sexta-feira, 6 de maio de 2022

SAIBA POR QUE TODAS AS MICARETAS GOLPISTAS DO BOZO FLOPARÃO

kennedy alencar
BOLSONARO QUER DAR GOLPE, MAS NÃO
HÁ CONDIÇÃO OBJETIVA PARA SUCESSO
As eleições não estão ameaçadas porque o presidente Jair Bolsonaro não tem as condições objetivas para dar um golpe de estado, quais sejam:
— apoio interno da elite econômica e política;
— unanimidade nas Forças Armadas;
— cenário internacional favorável;
— apoio de fatia significativa da imprensa; e
— um governo minimamente funcional. 

Nenhuma dessas condições está presente na conjuntura brasileira. A elite política e econômica lida com um governo que fabrica crises em série, gerando instabilidades institucional e econômica, péssimas para o ambiente de negócios.

As Forças Armadas estão desgastadas com a associação a um presidente que foi considerado mau militar pelo ditador e general Ernesto Geisel. Não há na ativa respaldo para um golpe, apesar do discurso golpista frequente de generais da reserva. 

Na cena internacional, Bolsonaro é visto e tratado como um pária. O Brasil perdeu relevância geopolítica e está isolado no cenário global. 

A comunidade internacional, com exceção de um autocrata aqui e outro ali, não tem apreço pelo presidente brasileiro e o vê como uma ameaça ao planeta devido à política ambiental ecocida. 

Apesar de ter normalizado um fascista em 2018, a maioria da imprensa brasileira entende os riscos de um segundo mandato de um candidato a ditador que vem destruindo políticas públicas e enfraquecendo nossas instituições. 

Vivemos o pior momento desde a redemocratização de 1985. A imprensa sabe disso, apesar de ainda ser frequente a falsa simetria entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula, que polarizam a disputa presidencial. 

Por último, não existe uma obra governamental de Bolsonaro que possa ser vendida como exitosa, nem uma política pública:
— a gestão desastrosa da pandemia é a marca do atual Poder Executivo; 
 o ministro da Economia, Paulo Guedes, é figura desrespeitada no Congresso e no mercado financeiro; e
— a economia, como um todo, está em frangalhos, com inflação e desemprego nas alturas. 

Bolsonaro gostaria de empastelar as eleições? Sim. 

Sonha em dar um golpe? Sim. 

No entanto, para o bem do Brasil, não há condições objetivas que permitam ao genocida querer eternizar-se no poder. Bolsonaro não passará. (por Kennedy Alencar)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails