quarta-feira, 28 de agosto de 2019

"PESSOAS COMO TRUMP E BOLSONARO QUEREM MATAR TODA A SOCIEDADE, DESTRUIR TUDO E TER LUCROS"

Para Noam Chomsky, ainda mais nefastos que Hitler... 
"...a esquerda brasileira está completamente desordenada, há muita apatia, as pessoas estão apenas assistindo a tudo que está acontecendo, pensando não podemos fazer nada, então vamos esperar passar.

...o Brasil ainda não desenvolveu uma oposição [a Bolsonaro]. Talvez agora, no contexto de duras críticas internacionais à destruição da Amazônia, isso surja. Talvez a partir disso surja a oposição real que deveria estar sendo feita. 

É preciso que a crise na Amazônia funcione como um ponto de inflexão para a oposição. Se a crise na Amazônia continuar, o mundo inteiro vai sofrer. 
...são os expoentes da ultradireita atual"

Estamos chegando a um ponto em que os danos ambientais são irreversíveis. Se passar disso, será o fim da vida humana organizada no planeta. 

E temos gente como Trump e Bolsonaro negando que exista aquecimento global e adotando políticas que o exacerbam.

Para mim, eles são os maiores criminosos da história. Hitler queria matar todos os judeus, mas essas pessoas estão dizendo: Vamos matar toda a sociedade, destruir tudo e ter lucros." (por Noam Chomsky, filósofo, sociólogo, linguista e cientista cognitivo)

6 comentários:

Henrique Nascimento disse...

Celso, sei que você está muito sensibilizado com a nossa atual conjuntura de ter um presidente desse naipe, mas acho que um pequeno contra-ponto faz bem ao debate.

Todos sabem que o desmatamento na Amazônia brasileira é monitorado anualmente, desde 1994, pelo INPE (depois o IMAZON iniciou também paralamente). Pode-se verificar que desde então há desmatamentos (com variações inter-anuais), ou seja, desmatamento zero é utopia, nunca vai ocorrer, pelo simples fato de que a floresta em pé monetariamente ainda vale bem menos do que caída. A pergunta é: quem vai querer pagar para manter a floresta em pé? Ou seja, 1 ha de soja, que a Europa tanto necessita para alimentar seu rebanho confinado, atualmente vale muito mais que a biodiversidade tropical preservada. Fundo Amazônia norueguês ou qualquer recurso que se coloque para tentar frear desmatamentos e queimadas na Amazônia na minha opinião é hilário. Se o mundo realmente quer preservar, estancar de vez a degradação da ainda maior floresta tropical contínua do mundo terá que mudar radicalmente a forma de relação econômica.

É bom destacar que dados do INPE que obviamente não são revelados publicamente mostram que os países vizinhos (Peru, Colômbia e Bolívia) detentores dos outros 30% daquilo que chamamos de floresta Amazônica também apresentam taxas de desmatamentos (e queimadas) similares às nossas.

Desmatamento 10 ou 100 não importa. Com 10 a floresta Amazônica vai desaparecer em 100 anos e com 100 em 10 anos. Para mim, é a mesma coisa


celsolungaretti disse...

Henrique,

para mim isso não tem absolutamente nada a ver com custo/benefício, "nossa" floresta e outras racionálias mesquinhas e calculistas, mas sim com os interesses superiores da humanidade, num planeta cada vez desprovido dos recursos necessários à perpetuação da espécie a que pertencemos todos.

Eu sempre abominei as formulações geopolíticas, que trazem implícitas uma visão dos homens como irremediavelmente cindidos por disputas de interesses. Enquanto ela prevalecer, estaremos marchando para o fim. Unidos, talvez sobrevivamos. Divididos, inevitavelmente desapareceremos da face da Terra.

Abs.

Henrique Nascimento disse...

Concordo. Se o mundo quiser a biodiversidade da "nossa" e das florestas tropicais africanas e asiáticas (ainda bastante extensas) preservada, as algas produzindo oxigênio e acabar com a violência do Rio de Janeiro tem que parar de consumir soja e cocaína.

Anônimo disse...

A classe média brazileira sofre de bloqueio cognitivo.

Pagam escola particular para os filhos, onde aprendem ecologia e preservação ambiental.

Não obstante isso, em casa , os filhos observam os pais venerarem o bolsoNero, que bota fogo na amazonia...

Henrique Nascimento disse...

Infelizmente, Anônimo, degradação ambiental ocorre desde quando os portugueses chegaram ao Brasil, os ingleses aos EUA e à Austrália, os espanhóis à América do Sul e Central e os franceses à África. Portanto,não é um fenômeno recente. Hoje li que grandes empresas de sapatos boicotaram a compra de couro brasileiro. Será que eles estão preocupados com a conservação da onça e da anta e da girafa ou é jogada de mercado para diminuir o preço do couro?

Vejo o Bolsonaro como um mero pau-mandado desse povo. Não acredito na preocupação de presidente francês alemão ou norueguês com a preservação ambiental.

Anônimo disse...

Henrique Nascimento,

O bozo é apenas um boneco de ventríloco dos milicos, e sempre utiliza o diversionismo para sequestrar as pautas e, assim, desviar o foco do que realmente importa para a sociedade...

Em 2104, tão logo as urnas deram a vitória à Dilma, os generais levaram o bozo para os quartéis e apresentaram-no como o futuro presidente do brazil.

Alguém já disse que a vida é uma raridade, mas o capitalismo é uma máquina de moer gente e de destruição do meio ambiente...

Related Posts with Thumbnails