terça-feira, 25 de janeiro de 2022

OLAVO FOI O IRRADIADOR DO IRRACIONALISMO TUPINIQUIM

M
orto por complicações da Covid-19, doença que ele dizia não existir, Olavo de Carvalho foi o primeiro grande irradiador do irracionalismo em terras brasilis, ao regurgitar por aqui teorias mirabolantes já disseminadas na terra do Tio Sam

Ao negar todo vínculo possível com a sã razão e mesmo com o mínimo de verossimilhança, o recém falecido conseguiu surfar na onda de ressentimento de parte considerável da classe média brasileira, sobretudo na época do governo petista.

Neste aspecto, foi uma expressão teórica bem acabada da crise de proletarização desta classe média, engolida pelo capitalismo oligopólico. Se antes ela possuía seu próprio negócio, podia curtir a vida ociosa e cruzava com o povo trabalhador apenas na figura do serviçal, agora via-se reduziada a funcionária de grandes corporações e precisava compartilhar seu espaço com o povão

Esmagada por forças anônimas e incompreensíveis, esta classe média perdeu o rumo da realidade. Sentia-se joguete de poderes ocultos, não conseguia compreender as mudanças aceleradas e o mundo para ela tornava-se cada vez mais opaco.

É aí onde entra Olavo com suas teorias mirabolantes. A ela oferecia uma explicação tão fantástica quanto o ritmo das mudanças vividas. Era tudo muito simples: a culpa de tudo era dos comunistas e de organizações conspiracionistas. Facilitava seu trabalho o fato de o governo brasileiro ser de esquerda. 

Ansiando por um mínimo de sentido para o caos, a classe média abraçou Olavo, tendo ele se tornado o grande guru, o revelador de conhecimentos ocultos somente transmitidos aos iniciados. 

Seus seguidores possuem mesmo o ar de carregarem um saber secreto, algo muito bem explorado por Olavo graças aos seus dias de líder de seitas religiosas. 

Não é correto atribuir a ele a fundação da recente extrema-direita brasileira, isto seria idealismo, pois movimentos políticos nascem da dinâmica sócio-econômica. 

Mas é possível vislumbrar em Olavo o formatador intelectual desta extrema-direita. O olavismo é a matriz ideológica do bolsonarismo. 

Deste modo, é ingenuidade pensar que o olavismo morre com Olavo de Carvalho. O corpo se vai, o método fica. 

Talvez não com a mesma estridência do líder da seita, mas enquanto o irracionalismo for alimentado por um sistema econômico em crise terminal, sempre haverá espaço para olavismos e olavos. (por David Emanuel Coelho)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails