terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

DEUS DESCANSOU NO 7º DIA OU ESTÁ DESCANSANDO DESDE O 7º DIA?

hélio schwartsman
DEUS E A COVID
Em tempos de terraplanistas, olavistas e antivaxxers, os criacionistas andam surpreendentemente quietos. Dá para entender. Uma pandemia viral que já matou quase 6 milhões e que não para de produzir novas cepas, como a ômicron BA.2, não é uma ocasião muito propícia para negar a evolução darwiniana. Fazê-lo jogaria a responsabilidade por essa carnificina diretamente no colo de Deus.

O criacionismo se apresenta numa paleta variada de sabores. Há desde os criacionistas da Terra jovem, que afirmam que o planeta não tem mais do que 6 mil anos e que cada espécie que nele existe, incluindo as de vírus, foi desenhada por Deus, até os defensores da evolução teística, para os quais o Demiurgo projetou um Universo completo com todas as leis naturais e nunca mais precisou trabalhar.
Para os criacionistas do primeiro tipo e suas adjacências, o problema da teodiceia (justiça divina), cai como uma bomba. Se Deus é o responsável direto pelo surgimento desse vírus e das variantes que nos causam tanto sofrimento, como sustentar que Ele é um ser benevolente? 

Como já notara Epicuro em plena Antiguidade, onisciência, onipotência e benevolência não são compatíveis com um mundo no qual o mal se faz presente. (por Hélio Schwartsman)
TOQUE DO EDITOR – Curiosamente, alguns dias atrás pensei em iniciar um post lembrando o non sense do cineasta Jean-Luc Godard (num de seus filmes, o personagem pergunta aos céus "Deus, por que me abandonaste?" e dos céus recebe esta resposta: "Porque eu não existo!".

O Schwartsman fez, de forma erudita, algo na mesma linha que eu tinha em mente. E fez-me arrepender de não haver seguido minha inspiração.

Se eu tivesse escrito aquele post, iria diretamente ao ponto: "Como crer  num Deus que permite a fanáticos e/ou imbecis assassinarem Lennon, Gandhi, Luther King e tantas outras pessoas de valor inestimável para a humanidade e, ao mesmo tempo, não fulminou com seu raio os totalmente inúteis e nocivos Hitler, Trump e Bolsonaro antes que causassem todo o mal que causaram?". Xeque-mate. (CL)

Um comentário:

Anônimo disse...

E fico a me perguntar, num caso mais banal, infelizmente, como nada ocorra àqueles que trucidaram um jovem congolês tão somente por este cobrar do patrão a mixaria que lhe era devida por uns dias de trabalho. Como é possível que Ele, de fato, exista e deixe essa monstruosidade passar impune?

Related Posts with Thumbnails