quarta-feira, 14 de novembro de 2018

EM 2016 EU JÁ RECOMENDAVA AO LULA QUE NEGOCIASSE SUA PERMANÊNCIA FORA DAS GRADES. AGORA É TARDE, INÊS É MORTA...

Gilberto Carvalho: preocupado com a sorte de Lula
"Quando [Bolsonaro] tomar posse com Lula preso, não sabemos o que vai acontecer. Tudo que ele fala é no sentido de que o Lula morra de podre na cadeia”, lamentou-se um dos dirigentes mais lúcidos do PT, Gilberto Carvalho.

Pesarosamente, sou obrigado a concordar: a tendência é mesmo esta, e dificilmente haverá como revertê-la agora.

Mas, existia tempo de sobra em 15 de setembro de 2006, quando escrevi o primeiro artigo (este aqui) no qual recomendei que Lula desistisse dos voos altos e procurasse garantir ao menos uma velhice fora das grades. Naquele tempo, algo assim poderia ter sido facilmente negociado nos bastidores e concretizado pela via judicial ou mediante um indulto presidencial. Agora é tarde, Inês é morta.

Eis trechos do texto que então escrevi, tendo várias vezes batido na mesma tecla ao longo dos dois anos seguintes, sempre em vão:
Desta vez, não havia como obter a vitória nas ruas
                                                .
"...Lula ainda pode sustentar uma batalha jurídica, mas perdeu a batalha política.

...independentemente de as digitais do Lula serem ou não encontradas nas armas dos crimes, o cidadão comum concluirá que ele deu seu consentimento para a bandalheira.

Afinal,  a imagem desligada  de Dilma era tão acentuada que muita gente acreditou na sua boa fé quando ela disse ignorar tudo que estava rolando à sua volta. 

Mas, a imagem do Lula é bem diferente, de rústico mas ladino, um homem do povo que PhD nenhum faz de bobo. Sua esperteza e jogo de cintura o tornavam o modelo do que todos os humilhados e ofendidos gostariam de ser; elas, contudo, o condenam agora.

...a eleição presidencial de 2018 já está perdida para Lula; mesmo que lhe permitam disputá-la, não conseguirá reerguer-se politicamente em tão pouco tempo, apoiado por um partido em frangalhos e tendo contra si a máquina do poder.

Em 2022, sim, terá transcorrido o tempo necessário para que se dissipe boa parte da carga negativa de tudo que a mídia vem trombeteando... 
Isolado em São Borja, Vargas se preservou
... [Lula] deveria fazer como Getúlio Vargas em 1945, quando foi afastado do poder (ditatorial) que exercia por forças políticas nacionais e pela pressão dos EUA, então avessos a governantes assemelhados aos que derrotara nos campos de batalha.

O compromisso que Vargas firmou com eles para não sofrer processo, nem perder os seus direitos políticos ou ser obrigado a deixar o país: hibernar

Isolou-se na sua estância gaúcha, não disputando a eleição presidencial daquele ano nem participando da campanha eleitoral (lançou apenas uma mensagem de apoio a Eurico Gaspar Dutra, que foi amplamente divulgada e bastou para os seus devotos saberem em quem deveriam votar). Passado o quinquênio de hibernação, voltou à ativa, elegeu-se presidente –aos 69 anos!– e marchou para a tragédia.

A hibernação também me parece a melhor solução para Lula, desde que seus inimigos se convençam de que ele realmente chegou ao fim da linha e não façam questão cerrada de dar-lhe o tiro de misericórdia... 

...Eu gostaria que fosse adotada solução semelhante à de 1945, com Lula permanecendo em casa no aconchego da família, seja hibernando por alguns anos ou aposentado em definitivo da política.

Seria mais digno, para ele e para o País"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails