sexta-feira, 30 de julho de 2021

NOS QUASE 30 ANOS DE ATUAÇÃO MEDÍOCRE NA CÂMARA, O GENOCIDA SÓ APRENDEU A MENTIR, A CORROMPER E A MAMAR

ruy castro
POR TRÁS DA BOÇALIDADE
Você já viu pelo menos um pronunciamento oficial de Jair Bolsonaro. Ele fala sentado a uma mesa numa sala, tendo ao fundo uma indefesa bandeira nacional e uma simulação de biblioteca. Os livros, comprados pelas cores das lombadas, estão ali para sugerir compostura e reflexão. 

Inútil, porque o que sai pela boca do orador, em forma, conteúdo, expressão, timbre e dicção, revela um analfabeto funcional –aquele que, tecnicamente alfabetizado, capaz de reconhecer as letras, despreza o pensamento abstrato, por não lhe servir para nada. Segundo pesquisas, o brasileiro médio lê 4,96 livros por ano. Já é pouco, mas Bolsonaro deve levar 4,96 anos por livro.

Nesses pronunciamentos, Bolsonaro se faz acompanhar de um dois de paus, que não abre a boca, e de um tradutor ou tradutora de libras, cuja função é levar os palavrões e grosserias de Bolsonaro aos deficientes. 

Há dias, quando ele evacuou sua imortal declaração "Caguei! Caguei pra CPI!", a intérprete de libras era uma patusca senhora de óculos. Conhecendo Bolsonaro, e pelo desembaraço com que traduziu o desaforo –nem sombra de titubeio–, já deve ter um estoque de porras, não f.... e PQPs em seu vocabulário. 

A não ser que emita uma tradução asséptica, caso em que merecerá um sonoro esporro por desfigurar o estilo do patrão.

Não quer dizer que Bolsonaro seja um ignorante. Seus poucos e inglórios anos de Exército só lhe serviram para aprender a lavar cavalos, pintar postes e atirar, mas os quase 30 de Câmara dos Deputados, mesmo na Terceira Divisão, o ensinaram a mentir, corromper e mamar.

Ensinaram-lhe também a se cercar de ideólogos que, estes, sim, leitores atentos, lhe sopram o que fazer para invadir legalmente as instituições e dominá-las por dentro –os instrumentos da democracia que permitem trabalhar contra ela própria.

O Bolsonaro boçal é só uma frente. O perigo está no que isso esconde. (por Ruy Castro)

3 comentários:

Anônimo disse...

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2021/07/07/baixo-nivel-de-instrucao-dos-brasileiros-acima-de-25-anos/
https://fernandonogueiracosta.files.wordpress.com/2021/06/25-64-anos-por-escolaridade-e-paicc81ses.png
https://fernandonogueiracosta.files.wordpress.com/2021/06/pessoas-de-25-anos-ou-mais-po-nicc81vel-de-instruccca7acc83o-2016-2019.png

Anônimo disse...

Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
De 'matar' pela pátria e viver sem razão

Anônimo disse...

https://www.theguardian.com/world/2021/jul/30/lula-2022-brazil-poised-for-sensational-political-comeback

Related Posts with Thumbnails