terça-feira, 2 de junho de 2020

TAMBÉM TRUMP EXACERBA A TRUCULÊNCIA AO VER O PODER FUGINDO-LHE DAS MÃOS

paul krugman
TRUMP NOS LEVA À BEIRA DO ABISMO
No final do ano passado, Bob Kroll, o presidente do sindicato dos policiais de Minneapolis, foi a um comício de Trump, no qual agradeceu ao presidente por ter posto fim à opressão da polícia por Barack Obama e por permitir que os policiais colocassem as algemas nos criminosos, em lugar de neles mesmos”.

Os acontecimentos da semana passada, quando a morte de George Floyd sob custódia da polícia de Minneapolis resultou em manifestações contra a brutalidade policial, e essas manifestações foram recebidas com brutalidade policial –o que inclui violência sem precedentes contra a mídia– deixaram claro o que Kroll queria dizer por remover as algemas. E Donald Trump, longe de tentar acalmar a nação, está jogando gasolina na fogueira. Ele parece muito próximo de tentar incitar uma guerra civil.

Não creio que seja exagero dizer que os Estados Unidos tal qual os conhecemos estão à beira do abismo.

Como chegamos a este ponto? A história central da política estadunidense das últimas quatro décadas é que as elites endinheiradas transformaram o racismo branco em arma a fim de ganhar poder político, que elas empregaram para promover políticas que enriqueceram ainda mais aqueles que já eram ricos, à custa dos trabalhadores.

Até a ascensão de Trump, era possível, embora não fosse fácil, que as pessoas negassem tal realidade. Mas a esta altura, não ver o que está acontecendo requer cegueira deliberada.

Eu ainda vejo reportagens ocasionais que descrevem Trump como populista. Mas as políticas econômicas de Trump foram o oposto de populistas. 

Foram infatigavelmente plutocráticas, centradas principalmente num esforço bem sucedido para forçar a aprovação de imensos cortes de impostos para as grandes empresas e os ricos, e numa tentativa até agora mal sucedida de privar os pobres e as famílias de classe trabalhadora de seus planos de saúde.

E as guerras comerciais de Trump tampouco trouxeram de volta os bons empregos do passado. Mesmo antes que o coronavírus nos arremessasse a uma depressão, Trump havia fracassado em promover um grande crescimento no nível de emprego das minas de carvão ou da indústria. E os agricultores, que votaram em Trump por grande maioria em 2016, sofreram grandes prejuízos graças às guerras comerciais do presidente.

Assim, o que Trump realmente ofereceu à classe trabalhadora branca que forma a maioria de sua base política? Basicamente, ofereceu afirmação e uma forma de camuflar a hostilidade racial. E em nenhum outro ponto isso fica mais claro do que no relacionamento dele com a polícia.

Se o autointeresse econômico fosse a única coisa que propele a orientação política das polícias, seria normal esperar que os policiais favorecessem os democratas. Afinal, eles são funcionários públicos sindicalizados –e os republicanos se opõem tanto aos sindicatos quanto à presença do governo.

Eles não ganham dinheiro suficiente para se beneficiar muito do corte de impostos de Trump. Seus empregos estarão em sério risco se os governos estaduais e locais privados de arrecadação forem forçados a realizar cortes drásticos de despesas –e os aliados de Trump no Senado estão bloqueando a assistência que poderia evitar esses cortes.

De fato, as contribuições políticas dos sindicatos do setor público beneficiam por maioria esmagadora o Partido Democrata. E embora muitos bombeiros tenham votado em Trump em 2016, o maior sindicato de bombeiros endossou a candidatura de Joe Biden. 

Mas muitos policiais e muitos dos sindicatos de policiais continuam firmes partidários de Trump, e deixam muito claro o motivo dessa preferência: sentem que Trump apoiará suas ações mesmo que, ou talvez até especialmente se, eles se envolverem em comportamento abusivo com relação às minorias raciais.

Para ser claro, muitos policiais, provavelmente a maioria deles, se comportaram bem na semana passada. Na verdade, em algumas cidades a polícia mostrou solidariedade aos manifestantes, aderindo a protestos ou se recusando a agir.

Mas Trump claramente se alinha àqueles que rejeitam qualquer ideia de que policiais –ou qualquer outra autoridade– devam ser responsabilizados por comportamento abusivo. Lembre-se de que o presidente usou sua autoridade para perdoar membros das forças armadas americanas que haviam sido condenados por crimes de guerra pela justiça militar.
Em conversa por telefone com governadores na 2ª feira, ele não mostrou sinal de que reconhecesse que possa existir alguma justificativa para os protestos generalizados ou que a presidência tenha um papel a desempenhar em unificar a nação. 

Em lugar disto, disse aos governadores que toda a violência vinha da esquerda radical, e insistiu em que os governadores fossem mais duros. "Vocês precisam dominar, ou ficarão parecendo um bando de palhaços; é preciso prender e julgar pessoas."

Trump –que se escondeu num abrigo subterrâneo quando os manifestantes começaram a protestar diante da Casa Branca– também disse aos governadores que a maioria de vocês é fraca.

Foi um desempenho aterrorizante.

Os republicanos, como eu disse, passaram décadas explorando a hostilidade racial a fim de vencer eleições a despeito de uma agenda política que prejudica os trabalhadores. Mas Trump agora está levando essa estratégia cínica rumo a uma espécie de apoteose.

De um lado, ele na prática está incitando seus seguidores à violência. De outro, está muito próximo de ordenar uma resposta militar a um protesto social. E a esta altura, ninguém espera que os demais republicanos resistam a isso.

Eu na verdade não acredito que Trump vá conseguir provocar uma guerra racial no futuro próximo, mesmo que ele esteja claramente ansioso por uma desculpa para usar a violência. Mas ainda assim é provável que os próximos meses sejam muito, muito feios.

Afinal, se Trump está encorajando a violência e falando sobre soluções militares diante de protestos que em sua maioria esmagadora são pacíficos, o que ele e seus seguidores farão se parecer provável que ele sairá derrotado da eleição de novembro? (por Paul Krugman)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails