segunda-feira, 26 de agosto de 2019

JÁ QUE ULTIMAMENTE SE TEM FALADO TANTO NO IMPERADOR NERO, EIS SUA BIOGRAFIA E UM FILME SOBRE ELE

Eis o Nero do século 1...
Certamente o mais famoso imperador maluco da história do Império Romano,  Nero Cláudio César Augusto Germânico também é um dos mais emblemáticos e contraditórios chefes que existiram, ora competente e bondoso para alguns, ora desvairado e maligno para outros.

Nero ascendeu ao poder após a morte de Cláudio, sendo posteriormente responsabilizado por inúmeros assassinatos, como o da própria mãe e do meio-irmão, Agripina e Britânico, respectivamente. 

Teve seu governo marcado por uma incessante perseguição aos cristãos, quando os lançava a animais esfaimados que terminavam por trucidar os coitados.

O mais famoso evento atribuído ao imperador Nero é o Grande Incêndio de Roma, ocorrido em 18 de julho de 64, quando a Cidade Eterna teria ardido em chamas por dias.
...e a atual repetição da História como farsa.

Diz-se que, enquanto Roma pegava fogo, Nero estaria concentrado em suas composições com a lira (instrumento musical de cordas similar à harpa). Todavia, atualmente não se credita a autoria do incêndio a Nero.

Os dias de mando e desmando de Nero encontraram termo em 9 de junho de 68, após o Senado o declarar inimigo público. 

Nero, que havia fugido de Roma, acabou por cometer suicídio ao perceber a aproximação de um destacamento romano — ocasião em que teria berrado ao mundo: “Que grande artista estás perdendo!”. (por Eudes Barroso, no site Incrível História)


Imperium: Nerone  (2004), cujas 2 partes estão acima, é um filme de TV
que reconstituiu a trajetória e época do dito cujo. Co-produção de 
5 nações (Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Tunísia),
foi dirigida por Paul Marcus. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails