quinta-feira, 1 de setembro de 2022

A INFORMALIDADE DÁ FÔLEGO PARA A SOCIEDADE DO CAPITAL SOBREVIVER/2

dalton rosado
Série AS DETURPAÇÕES CONCEITUAIS E SEMÂNTICAS / parte d
A
firma-se, ao invés de se perguntar: este critério de sociabilidade induz ao desvirtuamentos das virtudes humanas, posto que é escravizador, ganancioso, individualista, ilusório, arriscado, egoísta, vicioso, impotente, contraditório, defeituoso, neurotizante, etc. 

São adjetivos que se podem traduzir como fetiches negativos sob o manto da falsa liberdade de escolha de um modo de sociabilidade destrutivo e autodestrutivo de sua própria forma.
MERITOCRACIA E COMPETITIVIDADE – sob o capital todos são adversários de todos. Isto conspira contra a característica original dos seres humanos que, graças à solidariedade de grupos gregários, conseguiram sobressair-se dentre os animais que com eles competiam na seleção das espécies, conforme nos ensinou Charles Darwin.

O empresário, mesmo quando organizado em corporações capitalistas, é adversário do seu concorrente. As corporações capitalistas visam apenas defender os interesses básicos do capital, pactuando-se, tacitamente ou de modo explícito, que na guerra concorrencial de mercado vence o mais predador (as agressões ecológicas que o digam).

O trabalhador almeja subir de posto para obter mais dinheiro e poder de mando, tornando-se adversário do seu colega na competitividade fratricida da meritocracia, critério sob o qual pretende ser distinguido pelo seu patrão explorador e ganhar mais.

Quando inseridos na institucionalidade capitalista representando os interesses dos trabalhadores (mesmo que sejam 
honestos defensores do dito sindicalismo de resultados, não passam de fariseus trabalhistas advogando, implicitamente, em causa própria.

Isto porque a eles convém defender a melhora das condições de trabalho e renda, pois é o que lhes garante a sobrevivência política dentro do sistema que não pretendem superar.

Os políticos trabalhistas jamais almejam a superação da condição dos trabalhadores produtores de valor e propiciadores da alimentação do capital pelo trabalho abstrato como tais, porque isto representaria o desmoronamento da estrutura social sob a qual mantêm seus míseros nichos de poder institucional (sindical e político).

Um partido de trabalhadores é essencialmente capitalista, ainda que defensor do socialismo capitalista (ou social-democrata), sendo esta a razão pela qual eles fogem da doutrina marxiana da crítica do valor tal como os vampiros fogem da cruz.

O critério da meritocracia capitalista consiste no pressuposto segundo o qual quem produz mais e melhor num determinado espaço de tempo é merecedor de elogios e recompensas. É que, quanto mais ele ganha e reduz custos de produção de valor, mais ele oportuniza ganho ao seu empregador.

Nas se trata de um reconhecimento social de mérito, mas um reconhecimento individualista que premia sua contribuição para a realização do lucro. 

O meritório trabalhador é promovido e elogiado por operar com destreza uma máquina que suprime empregos e reduz os custos de produção, aumentando as chances de vitória na guerra concorrencial de mercado e aumentando o lucro patronal, ainda que isto reduza a produção global de valor de modo autodestrutivo de própria forma capitalista.

Numa sociedade na qual o mérito de cada indivíduo esteja diretamente relacionado ao benefício social coletivo, o critério de meritocracia será outro, ou seja, passaremos a admirar e considerar quem contribua para o crescimento social como um todo e não para o enriquecimento individual de alguém.

Na sociedade do capital quem não produz não come, ou deve ser descartado como um peso social não-contributivo. A eliminação, seja pelas guerras ou por epidemias, dos trabalhadores considerados supérfluos, é um genocídio que está sub-repticiamente inserido na lógica capitalista.

Sob o capital, o mérito está diretamente relacionado com a negativa ideia do lucro.

Um grande futebolista, no atual contexto do esporte transformado em mercadoria importante para o merchandising comercial, pode ganhar milhões de dólares em razão do que é capaz de fazer em campo durante os 90 minutos de uma partida televisionada para o mundo. A grande maioria dos jogadores se frustra na busca do ouro no fim do arco-íris.

O mais grave disso tudo é que nos acostumamos a aceitar a meritocracia mensurado pelo valor que cada cidadão possa produzir como critério correto de sociabilidade, sem atentarmos para que:.
— de nada adianta a poesia de um literato, por mais belas e inspiradoras que passam ser as suas poesias, quando elas não são vendidas;
 de nada adianta a música de qualidade se o público foi induzido (por ação ou omissão educacional) a gostar da música sem qualidade;
 para um laboratório de pesquisas, mais vale o lucro que advirá da venda patenteada de suas vacinas do que o mérito daquele pesquisador anônimo que a descobriu;
 mais vale o inventor de uma arma altamente letal e sofisticada que mata milhões de uma só vez, do que o discurso pacifista do Mahatma Gandhi;
 um excelente professor pode ganhar mal, mas um bicheiro mafioso que distribui migalhas a uma comunidade carente garante facilmente a eleição de seus representantes políticos e é tratado como benfeitor digno e respeitável.

Os conceitos, repito, terminam por se consolidar nas mentes aculturadas educacionalmente de modo invertido em relação às verdadeiras virtudes. Ser honesto ou solidário com o nosso semelhante é quase como tirar uma certidão de otário. É por isto que se diz, equivocadamente, que "quem tem pena do coitadinho, fica no lugar dele".

Mas podemos, sim, mudar estruturalmente tais conceitos!!! (por Dalton Rosado – continua)

5 comentários:

Anônimo disse...

Não vi em outro jornal:

https://www.jb.com.br/colunistas/entre-realidade-e-ficcao/2022/09/1039429-na-arena-da-praia-o-segundo-ato-de-o-brado-retumbante.html

https://www.jb.com.br/pais/justica/2022/08/1039389-ministro-alexandre-de-moraes-torna-publicos-documentos-sobre-operacao-que-envolve-empresarios-leia-decisao.html

https://www.jb.com.br/pais/politica/2022/09/1039425-chama-o-zequinha-como-um-senador-abriu-as-portas-do-governo-a-grileiros-da-amazonia.html

Anônimo disse...

!!!!!!!!!!!!!
Amazon fires high numbers blamed on deforestation

https://www.youtube.com/watch?v=2cly5l90nd0

Brazil's Amazon sees worst August fires in over a decade

https://www.youtube.com/watch?v=Eui5HLJhD2s

Anônimo disse...

Biden’s speech will deliver a hard truth: American democracy is under grave threat
https://www.theguardian.com/commentisfree/2022/sep/01/biden-speech-philadelphia-independence-hall-democracy-robert-reich
OU
El discurso de Biden entregará una dura verdad: la democracia estadounidense está bajo grave amenaza
https://www-theguardian-com.translate.goog/commentisfree/2022/sep/01/biden-speech-philadelphia-independence-hall-democracy-robert-reich?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es

Anônimo disse...

https://www.economist.com/img/b/834/469/90/media-assets/image/20220903_LDD002.jpg
How about Brazil?

Tulio disse...

Olá, Dalton

É sempre um prazer desfrutar de seus textos, que nos alertam para o ouro-de-tolo perseguido pelas massas trabalhadoras espoliadas e superexploradas neste nosso lindo e rico país.

Aliás, cumprimento todos os colunistas deste blog, que furam a bolha dos contentes com essa masmorra em que transformaram o nosso patropi.

Related Posts with Thumbnails