O empreendedor que desenvolve um novo mercado e sua experiente gestora de corpo-de-obra |
Obrigado até então a limitar-se a trabalhos mais convencionais, Altman pôde dar vazão à sua visão crítica e sarcástica do Tio Sam e do american way of life quando a melhor juventude dos EUA se insurgiu contra a Guerra do Vietnã e o establishment como um todo.
Sua sátira devastadora à intervenção estadunidense no Vietnã, mesmo que fingindo referir-se à Guerra da Coréia, foi o chamado filme certo na hora certa, granjeando-lhe prestígio mundial.
O novo status lhe garantiu um bom período de liberdade para fazer as obras autorais que sempre quis realizar, com destaque para Voar é com os pássaros (1970), O perigoso adeus (1973), Nashville (1975), Cerimônia de casamento (1978), Quinteto (1979) e Popeye (1980).
Onde os homens são homens, título brasileiro que dá uma ideia totalmente inadequada de McCabe & Mrs. Miller, mostra Warren Beatty como um jogador que não chegou aonde queria com o baralho e decide fazer outro tipo de aposta, tornando-se empreendedor.
Como não muitos dos seus congêneres atuais, ele se mostra hábil em identificar oportunidades de negócio, desenvolver ideias inovadoras e criar um novo empreendimento: vai montar um bordel mais sofisticado numa cidadezinha com clientes endinheirados, mas mal servidos desse item de consumo.
Como não saberia lidar com as funcionárias, ele de pronto aceita a oferta de sociedade de uma especialista no gerenciamento desse corpo-de-obra (Julie Christie), acabando por manter um quase-romance com ela, o que não a impede de cobrar dele também os serviços especializados que igualmente lhe presta.
...que obrigam o empresário a improvisar. |
Então, McCabe cai na besteira de ir numa cidade grande consultar-se com um advogado pomposo, que, seguindo à risca a cartilha liberal, o aconselha a resistir, pois tem a lei a seu lado.
Na volta, descobre que os poderosos se lixam para a lei e, quando não conseguem o que querem graças às suas vantagens competitivas, tratam de eliminar a concorrência (inclusive fisicamente).
Ele se vê, assim, obrigado a defender a liberdade de empreender com armas, contra três pistoleiros que são bons conhecedores do ofício.
E ninguém dá a mínima importância para seu duelo solitário na cidade gelada, exceto Mrs. Miller, a sua sócia, que, entristecida, droga-se enquanto ele está lutando não só pela sobrevivência no mundo dos negócios, como também pela vida.
Ironias à parte, é um belíssimo faroeste outonal, com sua melancolia realçada por uma magistral trilha sonora de Leonard Cohen. (por Celso Lungaretti)
As legendas são em espanhol, opção que restou, pois o filme é raro.
Também legendada em espanhol, The stranger song (a canção dos títulos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário