sábado, 24 de outubro de 2009

OS HOMENS UNIDIMENSIONAIS DITOS DE ESQUERDA

(reflexões inspiradas pela reação de leitores do site Vi o Mundo a meu artigo De Lula-lá a Pilatos)

Quando, na década de 1960, Marcuse comunicou o advento do homem unidimensional, deu-nos a impressão de estar apenas exagerando certas tendências dos países desenvolvidos.

Seu retrato impiedoso de um indivíduo em que foi anulada a capacidade crítica e cujas aparentemente livre escolhas são moldadas por forças exteriores parecia-nos apenas outra distopia, na linha do 1984 de George Orwell.

Aí, a partir de 1970, passamos a conviver com aqueles pré-yuppies ensandecidos, a vociferarem “Brasil, ame-o ou deixe-o!”, impermeáveis a qualquer crítica que se fizesse à ditadura militar. Só viam o que queriam ver: a conta bancária no azul, os ganhos na Bovespa, o carango na garagem. Direitos humanos? Ora, isso não enche a barriga de ninguém...

Nós nos consolávamos com o pensamento de que a censura férrea vedava aos cidadãos o conhecimento das mazelas do regime dos generais. Não queríamos acreditar que os eufóricos com o milagre brasileiro eram nossos primeiros homens unidimensionais, avestruzes que enterram a cabeça na areia quando confrontadas com realidades que desmentem suas ilusões.

Pior ainda aconteceria quando os vigaristas neopentecostais começaram a ser desmascarados pela imprensa. As provas de estelionato, curandeirismo, lavagem cerebral e outros crimes se multiplicavam, saltavam aos olhos, até formarem um quadro devastador.

Qualquer ser realmente pensante só poderia concluir que a Igreja Universal do Reino de Deus nada mais era (e é) do que uma arapuca para depenar otários. No entanto, o rebanho de fanáticos fechou os ouvidos, cobriu os olhos e tampou a boca, mantendo-se numa redoma mental até o assunto sair do noticiário. Para eles, tudo não passava de maquinações do Capeta.

O inimaginável seria o fenômeno se reproduzir na esquerda. Mesmo nos piores momentos do século passado, como quando do pacto de Stalin com Hitler, os comunistas se mantiveram disciplinados, mas tinham um mundo de dúvidas na cabeça. Calavam sua insatisfação por acreditarem que a salvação da pátria-mãe do socialismo justificava quaisquer sacrifícios.

Hoje, entretanto, o pesadelo se materializou. Passaram a existir pessoas que acreditam sinceramente ser de esquerda, e com igual sinceridade crêem que se pode possa ser de esquerda caluniando, difamando e injuriando quem quer que contrarie sua posição, mesmo que a partir de outros valores pertencentes ao campo da esquerda.

Na década de 1960, sepáravamos bem uns e outros: aos defensores do capitalismo e do totalitarismo, combatíamos como inimigos, implacavelmente; aos companheiros de outras tendências de esquerda, combatíamos como adversários, respeitando-os e buscando convencê-los, ao invés de tentar esmagá-los sob os rolos compressores do sectarismo.

Tínhamos claro que jamais deveríamos reincidir nas infamias do stalinismo (aquela caricatura grotesca do socialismo!), quando revolucionários exemplares, após uma vida inteira dedicada à causa do proletariado, eram levados a tribunais inquisitoriais sob acusações tão estapafúrdias quanto as de espionagem pró-EUA (ou pró-Alemanha, ou pró-Inglaterra, conforme o vilão do momento) ou complô para envenenar os reservatórios de água...

Parece que a internet adubou as patrulhas ideológicas, o monolitismo do quem-não-é-por-mim-é-contra-mim, o primarismo, a demagogia, a falsificação, a grosseria...

Mas, enquanto tiver vida e forças, continuarei fiel aos valores que norteiam minha atuação: os ideais revolucionários, a defesa dos direitos humanos e o exercício do pensamento crítico.

Como disse Dolores Ibárruri, no desafio que lançou a outra horda, "no pasarán!".

5 comentários:

Adriana Tanese Nogueira disse...

BRAVO CELSO!!

Quanta baixaria meu amigo, é simplesmente impressionante. Trogloditas, eis o que são.

Vivemos tempos complicados, mesmo. Uma coisa é certa: pensar é ainda proibido!

Raciocinar, refletir... "O que é isso companheiro?" pergunta o homínide assustado.

"Tá querendo entregar o ouro ao bandido???" grita o crente apavorado.

Não, deve é seguir o gado, múúúú... todos dançando ao sabor da música que o boiadero lhes envia do alto de sua posição santa.

Não espanta que a revolução tenha
fracassado. 40 anos depois estamos ainda no nível das divergências serem linchadas.

Há também os que ouvem e atordoados pensam: se o "chefe" não está certo, se este não é o caminho... Oh, meu Deus... qual é a solução? Você a tem prontinha, mastigadinha para dar? Não? Não???? Então por que diabo está criticando o Sr. Chefe??? Cale a boca e siga o rebanho, ué!

Sabe o que é isso? É uma enorme falta de confiança nas próprias capacidades de raciocínio e de transformação, unidas, claro, à letargia mental que a cultura de massa impõe a seus adpetos.

Há uma radical falta de habilidades reflexivas. Porque somente quem acredita em si mesmo está disposto a inventar o caminho, a subvertir a ordem em busca de uma melhor.

Somente quem acredita em si mesmo pode se dar o luxo de fazer diferente, arregaçar as mangas e criar aquilo no qual acredita.

Mas assistimos a um monstruoso bluff. Por detrás da detração e das respostas desqualificantes, há o banal comodismo e oportunismo. Por trás dele, grassa a passividade dos que se sentem impotentes e incompetentes e quemascaram isso com ares de superioridade, como se estivessem resolvidos e satisfeitos.

PENSA ALTO E FORTE!
PORQUE TROCAR IDEAIS POR "REALISMO POLÍTICO" É OBTUSA SACANAGEM VENDIDA COMO NECESSÁRIA PARA COBRIR A PROSTITUIÇÃO POLÍTICA, A COVARDIA E A INCOMPETÊNCIA ADMINSITRATIVA.

Um abração, Celso!

Adriana

ALMO disse...

Considero suas colocações um tanto quanto arrogantes por desrespeitarem o direito de outras pessoas pensarem de forma contrária a sua e de manifestarem sua fé e seus bolsos de forma livre. Ou seja. Se não concordamos consigo somos piores que você ??? SOMOS STALINISTAS, EVANGÉLICOS OTÁRIOS, HOMENS MASSA ?? QUALÉ CIDADÃO ??? Antes chamavam de ROSAS, os não comunistas que apoiavam os vermelhos pela omissão. Não me interesso em te chamar de nada mas você combina perfeitamente com a cor azul calcinha, pois endossa, sem ter esta intenção, o discurso entreguista dos Tucanos e Demos...Tem tanto lixo a favor da gente quanto contra, mas o lixo que nos apóia só sairá de Brasilia por meio do voto...SAI PRA LÁ COM ESSE PAPINHO DE PENSAMENTO CRÍTICO..NÃO SOMOS TÃO IDIOTAS ASSIME ESTAMOS SIM NUM MOMENTO 8 OU 80...SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER..

ALMO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
celsolungaretti disse...

O tal Almo mandou duas vezes a mesma mensagem, daí eu ter deletado a segunda, depois de aprová-la inadvertidamente.

Quanto ao discurso que confunde oposição de esquerda com partidos de direita, é a velha prática stalinista, que tanto dano causou ao movimento comunista internacional.

O discurso oportunista de quem não tem mais valores positivos a oferecer é sempre esse: se cairmos, virão os tucanos, os demos, quiçá o próprio "demo"... Mera chantagem.

Eu só defendo revoluções. E não há nenhuma no poder.

Quem detém firmemente o poder é o grande capital, os bancos, o agronegócio. Os vilãos de sempre.

Não vejo razão nenhuma para me incomodar com a escolha de quem gerenciará os interesses burgueses em nome da burguesia.

Ponto final.

Adriana Tanese Nogueira disse...

Almo, leia a sua mensagem. Ela não materializa as mesmas acusações que você faz ao texto do Celso? Não é arrogante, agressiva e discriminatória contra quem não pensa como você?

Related Posts with Thumbnails