LULA TEM 'POVO NA RUA' E RECONHECIMENTO
INSTITUCIONAL E INTERNACIONAL; FALTA BOLSONARO
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fechou o cerco, com muitas, rápidas e expressivas manifestações internacionais, o reconhecimento da sua vitória pelos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo e, o que não poderia faltar, apoio popular, nas ruas.
A primeira providência após o anúncio do resultado, portanto, foi reforçar algo indispensável: condições de governabilidade.
Dos apoios institucionais, o primeiro e mais relevante foi de Arthur Lira, legítimo líder do PP e do centrão, que foi eleito para a presidência da Câmara com o decisivo apoio do ainda presidente Jair Bolsonaro e defendeu já no domingo (30) o respeito à vontade da maioria e que é hora de desarmar espíritos, estender a mão aos adversários, construir pontes.
O centrão vai fechando a última página do governo Bolsonaro e abrindo a primeira do futuro governo Lula, confirmando a máxima, adaptada, de que hay gobierno, soy a favor.
Diplomatas, inclusive da ativa, comemoram a volta à normalidade e a reinclusão do Brasil no mundo, com a avalanche de manifestações de reconhecimento e apoio a Lula.
Joe Biden, dos EUA, soltou nota menos de uma hora depois da eleição e ligou para Lula menos de 24 horas depois, para propor parcerias em ambiente, combate à pobreza, segurança alimentar e, claro, democracia.
Também se manifestaram líderes de França, Alemanha, Espanha, Itália, Portugal, de Cuba, à esquerda; e da Turquia, à direita. E na 2ª feira (31) Lula já se reunia com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, bom exemplo do apoio no continente.
Um a um, líderes políticos, religiosos, empresariais e a própria Febraban vão reconhecendo a vitória de Lula e cumprimentando o presidente eleito, mas faltava o principal, pelo menos até a noite desta 2ª feira: Jair Bolsonaro.
Essa lacuna não é apenas constrangedora e se torna mais um ato mal-educado e fora das regras produzido pelo presidente, que, além de tudo, é um mau perdedor. (por Eliane Cantanhêde)
"Dá chupeta, dá chupeta, dá chupeta pro bebê não chorar"
Nenhum comentário:
Postar um comentário