terça-feira, 15 de outubro de 2024

A VENEZUELA ERROU: NEM O LULA JÁ ERA, NEM ACABA DE VIRAR, UM AGENTE DA CIA. AS APARÊNCIAS ENGANAM.

"
Essa esquerda da América Latina, cooptada pela CIA, tem dois porta-vozes. Quem é o porta-voz que os EUA colocam para dizer as coisas mais bárbaras contra o nosso país através da esquerda? O senhor Boric, seguido por Lula."

A acusação aos presidentes do Chile e do Brasil foi feita pelo procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, em entrevista ao Globovisión. E o besteirol não parou por aí:
"Lula foi cooptado na prisão. Essa é a minha teoria. Ele não é mais o mesmo que fundou o PT, que fundou o movimento dos trabalhadores no Brasil.
Lula que foi preso por corrupção, que depois apareceu reabilitado como se não tivesse feito nada, ganhou a presidência, mas ganhou, senhor Lula, que tanto se mete em assuntos eleitorais na Venezuela, porque um Tribunal Eleitoral determinou sua vitória. 

Lula não é mais o mesmo que deixou a prisão, por tudo que acusa agora. Não é o mesmo em nada, nem pelo seu físico, nem pelo que expressa".
Eu, que nunca vi o Lula como um homem de esquerda, mas apenas como um reformista tentando minorar os danos do capitalismo sem dar um fim à exploração do homem pelo homem, vou defendê-lo desta vez.

Ele guinou mais ainda à direita no Lula 3, contudo é de uma coerência extrema com relação à esquerda: desde a época do sindicalismo no ABC a combate com unhas e dentes,

Maduro orientando outro podre, o procurador Saab.
F
oi, assim, o grande responsável pela vergonhosa caça às bruxas desencadeada pelo PT já nos anos 80, fase na qual o segmento dominante expeliu o máximo de tendências de esquerda que pôde. 

As que sobreviveram à primeira década foram espirrando nas seguintes.

Das dezenas que existiam, cito algumas: Ação Popular, Ala Vermelha do PCdoB, Força Socialista,   Convergência Socialista,  Organização Socialista Internacionalista, Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, Movimento pela Emancipação do Proletariado e Partido Revolucionário Comunista. 

Enquanto isto, as portas do partido eram escancaradas para os meros carreiristas, que só o inflaram e tornaram flácido, mas tinham a vantagem de contribuir alegremente para a desideologização do PT.

Já lembrei tudo isso noutros artigos, como este. Mas, é importante as novas gerações serem informadas de que nunca existiu um Lula de esquerda, mas tão somente um camaleão que utilizava retórica rebelde para atingir objetivos que não o eram nem um pouco.

Os arroubos demagógicos do Lula na política externa sempre serviram como uma espécie de álibi para o conservadorismo adotado nos assuntos internos. Mas o prazo de validade desses engana-trouxas de figurino populista expirou e o terceiro mandato presidencial do Lula está sendo a gota que faz o copo transbordar. 

A direita, que está ganhando por goleada o pleito atual e é desde já a franca favorita para a eleição presidencial de 2026, agradece. (por Celso Lungaretti)

3 comentários:

Fausto Neves disse...

https://www.ihu.unisinos.br/categorias/644762-a-esquerda-nao-tem-nada-a-dizer-a-periferia-diz-vladimir-safatle

Fausto Neves disse...

A esquerda não tem nada a dizer à periferia', diz Vladimir Safatle
https://www.youtube.com/watch?v=_F9Ae7-1nDk

Anônimo disse...

A Relação entre Neoliberalismo e
Neofascismo no Brasil Contemporâneo
https://www.ufpe.br/documents/39874/0/Disserta%C3%A7%C3%A3o++Caroline+Santos.pdf/93850a79-5ebc-46f3-8967-5aa04c20bf3a

Related Posts with Thumbnails