sábado, 28 de novembro de 2020

OS 7x1 DO FELIPÃO ERAM A PIOR GOLEADA POR NÓS SOFRIDA ATÉ AGORA, MAS O BOZO QUEBROU O RECORDE: MUNDO 161x1 BRASIL

jamil chade
ISOLADO, BRASIL É O ÚNICO PAÍS A APOIAR TRUMP NA ONU EM VOTO CONTRA OMS
O governo dos Estados Unidos  propôs eliminar referências de apoio à Organização Mundial da Saúde numa resolução da Organização das Nações Unidas que sugeria um compromisso global para fortalecer a resposta contra a pandemia da covid-19. 

Entre todos os governos que fazem parte da ONU, o único país que apoiou a proposta estadunidense foi o Brasil. 

O voto, na semana passada, o voto ocorreu no 3º Comitê da Assembleia Geral da ONU. O texto original recomenda o fortalecimento nacional e internacional da resposta ao impacto da pandemia sobre mulheres e meninas

Mas, tendo anunciado sua ruptura com a OMS, o governo dos EUA apresentou um projeto de emenda sugerindo que um parágrafo inteiro fosse eliminado do texto original. A Casa Branca queria que o trecho reconhecendo o papel central da agência de saúde fosse abolido.

Nele se diz que os governos reconhecem
o mandato constitucional da Organização Mundial da Saúde de agir como autoridade de direção e coordenação do trabalho internacional no domínio da saúde, e reconhecendo o seu papel-chave de liderança no âmbito da resposta mais vasta das Nações Unidas.

Quando a proposta foi colocada à votação, 161 países votaram contra a emenda estadunidense. 

Cinco países se abstiveram, entre eles nanicos da diplomacia internacional como Haiti, Lesoto e Tonga. Mas apenas um país em todo o mundo saiu em apoio ao governo Trump: o de Jair Bolsonaro. Cerca de outros 30 países não compareceram para o voto. 

Nenhum outro aliado de Trump —incluindo Israel, Japão, Hungria, Polônia e outros— seguiu o caminho proposto pelos EUA. 

Falando em nome de diversos governos de todos os grupos regionais, a diplomacia da Nova Zelândia criticou a emenda estadunidense, alertando que ela ia contra o trabalho do Comitê e que minava os princípios do multilateralismo. (por Jamil Chade)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails