quarta-feira, 18 de outubro de 2023

BYE BYE BRASIL. ATÉ NO FUTEBOL!

O
Brasil está se acabando aos poucos. 

Depois de passarmos, nos últimos quatro anos, pelo mais exacerbado retrocesso civilizatório de nossa história, constatamos dia após dia que a falta de um bem maior como alternativa nos levou a engolir um mal menor que nem de longe tem as respostas para evitar novos surtos de barbárie. 

Pelo contrário, o portador da faixa presidencial vê a realidade atual com a nuca, acreditando que a retomada de políticas que caducaram há pelos menos meio século vá resolver alguma coisa. 

Enquanto isto, com  seu governo submetido a um Congresso acima de tudo voltado para a satisfação do apetite pantagruélico da maior parte de seus integrantes por poder, riqueza e privilégios, Lula não passa de um pobre fantoche fingindo canhestramente ser ele quem manda. 

O centrão nem se preocupa mais em salvar as aparências. Então, os poucos brasileiros perspicazes já percebem claramente que é com esse bloco imantado por interesses vis que o poder econômico conta para impor o cumprimento de suas determinações.

Tudo está tão desalentador que o primeiro filme no qual pensamos, ao indagar-nos sobre qual película refletiria melhor o que este gigante eternamente adormecido se tornou, não pode ser outro: Bye bye Brasil (d. Cacá Diegues, 1979)

É sobre os mambembes que entretinham o povo dos grotões antes da imposição avassaladora dos padrões (ou seria melhor dizer grilhões?) televisivos.

De quebra, a Caravana Rolidai percorre a Transamazônica, de tão triste memória pela proximidade com uma das maiores tragédias brasileiras. "Quando eu me banho no meu Araguaia/ e bebo da sua água sangre fria, / bichos caçados na noite e no dia/ bebem e se banham, eles são comigo", cantou o cearense Ednardo.

Destaque para José Wilker num de seus melhores papéis. Foi um ator vitimado pelo toque de sadim de uma TV globalmente nociva: desperdiçou seu talento em telenovelas e em produções cinematográficas com estética de telenovelas, acabando por não deixar nenhuma verdadeira obra-prima para trás.

Enfim, sua atuação como Lorde Cigano é uma das que guardo com carinho em minhas lembranças de cinéfilo. Espero que ocorra o mesmo com vocês.

Por último, não vejam em mim nenhuma intenção de aludir à atuação do escrete brasileiro contra o Uruguai. A escolha do filme para ver no blog de hoje foi mera coincidência (rs). 

Agora falando sério, o futebol é mais um afeto que se encerra no fim de feira pelo qual o Brasil está passando há dez anos. 

Ou seja, desde que a esquerda institucional fez sua definitiva opção contra-revolucionária nas jornadas de 2013. (por Celso Lungaretti) 

Um comentário:

Anônimo disse...

---Poluída, violenta e em chamas: a verdadeira floresta tropical brasileira – em fotos
https://www-theguardian-com.translate.goog/artanddesign/gallery/2023/oct/19/polluted-violent-and-ablaze-the-real-brazilian-rainforest-in-pictures?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt


----Subestimações do metano proveniente de animais criados de forma intensiva podem prejudicar os objetivos de desenvolvimento sustentável
https://iopscience-iop-org.translate.goog/article/10.1088/1748-9326/ac02ef?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt

-----Conferência Global da FAO sobre Transformação Sustentável da Pecuária
https://www-fao-org.translate.goog/events/detail/fao-global-conference-on-sustainable-livestock-transformation/en?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt

Related Posts with Thumbnails