quinta-feira, 8 de agosto de 2019

AS MÚSICAS PEDIDAS PELO OUVINTE LULA, DE CURITIBA: "QUEREM ACABAR COMIGO", "ZIGUE-ZAGUE" E "ÓI NÓIS AQUI TRAVEIS"

bruno boghossian
DEBATE SOBRE TRANSFERÊNCIA DE LULA RESUME UMA POLÍTICA CONTAMINADA
As decisões dos juízes de São Paulo e do Paraná animaram a militância bolsonarista. 

“O presidiário pode ficar em cela coletiva!”, comemorou a deputada Carla Zambelli (PSL). Lula está preso há quase 500 dias, mas alguns de seus opositores ainda estão em busca de revanche.

A discussão sobre uma possível transferência do petista de uma sala da Polícia Federal para uma penitenciária comum resume a contaminação do debate público no Brasil. O episódio conseguiu desgastar ainda mais as relações políticas e institucionais dos dois lados do fosso.
"Querem acabar comigo / Nem eu mesmo sei por que"

O ex-presidente estava na superintendência da PF em Curitiba por determinação da Justiça. Quando mandou prendê-lo, Sergio Moro afirmou que, em razão do cargo que havia ocupado, Lula deveria começar a cumprir sua pena “separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.
Grosseria de Doria foi goleada no STF: 10x1
Um subordinado de Moro achou que isso deveria mudar. O superintendente Luciano Flores disse que a presença do ex-presidente mudou a rotina do prédio e que apoiadores do petista passaram a se aglomerar na região, demandando a presença constante de policiais. Isso acontece há 16 meses, mas só agora o órgão pediu a transferência do preso.

Ao saber que o ex-presidente poderia ser levado para o sistema prisional de seu estado, João Doria (PSDB) tentou passar a mão no troféu: 
“Ele será tratado como todos os outros presidiários”, escreveu. “Se desejar, terá a oportunidade de fazer algo que jamais fez na vida: trabalhar!”
"Agora vou assim, de zigue-zague, zigue-zague / Você
quer me ver assim, de zigue-zague, zigue-zague?"
.
O tom de vingança provocou reação de deputados de vários partidos. Na Câmara, um tucano foi ao microfone e disse que a decisão era absurda. Parlamentares pediram ao Supremo que julgasse o assunto no plenário. Os ministros suspenderam a transferência por 10 votos a 1.

O STF pôs de pé uma resposta institucional. A imagem de Moro se deteriorou um pouco mais, tanto no tribunal quanto no Congresso. De outro lado, os apoiadores do ex-juiz e de Bolsonaro tomam fôlego para atacar essa aliança. O fosso aumenta. (por Bruno Boghossian)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails