quinta-feira, 5 de outubro de 2023

EXECUÇÕES NO RIO: PRESTAMOS SOLIDARIEDADE A SÂMIA E GLAUBER E EXIGIMOS RÁPIDA APURAÇÃO DO CRIME!

 


A
té agora a única certeza que podemos tirar da morte dos três médicos na madrugada desta quinta-feira, 05/10, em um quiosque da Barra da Tijuca no Rio é que se trata de uma execução. Não houve anúncio de assalto e o ataque foi direcionado aos alvos com grande precisão. Fora isso, fica em suspenso saber os motivos e fins da bárbara ação, chocante mesmo para os padrões desumanos do Rio de Janeiro. 

Mas seria muita coincidência a presença do irmão da deputada federal Sâmia Bomfim, casada com o também deputado federal Gluber Braga, que é deputado pelo próprio estado do Rio de Janeiro. Chama a atenção de fato de os mortos serem simples médicos participantes de um congresso internacional e, portanto, aparentemente sem qualquer justificativa para esse tipo de execução sumária. 

Fato é que o Rio de Janeiro, sobretudo, é conhecido por crimes políticos, sendo o mais lembrado a morte de Marielle Franco, mas não se restringindo a ele. Apenas esse ano, já foram cerca de três execuções de políticos cariocas, e familiares não raro também são alvos. Para o crime ter por detrás disputas políticas envolvendo a família não de Sâmia, mas de Glauber - a mãe dele já foi prefeita de Nova Friburgo, cidade próxima ao Rio e ele próprio possui forte atuação no Estado - não seria  algo despropositado. 

A ação de milícias e a falta de apuração dos crimes políticos já cometidos ampliam e aprofundam ações desse tipo. Há pouco tempo foi descoberto plano de milicianos para se infiltrarem no Judiciário e no Ministério Público do Rio de Janeiro. Legislativo e Executivo já são largamente dominados. E não podemos esquecer que a grande briga de Bolsonaro com Moro foi porque o ex-juiz não queria permitir a troca do comando da Polícia Federal do Rio por um apaniguado do ex-presidente fujão

O apodrecido capitalismo brasileiro gera cada vez mais espaço para ação de toda sorte de criminosos que ocupam o espaço vago pelo poder regular. Ao mesmo tempo, tais agrupamentos criminais se articulam à burguesia tradicional para explorar setores econômicos vitais, a exemplo dos garimpeiros e madeireiros na Amazônia. Tudo indica que a barbárie se intensificará ao longo do tempo enquanto não for retomado o caminho da revolução. 

Por enquanto, devemos aguardar o andamento das investigações. Contudo, deixamos aqui nossa solidariedade e apoio à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e aos familiares e amigos de todas as vítimas desse horrendo atentado. Que dessa vez a justiça possa ser feita de forma célere! (por David Emanuel Coelho) 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails