terça-feira, 28 de julho de 2020

O BRASIL E O MUNDO TENTAM DETER O BOZO GENOCIDA. E ESTÃO COBERTOS DE RAZÃO!

jamil chade
BOLSONARO É DENUNCIADO EM HAIA POR GENOCÍDIO 
CRIME CONTRA A HUMANIDADE
O presidente Jair Bolsonaro é denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio no Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia. 

A iniciativa, protocolada na noite deste domingo (26), está sendo liderada por uma coalizão que representa mais de um milhão de trabalhadores da saúde no Brasil e é apoiada por entidades internacionais. A rede sindical brasileira UniSaúde acusa o presidente de falhas graves e mortais na condução da resposta à pandemia de covid-19: 
"No entendimento da coalizão, há indícios de que Bolsonaro tenha cometido crime contra a humanidade durante sua gestão frente à pandemia, ao adotar ações negligentes e irresponsáveis, que contribuíram para as mais de 80 mil mortes pela doença no país".
Bolsonaro já foi alvo de uma outra denúncia no mesmo tribunal, envolvendo a situação dos indígenas. 

Naquele momento, a acusação era de risco de genocídio. Desta vez, porém, trata-se da primeira ação de iniciativa dos trabalhadores da saúde na Corte Internacional e já levando em consideração vetos a leis, a medidas de ajuda e sua responsabilidade de proteger tanto a população quanto os profissionais de saúde. 

O tribunal recebe cerca de 800 denúncias por ano e leva meses até tomar uma decisão se aceita ou não a queixa, o que levaria a corte a abrir uma investigação formal. Enquanto uma decisão é aguardada, porém, a ofensiva internacional se transforma em mais um capítulo de um abalo contra o governo. 

Nos últimos meses, as denúncias em diferentes fóruns internacionais se transformaram no novo normal para a diplomacia brasileira. Apenas em 2019, foram mais de 35 queixas apresentadas formalmente à ONU. 

No caso do Tribunal, porém, a denúncia vem dos sindicatos de profissionais de saúde, que consideram que existe "dolo" e "intenção na postura do presidente, quando adota medidas que ferem os direitos humanos e desprotegem a população, colocando-a em situação de risco em larga escala, especialmente os grupos étnicos vulneráveis". 

No documento de 64 páginas submetido à procuradora-geral do Tribunal, Fatou Bensouda, as entidades denunciam uma atitude de "menosprezo, descaso, negacionismo" e que "trouxe consequências desastrosas".
As principais foram, diz a denúncia, o "crescimento da disseminação" e o "total estrangulamento dos serviços de saúde, que se viu sem as mínimas condições de prestar assistência às populações, advindo disso, mortes sem mais controles". E vai além:
"A omissão do governo brasileiro caracteriza crime contra a humanidade – genocídio. É urgente a abertura de procedimento investigatório junto a esse Tribunal Penal Internacional, para evitar que, dos 210 milhões de brasileiros, uma parcela sofra as consequências desastrosas dos atos irresponsáveis do senhor Presidente da República".
Marcio Monzane, secretário regional da UNI Americas, corrobora:
"O governo Bolsonaro deveria ser considerado culpado por sua insensível atuação frente à pandemia e por recusar-se a proteger os trabalhadores da saúde do Brasil assim como a população brasileira, à qual ele prometeu defender quando se tornou presidente.  
Entendemos que buscar a Corte Penal Internacional é uma medida drástica, mas os brasileiros estão enfrentando uma situação extremamente difícil e perigosa criada pelas decisões deliberadas de Bolsonaro" . 
A UNI Americas é o braço regional da federação internacional sindical UNI Global Union, com sede na Suíça e representando 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços em 150 países. (por Jamil Chade) 
TOQUE DO EDITOR  Vale lembrar que um dos primeiros analistas políticos brasileiros a pedir que se levasse a Haia o caso do presidente genocida Bolsonaro foi Rui Martins, neste artigo de sete semanas atrás, no qual propôs a apresentação de uma denúncia à Corte Internacional de Justiça.

Vale lembrar a ira santa de um octogenário que nunca deixou de crer no Brasil, país do qual teve de sair na iminência de ser arrastado para os porões da ditadura militar e no qual pretendia encerrar seus dias (mas agora teme que, se a insanidade atual persistir, nem esta satisfação terá):
"Vamos processar (...) essa família de bandidos que demonizou o exercício do poder e mesmo acafajestou, vulgarizou e vem reduzindo nossa própria e rica língua portuguesa a algumas dezenas de palavrões.
Quantos crimes estão sendo permitidos, além deste maior, o genocídio causado pela má gestão e má proteção do povo diante do ataque do coronavírus?".  

3 comentários:

Anônimo disse...

Desde abril passado, há um abaixo assinado no sítio Change.org, criado pelo escritor Diego de Oliveira, para denunciar o facínora que ora nos desgoverna ao Tribunal Penal de Haia (https://www.change.org/p/bolsonaro-no-tribunal-de-haia-por-crime-contra-a-humanidade).

A meta inicial era de coletar 150 mil assinaturas. Agora, já atingidas 153 mil, pretende-se chegar às 200 mil.

Há uma matéria na Carta Capital de 1º de maio passado que dá detalhes sobre o intento.

Marco A.

Anônimo disse...

Esqueci de citar a matéria da Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/blogs/change-org/coronavirus-campanha-pede-que-bolsonaro-seja-processado-pela-corte-de-haia/.

Marco A.

celsolungaretti disse...

Assinei e comentei, companheiro:

"Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade por atacado. Ele e sua família cometeram crimes comuns e eleitorais. Agora, a lista inclui genocídio e crimes contra a humanidade.

De todos os presidentes do Brasil que não terminaram o mandato, nenhum mereceu tanto ser afastado quanto ele.

Mas, olhando para a frente, há dois motivos mais fortes ainda para sua saída:

1) evitar que mais brasileiros morram de óbitos que poderiam ser evitados; e

2) a certeza de que, após a pandemia, quando entrarmos na pior depressão econômica de nossa História, ele administrará tão mal o novo desafio quanto vem administrando o atual.

Então, não existe a mais remota chance de este país não explodir antes da eleição de 2022. Ou resolvemos o problema enquanto é tempo ou correrão rios de sangue".

Related Posts with Thumbnails