sábado, 11 de junho de 2022

DILMA CONTINUA AQUELA MESMA QUE SANCIONOU A LEI ANTITERRORISMO

"
revolução é uma grande devoradora de energias
 individuais e coletivas. Os nervos não aguentam,
as consciências vergam-se, os caracteres
consomem-se" (Leon Trotsky)
Incomodada porque outro passageiro a clicou num voo internacional e depois postou a foto com um comentário zombeteiro em redes sociais, a ex-presidente Dilma Rousseff recorreu à justiça burguesa e o engraçadinho vai pagar R$ 25 mil por danos morais. 

De quebra, tal condenação deverá servir como munição jurídica para policiais e outras autoridades cujos excessos são registrados por cidadãos com seus celulares e expostos na internet. Mas, como de hábito, não ocorreu à Dilma tal obviedade, focada sempre em si mesma e em qualquer ninharia que melindre o seu ego descomunal. 

Ela não percebeu até agora que toda a sua desgraça decorreu de ter-se convertido irrestritamente aos valores republicanos, por ela louvados de boca cheia o tempo todo, quando de sua desastrosa passagem pelo Palácio do Planalto.

Se continuasse revolucionária, teria se prevenido contra a possibilidade de perder o mandato por causa das tais pedaladas fiscais, que eram, sim, motivo constitucional para impeachment, só que nunca haviam sido utilizadas para tanto. 

Mas, desacostumada a ver-se como perseguida e injustiçada tal qual os revolucionários costumamos ser, nem lhe passou pela cabeça que poderia ser defenestrada em razão de sua pequena maquilagem das contas públicas (um artifício para esconder dos eleitores o estado calamitoso no qual as ditas cujas se encontravam, prenúncio de uma grave recessão).

E agora, republicanamente, buscou uma compensação tão exagerada por algo que qualquer revolucionário encararia como uma besteirinha, já que somos alvejados o tempo todo com chumbo bem mais grosso. 
Dilma apoiando a Copa das Maracutaias, na
contramão dos manifestantes do #NãoVaiTerCopa
Além disto, temos bem claro em nossas mentes que, como críticos inconciliáveis das instituições burguesas, só devemos acioná-las (implicitamente legitimando-as) em circunstâncias extremas e não por dá lá aquela palha.

Tendo o sujeito retirado a nota de onde a havia postado, por que não exigiu dele apenas um pedido de desculpas nos mesmos espaços em que a publicação  estivera no ar?

Mas, o que se poderia esperar de quem foi capaz até de ignorar a bestialidade policial nos protestos de junho de 2013, lamentando unica e exclusivamente os ferimentos de um comandante daquela repressão desembestada (a despeito de dezenas de jornalistas e manifestantes terem sido barbarizados e haverem sofrido lesões permanentes), bem como de sancionar uma fascistoide Lei Antiterrorismo?

Assim como Lula, a Dilma já esteve do nosso lado da trincheira, mas isto, parafraseando o Paulo Francis, foi noutros tempos e aquela pessoa não existe mais. A revolução é uma grande devoradora de caracteres. (por Celso Lungaretti) 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails