sábado, 6 de novembro de 2021

UM DIA DE MORTE PARA AS MENTIRAS DO CANDIDATO JAIR BOLSONARO

O
liberalismo de Paulo Guedes sempre foi caricatura. Na noite de 4ª feira (3), essa fantasia grotesca estrebuchava sob as ruínas do teto de gastos, a grande obra da coalizão liberal que depôs Dilma Rousseff. 

Na mesma noite, Jair Bolsonaro dizia à Polícia Federal que Sérgio Moro é um tipo negocista, que troca um pedido presidencial por uma nomeação para o Supremo.

No Congresso, a derrubada do teto era conduzida pelo centrão, com auxílio de ministros, com votos sendo cabalados por meio da promessa de emendas parlamentares. A velha política sapateava e pedalava sobre a responsabilidade fiscal agonizante.

O centrão marombado pelo bolsonarismo contribuiu para o enterro da Lava Jato e ajuda Bolsonaro a rasgar os trapos da sua fantasia liberal, lavajatismo e liberalismo que serviram de desculpa para elites várias subirem na barca do inferno (em última instância, os motivos eram mesmo o antipetismo, a recusa de pagar mais impostos e a acomodação habitual com a incivilidade).

De certo modo, foi uma noite de glória para o capitão das fake news e outras patranhas. As maiores promessas da campanha de 2018 brilhavam como mentiras peladas no palco da farsa bolsonarista.

Coadjuvante menor, lá também estava o PSDB, que fazia o papel de cuspir na responsabilidade fiscal enquanto Bolsonaro, Guedes e o centrão esfaqueavam esse unicórnio do liberalismo fantástico brasileiro. 
Faz um quarto de século, o PSDB foi um partido de quadros da elite. Em 2014/15, deu o pontapé inicial em Dilma Rousseff 
vinha com uma conversa moralizante a fim de abafar o que era de fato a raiva de perder tanta eleição. Agora, é uma espécie de PP do centro-sul do Brasil. 

Não ficou nada no lugar. Por mal falar nisso, seu compadre, o DEM, ex-PFL, um dia Arena, volta às origens como ajudante de ordens da extrema direita, a tal União Brasil.

As mudanças mais relevantes para que o país venha a ter uma economia de mercado funcional eram conversa mole do bolsonarismo e da maioria das corporações empresariais que o apoiaram. Sem também reforma tributária e abertura comercial não haverá concorrência e aumento bastante de produtividade, outro nome de crescimento econômico. 

Mas a pimenta da reforma é boa nos olhos dos outros, não na fuça do capitalismo de compadres e de favor. A zorra macroeconômica acaba com o resto de perspectiva de aumento de renda. O liberalismo à brasileira ataca outra vez.

Esse vexame sórdido faz lembrar de Jânio Quadros e de Fernando Collor, outras
mulas de Troia com que a direita chegou ao poder. Sim, eram outros Brasis, mas esses tipos surfaram também o mesmo moralismo santarrão e autoritário que ajudou a levar Bolsonaro ao poder.

A direita pode dizer que preferia um Carlos Lacerda ou, vá lá, um Geraldo Alckmin. Na prática e na hipótese mais benevolente, não faz mais do que aderir a picaretagens como a vassoura janista, o caçador de marajás ou o capitão da reação, quando não os financia ou propagandeia com gosto.

As consequências de Bolsonaro são piores. Além de normalizar o autoritarismo, o reacionarismo, a cafajestagem e a tolerância a crimes de responsabilidade, soltou a cordinha do partido militar (agora também fisiológico) e o fantasma da religião como assunto de Estado, que mal e muito mal estavam presos na casinha.

A fraude imensa ficou muito evidente no espetáculo de desnudamento de mentiras desta semana, mas não se trata de um show pontual numa noite escura da alma deste país. No Brasil, é uma história muito velha que o liberalismo realmente existente, o liberex, encarne na prática em monstruosidades. 

Aconteceu de novo. (por Vinícius Torres Freire)
Este clássico realizado precariamente pelo estudante de cinema George 
Romero relançou em 1968 os filmes de zumbis, filão que era dado
como esgotado. Já os zumbis da vida real deveriam ter
ficado onde estavam: na lixeira da História.​

3 comentários:

nadja disse...

Prezados, o que estamos testemunhando neste ano de 2021, sorrateiramente, a bandidagem travestida de políticos (em especial a gangue do PSDB de minas gerais e Rio grande do sul, mas ha meliante de tds os lugares) estao se deslocando p o PSD do *#@£ Kassab.
Enfim, cara nova, sapato novo e muita grana distribuída aí.

Fausto Neves disse...

Caro Celso

Lembra disso?
https://twitter.com/GretaThunberg/status/1456990082624262147/photo/1

Este é mais contemporãneo
https://www.thesocialpost.it/wp-content/uploads/2021/11/proteste-cop26-glasgow.jpeg

Climate Change and Capitalism with George Monbiot | Penguin Talks
https://www.youtube.com/watch?v=gm78X0RZNho&t=228s

Nos caminhos em que vamos o Ministro da Saúde, depois do dedo, diz que vai passear em Haia com Satanás.
Nuremberg seria pouco para tanto
Não há possíveis penas que possam cumprir
A impunidade faz parte do DNA desses minerais animados e falantes
E a horda que eles despertaram vai continuar atuante por gerações

Abraços

Anônimo disse...

@anlomedad
• May 19, 2020
Movie time! Watch the CO2 drama unfold to the climate emergency.
With flashbacks into the distant past, this crime story is a real killer.

source
audio: @igorpianist https://twitter.com/igorpianist/status/1175431382711066625

video: @NOAA https://esrl.noaa.gov/gmd/ccgg/trends/history.html
data: scientists from around the globe.

https://twitter.com/i/status/1262678333629882369

Related Posts with Thumbnails