sexta-feira, 24 de maio de 2024

LULA E HADDAD SEGUEM NO ATAQUE À EDUCAÇÃO FEDERAL

 

"A greve continua, Lula, a culpa é sua!", com esse grito a assembleia do Colégio Pedro II aprovou nesta sexta, dia 24/05, a continuidade da greve. Já são mais de 40 dias de greve total ou parcial na rede federal de ensino sem que o governo Lula se digne a oferecer algo de relevante à categoria dos docentes e técnicos. 

Pior, a última proposta de Lula foi insistir no reajuste zero para a categoria no ano de 2024 e propor algo tão rebaixado para os próximos anos que sequer cobre a inflação futura de forma adequada. No caso dos técnicos, a categoria que ganha o pior salário do serviço público federal, a oferta é ainda mais rebaixada, pois o plano de Lula, Haddad e Tebet é caminhar para a terceirização desse segmento. 

Quando o tema é a recomposição do orçamento para a educação, o debate fica quase nulo. O governo que se diz em favor da educação e que diz querer abrir 100 novos Institutos Federais Brasil afora não propõe qualquer tipo de recomposição orçamentária para recuperar os cortes acumulados nos últimos dez anos, desde o governo Dilma 2. Hoje existem instituições ao redor do país em estado de calamidade, com paredes caindo, tetos desmoronando e sob risco de incêndio. Na última semana, tivemos, por exemplo, notícias de que um ventilador caiu na cabeça de um aluno, que uma professora foi engolida por um buraco em sala de aula e que aulas foram suspensas por falta de água, tudo isso na UFRJ, a maior e mais tradicional universidade do Brasil. 

Mas, Lula e Haddad seguem intransigentes. Querem esmagar a greve da educação a todo custo, a ponto de terem colocado um ultimato para os servidores: não haverá mais negociações e dia 27 assinará o acordo com quem lá estiver para assinar. Na prática, Lula espera que compareça para assinatura o Proifes, pseudo sindicato criado pelo próprio governo em 2008 para minar as organizações independentes e que possui por tradição a falta de democracia interna. Tal sindicato chapa branca representa menos de 5% da categoria dos servidores da educação, não possui carta sindical, mas se arroga o direito de falar pelo conjunto dos trabalhadores. 

Contudo, já demos o alerta, se Lula esmagar a greve da educação, será um tiro no peito de seu próprio governo, pois estará alienando um grupo que foi absolutamente fundamental para sua eleição, enquanto reforça categorias radicalmente bolsonaristas, como é o caso da PRF e dos Policiais Penais, que receberam reajustes que beiram os 60%. Quem é que fortalece mesmo a extrema direita? Não é fortalecer o fascismo despejar dinheiro nos apoiadores de Bolsonaro, enquanto as categorias tradicionalmente à esquerda são dilaceradas? 

Por trás de tudo estão os compromissos de Lula com o grande capital, sua dívida no pacto celebrado para tirá-lo da prisão e levá-lo de volta à presidência. Ele deve ao capital, sobretudo o financeiro, sua liberdade e seu poder, e fará de tudo para pagar a dívida, mesmo sob o risco de se autodestruir. No fim, o deus lula tem pés de barro e, tal como todo deus, não passa de uma mistificação tão vazia quanto uma bolha de sabão. (por David Coelho) 

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi David e Celso. Tudo bom por aí?:
Uma dúvida, procede a frase do John Lydon do The Sex Pistols?:
"Eu nunca achei que viveria para ver o dia em que a direita
se tornaria os caras legais que mandam o dedo do meio para o sistema,
enquanto a direita se tornou os chorões hipócritas que andam por aí
perseguindo todo mundo." - John Lydon The Sex Pistols
Forte abraço do Hebert.

celsolungaretti disse...

Tudo bem, Hebert? O Lydon falou bobagem, a direita nada tem de boazinha, principalmente a extrema-direita atual, herdeira do nazifascismo.

Eu diria que a ultradireita é o mr. Hyde do capitalismo e a esquerda institucional, o dr. Jekyll do capitalismo. O que precisamos fazer é acabar com o capitalismo.

Túlio disse...

Olá, David
É exatamente disso que se trata: "Ele deve ao capital, sobretudo o financeiro, sua liberdade e seu poder, e fará de tudo para pagar a dívida, mesmo sob o risco de se autodestruir."
Mas o maior temor dele era o de que os filhos também estavam sob ameaça de prisão.
E, então, ele só precisava ir mais fundo naquilo que é seu maior talento : trair a classe trabalhadora e a revolução...
P.S.: E o cinismo do lulopetismo é o mesmo da direita. Vejam que o Haddad, em audiência na Câmara, acusou o governo do bozo palhaço assassino de cobrar imposto de renda de quem ganhava dois salários mínimos. Ora, dois s.m. (2.824,00) hoje se aproximam de 3 mil reais. E quem ganhava 3 mil em 2010 (Lula 2) pagava IR da mesma forma em que hoje (Lula 3) também paga.

Related Posts with Thumbnails