quarta-feira, 7 de março de 2018

PRISÃO DO LULA À VISTA: ERA A CAÇAPA MAIS CANTADA DA NOSSA CENA POLÍTICA!

Já lá se vai quase um ano e meio que eu alertei: "Se não ficar esperto rapidinho, o Lula acabará em cana".

Os çabios do PT não deram a mínima, como sempre. O resultado aí está: é quase certo que a derrota no Superior Tribunal de Justiça, por 5x0, tenha decidido o campeonato, com tudo levando a crer que Lula esteja prestes a ser rebaixado para a Série C ("c" de cana e também de cativeiro). 

Ficou ainda mais difícil para o Supremo lançar-lhe uma boia, pois isto implicaria desprestigiar uma decisão unânime e contundente do Superior. Aí seria o STJ o rebaixado.
Que ninguém se queixe de mim, pois fui um dos poucos a apresentar (no meu artigo de 21/09/2016) um quadro realista da situação, com muito tempo hábil para alguma mudança de rumo.

Já naquele tempo eu lamentava que marchássemos para tal desfecho e até tentei, com minha advertência, alterar o rumo dos acontecimentos. 

Mas, como dizia o título de um velho drama com o Humphrey Bogart, do destino ninguém foge. Releiam os principais trechos do meu artigo de 2016 e constatem:

"Colocado na berlinda, Lula está repetindo o grande erro de Dilma Rousseff e, se não, ficar esperto rapidinho, perderá não apenas mordomias palacianas, mas algo muito mais precioso: a liberdade.

Dilma, que quando era Wanda sabia muito bem o quanto a razão de Estado achata a democracia burguesa nos momentos de crise, pareceu ter desaprendido e teimou em travar a batalha do impeachment no terreno meramente jurídico, tentando provar que pedaladas fiscais não constituíam crime de responsabilidade.

Ora, o xis da questão eram a economia em recessão aguda e marchando para a depressão, eram os quase 12 milhões de desempregados, era a iminência dos distúrbios sociais que inevitavelmente ocorreriam se o governo continuasse em parafuso durante alguns meses mais, com reais chances de darem ensejo a um golpe de verdade e a uma nova ditadura sanguinária.

Então, ao invés de ficar repetindo sem parar a lengalenga do "estão condenando uma mulher inocente!", deveria é ter buscado um acordo com os inimigos, pelo qual lhes entregasse o comando da economia e das grandes decisões, mas permanecesse até o fim do seu mandato como presidente figurativa. Seria menos traumático para todos.  

Agora é a vez do Lula, que também teima em travar a batalha no terreno que mais convém ao inimigo.
Ele desperdiça tempo e esforços com besteirinhas do tipo "as provas são insuficientes", mas não é isto que conta para a grande maioria dos brasileiros, e sim o fato de que as maracutaias brotaram como cogumelos durante os governos petistas, o que as investigações provaram e a imprensa adversa incumbiu-se de martelar dia e noite na cabeça dos seus públicos.

Dilma caiu porque estava conduzindo o País ao caos econômico. Lula acabará preso porque, independentemente de ter ou não recebido uma parte do butim, fossem o que fossem o sítio e o triplex, o povo está convencido de que a roubalheira grassava solta e desmedida ao seu redor. É crível que um sujeito astuto como ele a ignorasse por completo?

...não serão as filigranas jurídicas que vão salvar Lula. Sua única chance (...)  é mirar-se no exemplo de 1945 de Getúlio Vargas, entrando em acordo com o inimigo para preservar-se pessoalmente e evitar o pior.
Getúlio Vargas trocou a prisão pelo auto-exílio

...Se Lula concordar em pendurar as chuteiras, os políticos profissionais poderão finalmente fazer aquilo com que sonham há muito tempo [esvaziarem a Operação Lava-Jato]... 

Se, pelo contrário, Lula insistir em travar até o mais amargo fim uma batalha de antemão perdida, a Operação Lava-Jato prosseguirá vitimando situacionistas e oposicionistas por mais alguns meses, mas ele acabará, já septuagenário, vendo o sol nascer quadrado. Compensa?

Por motivos até sentimentais (nenhum revolucionário deixa de ser, à sua maneira, um romântico), eu detestaria que ele terminasse a vida tão mal; ainda por cima, sendo tripudiado pelas vejas da vida. 

Mas, a decisão é dele. Só posso mostrar-lhe o caminho das pedras, torcendo para que lhe caia logo a ficha de que a cana é dura e o tempo das bravatas ficou pra trás"

Um comentário:

Valmir disse...

acho que tem toda a razão o argumento da esquerda petista que se trata de retaliação politica a condenação de Lula...e tbm é perfeitamente verdadeiro o argumento que ele é culpado de tudo que foi acusado e mais um bocado de coisa: principalmente em sua ilusão de que o glamour internacional ia deixa-lo fora do alcance do ressentimento e da mesquinhez da classe media que nunca iria aceitar pobre em avião e empregada domestica na mesma faculdade dos filhos. Sem chance;
agora..nada a lamentar pelo que lhe aconteça...não mesmo
só espero pra ver a bravura e disposição de combate da esquerda quando ele for pra cadeia..do mesmo modo como combateu bravamente quando impicharam sua presidente doida.
vai ser um banho de sangue sqn...e a esquerda mais uma vai realizar sua mais radical vocação: o culto ao fracasso e o gosto pelo lamento na latumia dos eternos derrotados.

Related Posts with Thumbnails