sexta-feira, 12 de junho de 2020

A POLITIZAÇÃO DO VÍRUS MATA A NOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

O coronavírus impõe ao país morte e dor em escala pandêmica. 

Ultrapassamos a marca de 40 mil mortos. Num cenário assim, muito do que necessitamos não depende de nós —o desenvolvimento de uma vacina, p. ex.

Mas também precisamos de muito pouca coisa: só uns dos outros. O diabo é que nem isso temos sido capazes de assegurar a nós mesmos.

A infecção política alastra-se na proporção direta do crescimento do número de mortos. Em apenas 33 dias, a quantidade de cadáveres quadruplicou. 

O vírus político também é letal. Matou a solidariedade. Quando esse laço fraternal que une as pessoas pelo simples fato de serem semelhantes é sacrificado, propaga-se uma patologia contra a qual não existe vacina: o embrutecimento da alma.

A decomposição da solidariedade produz surtos de raiva. 

Politicamente infectado, um senhor invadiu uma homenagem à memória dos mortos do coronavírus. Deu-se na praia de Copacabana, em cujas areias a ONG Rio da Paz cavou cem covas. Sob aplausos de observadores, o invasor achou que seria uma boa ideia derrubar as cruzes fincadas ao lado de cada cova. 
Os organizadores do protesto pediam a Bolsonaro que instalasse em Brasília um gabinete de gestão da crise sanitária, em parceria com estados e municípios. Sob a alegação de que o protesto causa "pânico", o intruso derrubou algo como 20 cruzes. 

Súbito, o pai de um jovem morto pela covid-19 pôs-se a levantar as cruzes: "Meu filho morreu com 25 anos. Ele era saudável. Vocês têm que respeitar a dor das pessoas. O mesmo direito que ele tem de tirar eu tenho de botar. Tem que respeitar. A praia é pública e eles têm direito também." 

"A verdade vos libertará", diz o versículo preferido de Bolsonaro, extraído do evangelho de João. Na pandemia, conhecer a verdade é a parte mais fácil. Ela está estampada na face de cada morto. Tem o semblante da incúria. 

Virar as costas para a realidade, terceirizando responsabilidades, não produz soluções. A verdade só seria libertadora se o presidente presidisse a crise, unificando o país. (por Josias de Souza)
"Peço-lhes atenção/ para o que eu vou contar./ A realidade é a verdade/ que
mais se custa a crer./ Eu vim de um mundo desigual,/ onde é voz universal/
que ele marcha para o mal./ Vi punir o amor,/ banir a paz./...Vão cortando
voz/ de quem não cansa/ de gritar/ que o chão todos faz irmãos..."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails