terça-feira, 11 de agosto de 2020

O BOZO DEVERIA IR EM CANA POR CAUSA DO SEU CHILIQUE NAQUELE EPISÓDIO DO "ME SEGURA QUE EU VOU TER UM TROÇO"?

celso rocha de barros
BOLSONARO MERECE
 SER PRESO
A edição da revista piauí deste mês traz uma matéria, assinada por Monica Gugliano, com o título Vou Intervir!. Ela conta a história de uma reunião de 22 de maio, no Palácio do Planalto, em que Bolsonaro teria decidido mandar tropas para fechar o STF.

O plano seria substituir os 11 ministros por 11 puxa-sacos de Bolsonaro, por tempo indeterminado. Uma quartelada vagabunda raiz, nada dessas sutilezas de lenta corrosão democrática Steven Levitsky de que eu vivo falando. O presidente teria sido dissuadido pelo general Heleno, que, para apaziguá-lo, soltou uma nota ameaçando o STF.

A princípio, o governo poderia ter desmentido a matéria, que é baseada em depoimentos concedidos off the record. Nessa situação, cabe ao leitor decidir se confia na reputação da revista —que, no caso da piauí, é impecável.

Entretanto, entre os bolsonaristas a desconfiança com relação à imprensa é generalizada. Se o governo quisesse desmentir a matéria, poderia tê-lo feito e considerado o assunto encerrado dentro da bolha que o elegeu. Não desmentiu.

Houve quem interpretasse que o conteúdo da reunião vazou por interesse do governo, para avisar que o golpismo ainda está vivo. Se for, foi desnecessário: era só mandar o pessoal ler minha coluna, sempre digo isso.
Houve quem suspeitasse que o general Heleno vazou para parecer moderado. Houve ainda uma suspeita de que o governo teria vazado o conteúdo da reunião de propósito, para depois desmoralizar a imprensa com um desmentido (uma gravação, p. ex.). É triste viver num país em que essa suspeita não é absurda.

De qualquer forma, a revelação da piauí não teve repercussão política nenhuma. E a explicação é simples: em geral, só se admite em voz alta aquilo de cujas consequências práticas se está disposto a arcar.

Muito antes da matéria da piauí, todo mundo já tinha visto Bolsonaro tentar o autogolpe em 2020. Mas, se você disser em voz alta que Bolsonaro tentou um autogolpe, a solução é impeachment e cadeia. Se você não puder e/ou não quiser fazer impeachment e cadeia, é mais fácil não dizer em voz alta que Bolsonaro tentou um autogolpe.

Ainda não parece haver correlação de forças para impeachment e cadeia: o centrão está no bolso do governo, o auxílio emergencial ainda deve durar alguns meses. Enquanto for assim, a turma vai fingir que não viu o golpe, os 100 mil mortos, o aparelhamento na Polícia Federal.

Talvez essa correlação de forças não mude nunca. Nesse caso, a fraqueza natural humana fará com que muita gente racionalize que não foi tão ruim assim: 
"Olha só como ele era democrata, até comprou o Roberto Jefferson, todos nós aqui sempre dissemos que isso era a marca do democrata, ninguém aqui nunca reclamou de quem comprava o Roberto Jefferson".
Eu, aqui, não vou racionalizar isso, não.

O dia de trabalho de Bolsonaro durante a pandemia de 2020 se dividiu entre organizar um golpe de manhã, aparelhar a Polícia Federal de tarde e demitir o ministro da Saúde no telejornal da noite.

Se esses crimes ficarem impunes, prefiro viver com o incômodo dessa injustiça e esperar a maré virar. Se não virar, levo o incômodo comigo até o fim. 

Não tenho como fazer acontecer, mas deixo registrado para os leitores do futuro: em 2020, nós sabíamos que Bolsonaro merecia ser preso. Todos nós sabíamos. (por Celso Rocha de Barros)
TOQUE DO EDITOR — O meu xará está certo, claro, mas todos nós também já sabíamos que, numa democracia burguesa de verdade (!), o Bolsonaro sequer disputaria a eleição presidencial, pois estaria no xilindró por incitar o golpismo, negar as atrocidades da ditadura militar e prestar homenagens públicas a torturadores da caserna e a milicianos do crime organizado. 

E, se aqui não fosse uma república das bananas, o 2º turno do pleito jamais teria sido realizado sem que se apurassem as denúncias acachapantes de disparos em massa de fake news, financiados ilegalmente por apoiadores. 

Afora crimes de responsabilidade suficientes para ele ser impichado já terem ocorrido às dúzias antes do ridículo chilique presidencial de 22 de maio último.

Quanto àquele em particular (vide aqui), é óbvio que presidente nenhum pode sair gritando histericamente "Vou intervir!", "Vou intervir!", diante da cúpula do seu (des)governo. 

Mas, é-me difícil levar tal chanchada a sério. Quem realmente pretende dar golpes de Estado, como Pinochet, esconde até o último segundo sua intenção. Alguém que fica berrando para até a mulher do cafezinho escutar quer mesmo é parecer perigoso/poderoso e depois ser dissuadido.

Fiquei me lembrando do Jackson do Pandeiro interpretando (vide abaixo), numa velha chanchada da Atlântida, a marchinha carnavalesca que dizia "Me segura que eu vou ter um troço"... (por Celso Lungaretti

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails