sexta-feira, 26 de março de 2021

GOD SAVE THE QUEEN OF ENGLAND

josias de souza
PODER SE DESLOCA DO EXECUTIVO PARA O LEGISLATIVO
Em política tudo é permitido, exceto deixar-se surpreender. 

Nas últimas semanas, Bolsonaro vinha executando uma mudança estratégica: migrava gradativamente do negacionismo para a defesa da vacinação. O movimento foi mais lento do que o avanço do coronavírus exigia. 

Bolsonaro apressou o passo. Mas sua retórica chegou desacompanhada das doses de vacina necessárias para atingir a almejada imunização coletiva. Consolidou-se a impressão de que a pandemia virou um problema maior do que a capacidade do governo de resolvê-lo. 

Em consequência, ocorre um gradativo deslocamento de poder do âmbito do Executivo para o Legislativo. Esse deslocamento começou a se esboçar quando Bolsonaro trocou, por pressão dos seus aliados no Congresso, um general por um médico no Ministério da Saúde. 

Também o chanceler Ernesto Araújo, visto no Legislativo como estorvo para a aquisição de vacinas no exterior, virou uma demissão esperando para acontecer. 

A migração ganhou maior nitidez depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumiu o papel de interlocutor dos governadores na crise sanitária. 

A coisa ficou definitivamente clara no instante em que o presidente da Câmara, Arthur Lira, acendeu no plenário o que ele chamou de sinal amarelo

Tudo tem limite, disse Lira, referindo-se aos erros cometidos no enfrentamento da pandemia. Num discurso escrito previamente, sem improvisos, o deputado fez questão de qualificar os equívocos: Erros primários, erros desnecessários, erros inúteis..., ele disse. 

Contra a síndrome do erro, lembrou o réu do Centrão que comanda a Câmara, os remédios do Legislativo são conhecidos e amargos. Alguns são fatais, Lira realçou, como se desejasse lembrar a existência de sete dezenas de pedidos de impeachment em sua gaveta. 

Bolsonaro viu-se compelido a receber Arthur Lira em seu gabinete fora da agenda. Levou o deputado até a saída do Planalto, para que os repórteres testemunhassem a cena. Não tem problema entre nós, disse o presidente, num esforço para passar a impressão de que faz e acontece. 

Os presidentes do Senado e da Câmara ocupam a boca do palco empurrados por empresários com os quais se reuniram na semana passada, em São Paulo. 

Não é que Bolsonaro será arrancado do poder abruptamente. A questão é que os fatos revelam que, a despeito de permanecer no volante, Bolsonaro já não dita o rumo às forças contraditórias que gravitam ao seu redor. Em vez de governá-las, é governado por elas. 

A mudança é compatível com a evolução da pandemia. 

Nenhum cenário pode permanecer inalterado com a presença de mais de 300 mil cadáveres na paisagem. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails