quarta-feira, 22 de julho de 2020

NEM SEQUER NAS MENTIRAS E SABOTAGENS O PALHAÇO BOZO É ORIGINAL: ESTÁ SEMPRE IMITANDO O PATO DONALD

paul krugman
AQUILO QUE VOCÊ NÃO SABE NÃO PREJUDICA TRUMP
Agora estamos no estágio da pandemia da Covid-19 em que Donald Trump e seus aliados tentam suprimir informações sobre a difusão do coronavírus –porque é exatamente isso que eles estão fazendo. 

Mas como vem acontecendo desde o começo, eles ficaram muito para trás da curva. Do ponto de vista político (o único que lhes interessa), seus esforços de desinformação vieram tarde demais, e sem força suficiente.

Aqui estamos: dentro de alguns dias, milhões de estadunidenses sofrerão uma queda drástica em suas rendas, quando os benefícios expandidos aos desempregados expirarem. Isso requereria ação urgente; no entanto, evitar uma calamidade econômica estava fadado a ser difícil de qualquer forma, porque os republicanos em geral relutam em fornecer a assistência de que necessitam os trabalhadores a quem a pandemia deixou sem emprego.

E agora parece existir mais um obstáculo a qualquer ação: uma disputa interna no Partido Republicano sobre verbas para exames e para o rastreamento de indivíduos infectados. 

Até mesmo os republicanos do Senado apoiam uma ampliação no número de exames de coronavírus, que é desesperadamente necessária diante de nossa situação atual. A disparada no número de casos resultou numa defasagem nos exames, e os resultados deles estão demorando tanto tempo para sair que se tornam inúteis para todos os fins práticos.

Mas os funcionários do governo Trump se opõem à concessão de novas verbas para exames. E nem mesmo tentam oferecer desculpas, porque Trump em pessoa explicou a estratégia em seu comício de Tulsa, um mês atrás: se o número de exames for expandido, ele disse, vamos encontrar mais casos, e por isso eu instruí meu pessoal a desacelerar os exames, por favor.
Noutras palavras, o que você não sabe não prejudica Trump.

Ninguém deveria se surpreender por a equipe de Trump estar tentando suprimir más notícias sobre a pandemia. Isso era completamente previsível, levando em conta a Lei de Projeção de Obama: todas as teorias de conspiração da direita sobre o presidente Barack Obama representavam uma indicação do que os republicanos desejavam fazer assim que tivessem o poder.

Você se lembra, p. ex., dos rumores absurdos sobre uma iminente tomada de controle militar sobre o governo do Texas, tratados com seriedade por republicanos importantes? Agora temos agentes não identificados do Departamento de Segurança Interna circulando pelas ruas de Portland, Oregon, em veículos anônimos e detendo pessoas nas ruas. 

Lembra-se das insinuações de que o governo estava secretamente construindo campos de concentração? Milhares de imigrantes agora estão encarcerados em centros de detenção, em muitos casos sob condições horríveis.

E a guerra em curso contra os exames para detectar a Covid-19 foi prefigurada pelas constantes acusações de que o governo Obama estava suprimindo más notícias sobre a economia. O pessoal que queria a verdade sobre a inflação insistia em que o governo federal estava ocultando a inflação descontrolada que a direita previu mas jamais aconteceu. 

Os direitistas que queriam a verdade sobre o emprego –entre os quais, notavelmente, um certo Donald Trump– declaravam que os números oficiais do emprego que demonstravam melhora constante na economia eram uma falsificação, e que o desemprego era na verdade muito mais alto do que o governo vinha reportando. Portanto, era inevitável que os devotos de Trump viessem a fazer o que falsamente acusaram Obama de fazer,

Daí estarem agora ocultando os números desfavoráveis sobre a pandemia. Os esforços para restringir o número de exames são apenas parte da história.

O governo Trump recentemente ordenou que os hospitais suspendessem a transmissão de dados ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ordenando que eles os reportassem a uma empresa terceirizada, em lugar disso. 

Como resultado, os números sobre internações hospitalares, um indicador crucial sobre a pandemia, desapareceram do site do CDC, antes que uma onda de protestos levasse ao seu retorno.

E alguns estados controlados pelos republicanos, especialmente a Geórgia, vêm adulterando há meses os dados sobre o coronavírus, apresentando-os de maneiras enganosas que minimizam o problema.

O mistério é por que o ataque aos exames demorou tanto tempo a surgir. Uma dica aos profissionais: se você quer esconder más notícias epidemiológicas, precisa começar a fazê-lo antes que todo mundo perceba que a pandemia está em expansão e escapou ao controle.

Uma fascinante autópsia do The New York Times sobre o fracasso da resposta de Trump ao coronavírus nos ajuda a compreender o que aconteceu. E quero dizer literalmente autópsia: os estadunidenses estão morrendo de coronavírus em ritmo oito vezes superior ao do Canadá e 10 vezes superior ao da Europa.

O relato do jornal deixa claro que a equipe de Trump jamais considerou seriamente qualquer tentativa de lidar com a realidade da pandemia. Também deixa claro, além disto, que as autoridades se convenceram em abril de que escapariam impunes dessa abdicação de responsabilidade, e que o coronavírus desapareceria.
E quando elas perceberam que o vírus não estava colaborando com seu joguinho político, era tarde demais para ocultar a verdade.

A esta altura, não está claro nem mesmo a que propósito político obstruir os exames deveria servir. A tentativa de engendrar um boom econômico antes da eleição já fracassou, porque os estados que reabriram suas economias estão revertendo o curso. 

Trump já desperdiçou toda a credibilidade que o governo poderia ter com relação ao coronavírus; mesmo que o número de casos reportados subitamente comece a parecer muito melhor, quem além dos partidários mais leais do governo acreditaria nisso?

Assim, o que está acontecendo parece menos uma estratégia política do que um esforço para consolar o ego frágil do patrão. Trump continua a insistir, falsamente, em que o único motivo para que estejamos vendo tantos casos da doença é que o número de exames é excessivo, e por isso seus assessores estão tentando se enquadrar ao restringir os exames.

E se isso paralisar a resposta estadunidense à pandemia, tornando impossível uma estratégia de teste, rastreamento e isolamento dos focos de contágio, bem, enfrentar de verdade o vírus nunca foi parte do plano. (por Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia e colunista do New York Times)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails