domingo, 7 de junho de 2020

MORO ADOTA RETÓRICA DEMOCRÁTICA E COMPARA RECUSA DO PT À AUTOCRÍTICA COM O NEGACIONISMO DO BOLSONARO

Quem toma decisões burras, se fragiliza diante dos espertos. 

Se julgarmos única e tão somente os posicionamentos de Sergio Moro e Lula sobre o momento atual do Brasil, o primeiro ganha por 7x1. Basta compararmos as declarações abaixo do Moro, em entrevista publicada na edição deste domingo (7) da Folha de S. Paulo com as desafinações recentes do Lula:
"Vejo esses manifestos [pluripartidários] com naturalidade, como reação às declarações que não têm sido felizes por parte do presidente, esses arroubos autoritários. Estamos discutindo temas da Guerra Fria, não deveríamos".
"A democracia é um pressuposto fundamental, independentemente de qualquer partido, qualquer grupo. Na democracia temos muito mais pontos em comum do que divergências. As questões pessoais devem ser deixadas de lado".
"[Indagado sobre se assinaria um manifesto que tivesse o Lula como um dos signatários] Não tenho nenhum problema pessoal com Lula, ele pode ter comigo, não tenho nada. Discordo dele, divirjo do pensamento político dele e igualmente do que foi feito com a Petrobras durante o governo dele. Não existe um sentimento de animosidade pessoal... E não falei que vou abraçar o Lula. O movimento não é do Lula".
"Agora, o que acho em relação ao PT, independentemente de manifesto, o que seria melhor eles fazerem, e isso foi colocado por determinadas vertentes do partido, é reconhecer seus erros. Melhor forma de você conseguir limpar seu caminho para o futuro é reconhecer os erros do passado. 
.
E a estratégia que eles adotam, negando os crimes que foram praticados durante a presidência do PT, durante o período que o partido tinha o controle sobre a Petrobras, junto a seus aliados, é mais ou menos o equivalente à postura do presidente da República, que nega a existência de uma pandemia no momento atual. É um erro isso".
Camaleão Moro: ora empina o nariz...
Sei que alguns leitores vão ficar indignados e correrão a comparar o passado de um e de outro, pintando Moro como o próprio capeta e Lula como um santo injustiçado. 

Mas, o objetivo deste post é bem diferente: mostrar como o primeiro reciclou rapidamente seu discurso, ajustando-o ao momento atual (a ponto de prestar-se a assinar manifestos em  defesa da democracia), enquanto o segundo parece preso por uma âncora ao passado. 

Lula vulnerabiliza-se por insistir em posições cujo prazo de validade venceu há muito tempo (caso da rejeição inflexível à autocrítica, postura que é uma heresia tanto para quem foi formado na tradição marxista quanto para os que acreditam piamente na democracia burguesa).

Uma das minhas tarefas no passado como profissional de comunicação empresarial era a de preparar políticos e empresários para terem um bom desempenho nas entrevistas à imprensa, o chamado media training. A equipe da agência simulava várias situações possíveis nas entrevistas reais, gravava as respostas do cliente e depois lhe apontava seus acertos e erros. No segundo caso, ensinávamos qual teria sido a postura inteligente diante daquela questão ou situação.  

O Lula é um cliente que eu jamais gostaria de ter, por conta de uma experiência anterior. Entrevistara-o durante quase uma hora para a Agência Estado em abril de 1989, bem no comecinho daquela campanha presidencial em que o PT produziu seus melhores vídeos publicitários de todos os tempos (Lula-lá) mas morreu na praia porque o Lula saiu-se muito mal no debate decisivo.

Perguntei se ele defenderia em campanha o modelo soviético que visivelmente fazia água (o sindicato Solidariedade da Polônia, p. ex., fora uma das estrelas daquela década, com as peripécias do Lech Walesa sendo acompanhadas com muita simpatia no mundo inteiro) e ele não encontrou uma resposta apropriada para me dar, só enrolou. Acontece.

...ora é só sorrisos. Qual o Moro real?
No dia 14 de dezembro, ele continuava não sabendo como responder à mesmíssima indagação. Então, já entrou com o pé esquerdo no importantíssimo debate realizado três dias antes do 2º turno: a primeira pergunta da noite, formulada pelo Boris Casoy, foi igualzinha à que eu lhe fizera oito meses antes e seu desconforto diante do assunto, idem. Novamente enrolou e foi inconvincente.

Começou na defensiva, parecendo acuado, e assim prosseguiu debate inteiro adentro (o peso da edição do Jornal Nacional no resultado da eleição foi mais tarde superdimensionado, pois, globices à parte, o Lula estava realmente irreconhecível). 

Então, se ele quiser recuperar o prestígio que teve outrora, precisa aprender a reciclar sua imagem tão habilmente como o Moro acaba de fazer. Por mais que batamos na tecla de que o ex-superministro do Bozo hoje não passa de um lobo em pele de cordeiro, os eleitores  menos politizados morderão a isca. Esperem e verão.

Na política convencional (a revolucionária é outros quinhentos, mas sobre esta falarei em algum artigo futuro), quem não se mantém em movimento, morre. 

O Lula parou no tempo e no espaço lá pelo começo desta década. Daí a situação do PT ter piorado cada vez mais, principalmente (e não por acaso) a partir de 2013, quando entregou de mão beijada para o inimigo a juventude combativa que estava despontando e, de início, se inclinava muito mais para o nosso lado.  (por Celso Lungaretti) 
Bons tempos aqueles, nos quais o PT nos inspirava
esperanças que miravam além das meras vitórias eleitorais! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Como disse o Safatle, tal qual a esquerda italiana, a esquerda brasileira também morreu...infelizmente

celsolungaretti disse...

Ora, por que tanto pessimismo e sinistrose?

Sim, morreu a esquerda que tentou manter coexistência pacífica com o capitalismo, acreditando que poderia "humanizá-lo" aos pouquinhos, como se fosse possível domar os instintos de tigres e torná-los vegetarianos.

Mas, ontem pode ter nascido a esquerda que superará o capitalismo e vá inaugurar uma nova etapa da evolução da humanidade, em que a prioridade suprema passe a ser a viabilização do bem comum e a busca da felicidade para todos, não o lucro, a ganância e a imposição da superioridade de uns sobre outros.

Iniciamos 2019 sob os piores augúrios possíveis. Tudo leva a crer que terminaremos 2020 sem o espectro do neofascismo arrastando correntes e nos provocando pesadelos, reconstruindo o que foi destruído e vislumbrando de novo uma possibilidade de futuro para o Brasil.

É, isto sim, motivo para recuperarmos o ânimo e redobrarmos nossos esforços. As nuvens negras estão se dissipando e o sol voltando a brilhar.

O que mais poderíamos obter neste exato instante?

O paralelo que me vem à cabeça é o daqueles times de futebol que para ser campeões, classificar-se para torneios intercontinentais ou simplesmente escapar do rebaixamento já não dependem apenas de si, mas sim tropeços dos seus concorrentes diretos?

O Antifascistas Futebol Clube estava até sábado em condição semelhante, mas os resultados de domingo o favoreceram e agora ele voltou a depender apenas de suas próprias forças.

E o que é melhor: conquistou uma vitória tão acachapante que seus jogadores e torcedores agora têm certeza de que a conquista do objetivo está ao alcance das mãos, bastando manter a estratégia que fez o time funcionar às mil maravilhas neste domingo.

Related Posts with Thumbnails