quinta-feira, 31 de outubro de 2019

BOLSONARO PODE NÃO TER ENVOLVIMENTO CRIMINAL COM A MORTE DE MARIELLE, MAS A RESPONSABILIDADE MORAL É INDISCUTÍVEL!

Afinal, o que foi esse imbróglio sobre a menção ao presidente Jair Bolsonaro no curso das investigações sobre a bestial execução da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes?

O que passou para o distinto público foi que o porteiro do edifício por algum motivo se equivocou, uma possibilidade já descartada pelas autoridades vazou e a TV Globo, tomando conhecimento de que Bolsonaro poderia ter algum papel no episódio, correu a noticiar isto, lastreada unicamente no testemunho do tal porteiro.

O próprio Bolsonaro descarta que tenha havido má intenção por parte do funcionário e aponta como alvos para seus militantes tresloucados o governador Wilson Witzel, cuja polícia estaria forçando a barra para colocá-lo na berlinda, e a Globo.

Mas, será isto mesmo que aconteceu? Como termos certeza?

Temo que só adiante saberemos se há algo mais além dessa narrativa tão conveniente para a auto-vitimização do velho e combalido leão... ôps, quer dizer, do presidente. Fiquei um pouco confuso ao ver tantas hienas ao seu redor, pelo menos até perceber que boa parte das hienas eram comadres dele e não inimigas.
Assim como até hoje não me convence o atentado tão conveniente (decidiu a eleição!) que teria sido cometido contra Bolsonaro. Afinal, mais inverossímil ainda é a lorota estadunidense de que o fogo cruzado que matou John Kennedy teria sido proveniente de um único atirador, e mais de meio século depois essa patranha ainda é mantida como a verdade oficial nas bandas de lá. 

Abusa-se demais de teorias da conspiração hoje em dia e yo no creo en la mayor parte, mas já tive muitas comprovações de que hay las brujas. Sem dúvida, las hay...

Então, pelo que aprendi nos três anos e meio de atuação profissional na Coordenadoria de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes, é igualmente possível que 1) Bolsonaro estivesse inteirado do atentado contra Marielle; ou que 2) não tivesse a mais remota noção do que se planejava. 

No segundo caso, seríamos obrigados a concluir que o alardeado profissionalismo da Globo não passa de lenda, pois não se levanta uma lebre dessas no noticioso de maior repercussão sem ter algo além do testemunho de um porteiro.

No primeiro caso, de uma operação abafa bem sucedida, teríamos de indagar: qual haveria sido a moeda de troca capaz de fazer a Globo recuar de forma tão humilhante? 

Pois, no melindroso assunto milícias, verdadeiro calcanhar de Aquiles do clã Bolsonaro, havia munição de sobra para uma emissora poderosa como a Globo dar a volta por cima.

Desde o primeiro momento escrevi (botei no título!) que não dá pra dizer que Bolsonaro esteja envolvido, mas completei com uma indagação fundamental: pode um parça de milicianos presidir o Brasil?.

Ou seja, não se deveria reduzir o assunto a uma mera novela policial, mas sim colocar em questão as ligações perigosas do presidente da República do Brasil com uma organização criminosa responsável por um sem-número de crimes hediondos, que foi criada com o pretexto de eliminar bandidos, mas, na verdade, apenas substituiu aqueles que exterminava e acabou tomando conta do mercado.

Eu já disse e repito, Pablo Escobar chegou até a ser deputado, mas nem a Colômbia aguentou por muito tempo a humilhação mundial de manter um notório narcotraficante no seu Legislativo.

E o senador italiano Giulio Andreotti esperneou um bocado, mas seu passado ilustre e sua idade avançada não impediram que sua carreira política fosse destruída quando ficou comprovado seu envolvimento com a Máfia.

Toda a promiscuidade pregressa (escancarada!) dos Bolsonaros com as milícias do Rio de Janeiro os tornaria inelegíveis para mandatos executivos e legislativos em qualquer país que se desse ao respeito.

Mas este, claro, não é o caso do Brasil. (por Celso Lungaretti)

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinto muito, meu caro, mas estão prestes a fechar o regime sem nenhum tanque nas ruas.

É o golpe em versão escamoteada, infelizmente. Tudo isso é muito triste.

Vamos ter de aguentar mais 21 anos de "você sabe com quem está falando?" ou de "eu prendo e arrebento" etc.

Ou alguém acha que os milicos,depois de tudo o que vêm fazendo, iriam entregar a rapadura em 2022?

A sequência é esta: lava-jato-->prisão do Lula-->militares no poder-->fechamento do regime.

Que sina maldita deste povo...

Anônimo disse...

Celso,
Acredito que esteja levando o clown (digo cla) muito a sério.

Talvez por alinhar-se ao que eu já estava pensando, o post do David Emanuel a respeito do "Projeto de Deposição de Bolsonaro", que você publicou dia 30/10/19, é o que melhor explica as atitudes deles.
Estamos diante de marionetes (os Bolsonaros) manipulados por cordões invisíveis (para eles). A validade de sua presença durava o tempo de aprovar a reforma previdenciária.
Agora, a sua natural incompetência, os faz ter atitudes politicamente levianas.
Os ataques e retratações recentes fazem-nos parecer moleques e só a seita bolsonarista não vê essa condição.
Claro que não estamos lidando com eles e sim com mentes refinadas que estão conseguindo impor sua agenda ao país e que estão desmoralizando o Capitão e sua prole e agregados.

Se essa agenda é boa não sei.

Recordo que durante muito tempo o país foi um porto seguro para os abutres financeiros devido ao spread imoral de juros entre os juros daqui e os praticados internacionalmente. Arbitrar essa diferença era moleza.
Dilma Roussef foi a única que destoou dessa prática, por pouco tempo aliás, ao reduzir as taxas de juros, mas recuou.

A nova condução da política monetária brasileira está fazendo o que Dilma fez e, parece, que vão dar um fim nesse tipo de operação financeira e procurar induzir o capital a produzir investindo aqui.

***

Existe uma imensa bolha de ativos no planeta e que está direcionada aos tradicionais lugares de incineração de dinheiro falso: bolsas e imóveis.

Concomitantemente, o avanço tecnológico coloca os capitalistas no impasse quanto como extrair riqueza do trabalho assalariado, o que me faz pensar que, talvez, estejam pensando em algum tipo extinção em massa, como foram as guerras mundiais.

A alternativa para essa extinção seria uma mudança das elites para a generosidade. Há sinais.
Uma tal "távola redonda*" que reúne a nata dos empresários americanos anunciou que fará investimentos nas comunidades e nas pessoas visando o seu crescimento para, só depois, extrair lucro.

Minha opinião é que boas intenções o inferno está cheio, Será mais realista preparar-mo-nos para o pior.

*https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/10/01/sera-o-fim-da-geracao-de-valor-para-acionistas-como-meta-unica.html

Related Posts with Thumbnails