sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CHEGA DE PATINARMOS SEM SAIR DO LUGAR!

A Folha de São Paulo informa que "Tarso volta a questionar AGU e cobra punição a torturador", mas o "advogado geral da União, José Antonio Dias Toffoli diz não ter motivo para rever parecer".

Significativo mesmo é o cala-a-boca ordenado aos fiéis vassalos do rei: "O Palácio do Planalto determinou a seus subordinados que não alimentem publicamente a polêmica".

De acordo com o jornal, o presidente procede como tem sempre procedido nas crises entre defensores dos direitos humanos e os que advogam a impunidade eterna dos carrascos: "Lula, segundo a Folha apurou, quer evitar que a polêmica se prolongue e exponha, mais uma vez, o governo em relação ao tema. Em agosto, Tarso e Vanucchi defenderam a punição de torturadores, abrindo uma crise com as Forças Armadas que se estendeu durante semanas e só foi abafada depois da intervenção do presidente".

Daquela vez, a "intervenção do presidente" veio ao encontro da posição das Forças Armadas. Estamos assistindo apenas à reprise de um filme medíocre e que acabou mal: o mocinho morreu no fim.

E não se trata só da habitual paúra de quem nunca teve grandeza para envergar uma faixa presidencial, como se depreende deste outro trecho da matéria: "Antes de finalizar o parecer, a AGU buscou a opinião de diferentes ministros. Venceu a corrente que prefere evitar confrontos com o Ministério da Defesa, de Nelson Jobim, e as Forças Armadas".

Vai daí que "setores insatisfeitos com o parecer da AGU pressionam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que interceda em favor de uma mudança no texto", mas estão perdendo tempo, porque "não há, por ora, nenhuma movimentação na Presidência para essa revisão".

O ministro Tarso Genro (Justiça) e o secretário de Direitos Humanos Paulo Vannuchi esperneiam para tentar conseguir uma saída honrosa, mas a única que lhes resta é a porta da rua.

E todos aqueles que buscam uma condenação inequívoca da ditadura de 1964/85 e dos culpados pelas atrocidades então cometidas, melhor farão se travarem a luta, a partir de agora, junto à sociedade. A fase dos gabinetes palacianos está esgotada.

A anistia que os carrascos concederam a si próprios em 1979 é o grande obstáculo para que se faça justiça plena. Há que se levantar a bandeira da revogação dessa lei e substituição por outra, gerada em liberdade e coerente com os valores civilizados.

Chega de patinarmos sem sair do lugar!

P.S.: ver também "PARECER BRILHANTE USTRA" REVELOU A VERDADEIRA FACE DO GOVERNO LULA, no blog O Rebate ( http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/2008/10/parecer-brilhante-ustra-revelou.html )

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails