rui martins
O ÚLTIMO DISCURSO DE BOLSONARO NA ONU
A melhor definição do que foi provavelmente o último discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU foi a de Dora Kramer: Ele vendeu um país irreal!.
Coincidindo com as últimas sondagens, pelas quais sua derrota poderá ocorrer no 1º turno, o discurso de 20 minutos, feito nas quatro linhas protocolares da diplomacia, embora eivado de mentiras, mostrou um Bolsonaro sem as costumeiras agressões.
Mas foi um discurso de campanha eleitoral, aproveitando a presença na ONU e a retransmissão no Brasil pelas rádios e tevês.
Um discurso sobre um país que não existe, onde o presidente não deixou morrer milhares de pessoas pela demora em desenvolver um amplo programa de imunização e vacinas.
Um país imaginário no qual se produzem muitos cereais para serem exportados, embora (e isso Bolsonaro não disse) cerca de 30 milhões de pessoas passem fome.
Um país onde a economia sustentável está em expansão e onde a vegetação da Amazônia é preservada, apesar do desmatamento e do número recorde de florestas incendiadas.
Tudo é otimismo no Brasil de Bolsonaro, ninguém se lembra da corrupção no Ministério da Educação, no abandono da cultura, no incentivo à posse de armas; ninguém fala na rachadinha e nem nas casas compradas pela família Bolsonaro com dinheiro vivo de origem duvidosa. (por Rui Martins)
2 comentários:
Bolsonaro tenta tática de susto vermelho na eleição do Brasil levantando espectro da Nicarágua
https://www-theguardian-com.translate.goog/world/2022/sep/21/bolsonaro-nicaragua-lula-brazil-election?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt
Bolsonaro pede negociações para acabar com guerra na Ucrânia
https://apnews-com.translate.goog/article/united-nations-general-assembly-russia-ukraine-jair-bolsonaro-biden-95adcfbef134bba4ec73d775cb57bee5?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt
Postar um comentário