domingo, 13 de janeiro de 2019

ESTARÁ EVO MORALES À ALTURA DO GESTO DE SOBERANIA QUE O MOMENTO EXIGE?

dalton rosado
A ALEGRIA E HIPOCRISIA DOS CARRASCOS
O motivo da encarniçada perseguição a Cesare Battisti não é a realização da justiça, mas sim a demonstração de que não vale a pena lutar contra o poderio avassalador do establishment, ainda que ele seja genocida em larga escala.

Por que não se condena a príncipe saudita Mohammed Bin Salman, que mandou matar o jornalista Jamal Khoshoggi, seu conterrâneo, numa embaixada na Turquia?

Por que jamais se condenou à prisão qualquer torturador e assassino brasileiro pelas atrocidades e crimes praticados durante a ditadura militar?

Por que Lula, o único brasileiro operário guindado à Presidência da República pelo voto popular (graças à falência da burguesia em administrar o que é seu), mesmo com toda a sua subserviência ao sistema e pacto corrupto com a escória da política brasileira, acabou sendo nosso único presidente encarcerado?

Por que um magistrado de primeira instância que de uma hora para outra resolver processar e prender (corretamente) políticos como jamais aconteceu na nossa história de tradição de corrupção, é premiado com o mais alto posto do comando da promoção administrativa da justiça no Brasil?
Criminosos de guerra impunes: o senhor e seu lacaio.

Por que jamais se condenou George W. Bush que bombardeou o Iraque com aviões distantes 10 mil metros de altura, matando grande quantidade de civis inocentes, inclusive crianças que dormiam, sob a alegação da existência de armas químicas jamais comprovadas? Por que não é considerado terrorista?

Por que há quem apoie o sanguinário ditador da Síria Bashar Al-Assad, relativizando os crimes hediondos que marcam sua infame trajetória?

Por que os Estados Unidos aceitavam um ditador corrupto e subserviente aos seus interesses, Fulgêncio Batista, inclusive asilando-o em seu solo com toda a sua riqueza saqueada ao povo cubano, mas financiaram a invasão da ilha para a derrubada de Fidel Castro?

Por que o corrupto ex-presidente paraguaio Alfredo Stroessner pode viver tranquilamente em Brasília, desfrutando comodamente sua fortuna, sem jamais ser extraditado? 

Por que Anastácio Somoza, o sanguinário e corruto ditador da Nicarágua recebeu pronta assistência militar e apoio financeiro na sua luta contra os sandinistas (desvios condenáveis e deploráveis do Daniel Ortega, que se subsumiu à lógica do capital, à parte)?

Por que Jesus Cristo foi condenado a morrer na Cruz por uma massa induzida? 
"gestos altaneiros que podem afirmar a dignidade de um povo"

Seriam intermináveis os porquês da história.

Mas há também gestos altaneiros que podem afirmar a dignidade de povo, como se fosse um Davi diante do Golias a dizer peremptoriamente: aqui decidimos conforme nossas próprias convicções e um perseguido político, uma vez em nosso solo, não se submeterá a nenhum submisso capricho alheio.

Estará Evo Morales à altura do gesto de soberania que o momento dele exige?    

Basta! 

Coloquemos abaixo a hipocrisia, pois ela, por si só, jamais se autocriticará; é seu instrumento de manipulação das consciências! (por Dalton Rosado, que recomenda aos leitores esta sua composição em homenagem ao Cesare)
PS: falando nisso, por que o Lula, ex-presidente da República, era conduzido
coercitivamente para prestar depoimento, enquanto o Queiroz dança,
deita e rola no hospital Albert Einstein, debochando da Justiça?

Um comentário:

André Luiz disse...

Não está.

Related Posts with Thumbnails