segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DONA SOLANGE ESTÁ DE VOLTA, PIOR DO QUE NUNCA

Disse e repito: a propaganda eleitoral gratuíta é uma das piores pragas da democracia brasileira. Leva os eleitores a escolherem candidatos como quem opta entre uma marca e outra de sabão em pó.

Se já não bastasse a falsidade intrínseca das imagens que os marqueteiros impingem dos candidatos e da situação nacional, ainda existe uma burocracia tacanha a exercer a mais grotesca censura que este país presencia desde a ditadura militar.

A última das Donas Solanges (*) do Tribunal Superior Eleitoral foi vetar um vídeo em que a coligação demotucana criticava o apoio de Fernando Collor a Dilma Rousseff.

Ora, trata-se mesmo um  calcanhar de Aquiles  da Dilma e os adversários têm todo direito de jogar-lhe na cara que Collor não é companheiro de jornada aceitável para quem, nos  anos de chumbo, confrontou bravamente os cães de guarda do coronelismo político.

O pior de tudo foi o pretexto ridículo para impedirem que haja, enfim, algum debate político na propaganda gratuita: o de que a lei eleitoral, verdadeiro monstro de Frankenstein, veda "a utilização de gravações externas na veiculação de inserções".

Se a coligação governista reagisse exibindo as truculências da tropa de choque da PM no campus da USP durante o governo de Serra, provavelmente os advogados tucanos também descobririam qualquer pêlo em ovo para requisitarem os préstimos dos neocensores.


Assim, graças aos que criam leis com aberrante viés autoritário e aos que as aplicam obtusamente, estamos assistindo a eleições despolitizadas, desmobilizadoras, deseducadoras e tediosas ao extremo.

São as   eleições Tiririca, que rimam com titica.

* Solange Teixeira Hernandes, diretora do Departamento de Censura Federal no período1980/84, tornou-se símbolo dos censores do regime militar.

Um comentário:

Frau BUP disse...

É isso mesmo Celso, se perdem tempo enchendo nossos ouvidos e paciência falando por horas de uma maldita quebra de sigilo (podem vir quebrar meu digilo bancário pq eu não estou nem aí, quem não deve não teme) pq. não se pode falar de fatos importantes como esses que vc. citou? Estamos vivendo por acaso sob uma ditadura? e o blog que calaram no Sul? aonde vamos parar dessa forma? nossa democracia é jovem e não é esse tipo de censura que vai fortalece-la.

Ah, já assinei a petição! Um grande abraço (Ludmila, Erica ( @amulherqueanda)

Related Posts with Thumbnails