objetivo dessas comissões é mostrar a verdadeira história dos repressores e individualizar os responsáveis pelo massacre. A conduta dos militantes é coisa do passado e se suas ações fossem ainda puníveis, seus possíveis delitos seriam de natureza bem diferente daquela que a Comissão de Verdade investiga. 

Aliás, embora nenhuma execução seja justificável, pelo menos é preciso tratar todos os casos equivalentes com pesos similares. De acordo com os arquivos dos principais jornais, a mídia comercial não condenou os que lutaram violentamente contra o nazismo e o fascismo, nem os que, desde essa perspectiva, executaram cidadãos pelo fato de ser “traidores”. 

É verdade que na França de Vichy  houve muitas denúncias que diziam que a “execução de traidores” eram simplesmente parte do terror comunista. Entretanto, essas críticas provinham de fontes nazistas, como o círculo do Marechal Pétain, não de jornais supostamente neutros. Os que hoje denúnciam o “lado obscuro da guerrilha” não têm a transparência de esclarecer que eles são defensores daquele terrorismo de estado, e simulam ser neutros. 

Em outros países, nem a direita (salvo a fascista) criticou a execução de colaboracionistas. 

Por exemplo, as forças britânicas justiçaram os colaboracionistas  John Amery  (1945), William Joyce (1946) e Theodore Schurch (1946), quando eles já estavam presos, sem representar perigo para ninguém, e após da conclusão de Guerra, ou seja, quando eles não podiam ajudar mais os nazistas. (Amery foi morto em dezembro de 1945, então, bem depois da rendição da Alemanha). Salvo a mídia abertamente pró-Eixo, não houve críticas ao fuzilamento de colaboracionistas. 

O conhecimento do “lado obscuro da guerrilha” é importante, como qualquer outro dado histórico sobre assuntos relevantes. Mas, sua difusão neste momento não visa apenas satisfazer a sede de conhecimentos dos leitores. 

O que tenta fazer a imprensa que foi subserviente à ditadura é encontrar todos os atalhos possíveis para desmoralizar a investigação dos crimes dos que foram seus benfeitores. 

Estas denúncias visam prover uma CORTINA DE FUMAÇA para confundir o público desinformado.

* professor titular da Universidade Estadual de Campinas

2 comentários:

Tadeu Braga disse...

Excelente a 'aula' de História aceca das lutas revolucionárias do companheiro Carlos Lungarzo. Este texto, como outros assinados por ele e pelo Celso Lungaretti, acerca do reacionarismo da Direita no Brasil, deve ser difundido para muitos brasileiros, ao meu ver. Parabéns. A Luta Revolucionária continua.

Theo Braga disse...

A luta continua, renasceremos.

Related Posts with Thumbnails