sexta-feira, 6 de agosto de 2021

FOLHA DE SP: O GENOCIDA TENTA IMPOR UMA TIRANIA PARA ESCAPAR DA PRISÃO E TEM DE SER IMPICHADO O QUANTO ANTES

ENSAIO DE DITADOR
Jair Messias Bolsonaro é um presidente contra a Constituição. Comete desvarios em série na sua fuga rumo à tirania e precisa ser parado pela lei que despreza.

Há loucura e há método na sequência de investidas contra a democracia e o sistema eleitoral, ao passo que o país é duramente castigado pela ausência de governo. São demasiadas horas perdidas com mentiras, picuinhas e bravatas enquanto brasileiros adoecem, morrem e empobrecem.

Os danos na saúde, na educação e no meio ambiente, cujos ministérios têm sido ocupados por estafermos, serão sentidos ao longo de gerações.

Os juros sobem e a perspectiva de crescimento cai quando há nada menos que 14,8 milhões de desempregados. 

A disparada nos preços de energia e comida vitima os mais pobres. 

Artimanhas para burlar a prudência orçamentária afugentam investidores.

Aqui a insânia encontra o cálculo. Ao protótipo de ditador cujo governo fracassou resta enxovalhar as instituições e ameaçá-las de ruptura pela força.

Mas o uivo autoritário encontrou reação firme de agentes da lei. O Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral incluíram o presidente da República em inquéritos, que precisam ir até o fim.
Os presidentes da Câmara e do Senado e o procurador-geral da República, no entanto, não entenderam o jogo. Por ingenuidade ou interesse equivocado, associam-se a uma figura que, se pudesse, fecharia o Congresso, o Ministério Público e o Supremo.

Falta ao procurador Augusto Aras perceber que a vaga que ambiciona no STF de nada valeria em um regime de exceção; ao deputado Arthur Lira, que a pusilanimidade de hoje não seria recompensada com mais poder em uma ditadura.

A deliberação sobre os pedidos de impeachment torna-se urgente. Da mesma maneira, os achados e conclusões da CPI da Pandemia devem desencadear a responsabilização do presidente. À Procuradoria cumpre exercer a sua prerrogativa de acionar criminalmente o chefe do governo.

A inação de Aras e Lira põe em risco a democracia; é preciso reagir, até pela própria sobrevivência. (editorial da Folha de S. Paulo de 06/08/2021)
Sempre que ouço falar no bufão como ditador, a imagem que me vem
à mente não é a de Hitler, mas sim a de Chaplin imitando Hitler (CL)

Um comentário:

Anônimo disse...



https://midias.jb.com.br/_midias/jpg/2021/08/01/17847661-618825.jpg

https://br.sputniknews.com/brasil/2021080517863389-analista-ou-instituicoes-democraticas-atuam-ou-ha-grande-chance-de-regressao-democratica-no-brasil/

https://www.ipsos.com/pt-br/culture-wars-around-world-polarizacao-partidaria-e-apontada-como-maior-causa-de-tensao-no-brasil

Related Posts with Thumbnails