segunda-feira, 10 de agosto de 2020

HÁ 12 ANOS PRODUZINDO UM PENSAR SOCIAL REFLEXIVO E CONTUNDENTE

dalton rosado
ANIVERSÁRIO DE UMA TRINCHEIRA DE LUTA
Sábado passado (08/08) o blog Náufrago da Utopia completou 12 anos de existência ininterrupta, com o expressivo número de mais de 3,3 milhões de acessos.

Trata-se da vitória de um instrumento de comunicação que sobrevive sem nenhum patrocínio comercial, a despeito do grande esforço pessoal e dificuldades financeiras do seu editor e criador Celso Lungaretti.

Não é ao Celso que queremos reverenciar, uma vez que somos, por princípio avessos ao culto da personalidade; mas ao significado de um veículo de comunicação aberto ao debate, sem censura e que, mesmo se posicionando no campo anticapitalista em termos de linha editorial, não deixa de reconhecer méritos dos seus adversários ideológicos ou equivocados, quando eles existem. 

É fundamental, por sua transcendência, a importância de um veículo que se viabiliza graças à conjunção de esforços propiciada pelos avanços tecnológicos da área da comunicação via satélite, a permitir que se aliem ao Celso, o editor paulistano, colaboradores sem remuneração e tão distantes entre si: 
— o David Emanuel, de Belo Horizonte;
— o Dalton Rosado, de Fortaleza; e
— o Rui Martins, de Genebra, na Suíça.

O objetivo: produzir um pensar social reflexivo e contundente. E, para benefício dos leitores, a seus textos são acrescentados os de outros escribas, pinçados dos muitos veículos de comunicação, desde que tenham dado contribuições significativas no sentido de condensar um posicionamento crítico leal e firme sobre o processo dialético histórico e suas transformações irrefreáveis.

Quantos jornais foram empastelados pelas ditaduras mundo afora por terem se posicionado em favor das franquias sociais detestadas pelos ditadores??? 

Quantos deles acabaram facilitando os esforços dos tiranos para os neutralizarem, por dependerem de uma estrutura industrial de edição e publicação???

Quantos veículos de comunicação faliram como consequência das dificuldades econômicas de edição e, principalmente, do boicote do poder econômico, que jamais apoiou aqueles que se posicionam contra a tirania do lucro acumulador de capital escravista e segregacionista??? 

Quantos jornalistas foram assassinados por promoverem a divulgação de verdades que incomodam os opressores mundo afora, desde o árabe saudita Jamal Khashogg até o mais humilde radialista de província???
É graças a esses avanços tecnológicos, próprios de uma das contradições do capitalismo (o qual, como dizia Marx, cava a sua própria sepultura), que nascem tecnologias capazes de fazer e proporcionar a comunicação instantânea, mais difíceis de serem censuradas pelos déspotas de todos os tempos. 

Não devemos temer, portanto, as fábricas de fake news que infestam a internet, com sua massificação de mentiras à moda de Joseph Goebbels porque elas têm pernas curtas como todas as mentiras, logo se desmoralizando pela própria inconsistência.

A verdade (ainda que nunca seja absoluta, porque condicionada ao mesmo processo dialético que tudo transmuta, mas que protege no longo prazo aqueles que a buscam) tende a prevalecer sobre a mentira, tal qual o óleo, dentro d'água, termina vindo à tona.

Como poderiam, p. ex., imaginar os eleitores menos informados que o presidente Boçalnaro, o ignaro, eleito como candidato anticorrupção, fosse agir como o mais cínico praticante da velha política à qual dizia não pertencer?! 

Mas, os observadores atentos do processo histórico, munidos das ferramentas de análise dialéticas, já anteviam tal desfecho, que hoje deixa atônitos os seus incautos adeptos.

[aqueles que ingenuamente acreditaram nas falácias eleitorais de quem nada jamais construiu e baseou sua nefasta carreira parlamentar no elogio da morte e na agressão verbal em todos os níveis comportamentais.] 

As teses levantadas neste blog sempre podem ser reproduzidas com atualidade, justamente porque, ao contrário da mentira e do engodo, o tempo somente as ratifica e lhes empresta credibilidade.

Quantos visitantes, dentre os mais de 3,3 milhões de acessos ao blog nesses 12 anos, puderam se instruir e formar um pensamento crítico sobre a realidade que os rodeia, daí extraindo conclusões libertárias que formam um conjunto de visões transformadores e redentoras?

São os nossos leitores que alimentam o nosso esforço de redação, e é a eles que destinamos toda a nossa contribuição, que esperamos seja valiosa.

Este é o grande mérito do blog e aquilo que nos deixa, ao mesmo tempo, esperançosos e sentindo-nos responsáveis por sua continuidade e perpetuação, seja por nossas mãos, seja pelos que hão de nos sobrevir. (por Dalton Rosado) 
.
UM ADENDO QUE NÃO PODERIA FALTAR
.
Caro Celso, 

não fosse o testemunho de sua têmpera revolucionária atestada desde a mais tenra idade (que é fato histórico educativo) e tantas outras lutas travadas, bastaria, para justificar-lhe a existência, a criação e edição do Náufrago da Utopia, instrumento de educação e pesquisa histórica de inegável utilidade na construção de um novo porvir.

Parabéns dos seus colaboradores, agradecidos pelos esforços que você desenvolve a cada dia.  (DR)
.
TOQUE DO EDITOR Se há algo que não aprendi nesses 52 anos em que venho travando o bom combate é a lidar com elogios. Sempre fico com a impressão de não os merecer e de que poderia ter feito mais e melhor. 

Só duas vezes, por ter contribuído para arrancarmos vitórias na bacia das almas quando a correlação de forças nos era esmagadoramente desfavorável, eu tive a sensação de dever cumprido em sua totalidade: a greve de fome dos quatro de Salvador em 1986 e a libertação de Cesare Battisti em 2011.  

Agradeço as palavras generosas do Dalton, até porque percebo sua intenção de animar-me, pois, mesmo afastados os piores augúrios sobre Bolsonaro, hoje apenas outro dos nossos muitos presidentes medíocres que se mantiveram no poder recorrendo à politicalha imunda, o desencanto da eleição presidencial de 2018 persiste latejando em mim como uma ferida aberta. 
Agora falta Nuremberg para alguém

Jamais deixarei de considerar que o Brasil não mereceu o sacrifício daqueles  meus heroicos companheiros que de tudo se privaram, inclusive dos anos de vida que lhes restavam, para que nunca mais este país sucumbisse à sanha bestial e boçal dos que negam tudo que há de belo, livre, amoroso, criativo, solidário, desprendido, pacífico, digno e nobre em nossa existência. 

Voltando ao blog, prefiro considerá-lo uma obra em construção, que ainda comporta aperfeiçoamentos e melhoras, principalmente no sentido de fazermos chegar a contingentes mais amplos as sementes que espalhamos, sem prejuízo da consistência ideológica e da honestidade de propósitos que nos trouxe até aqui.

Meu abraço fraterno e minha gratidão a você, Dalton, e aos incansáveis David e Rui. 

Meu muito obrigado aos leitores que nos prestigiam e incentivam, pois são eles a razão de nossa... insistência

E meu sonho de um dia ainda ver o Náufrago dedicando posts e mais posts a um novo julgamento com o mesmo espírito daqueles de Nuremberg, tendo como réu principal vocês sabem quem... (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails