quinta-feira, 26 de julho de 2018

LEONARDO BOFF LAVA NOSSAS ALMAS: É UM ESQUERDISTA QUE NÃO LAMBE AS BOTAS ENSANGUENTADAS DOS TIRANOS!

"Como presidente de honra de nosso Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Rio, uno-me ao Centro Nicaraguense de Direitos Humanos que, com seu comunicado de apoio aos bispos, faz uma justa crítica ao governo que está perseguindo, sequestrando e assassinando seus próprios compatriotas

Repito as palavras do papa João Paulo II: não há guerra santa, nem guerra justa, nem guerra humanitária, porque toda guerra mata e ofende a Deus. O mesmo vale para quem comanda práticas semelhantes contra seu povo.

Estou perplexo pelo fato de que um governo que conduziu a libertação da Nicarágua possa imitar as práticas do antigo ditador. O poder não existe para impor-se a seu povo, mas sim para servi-lo com justiça e em paz.
A Nicarágua necessita do diálogo, mas, antes de tudo, necessita que as forças repressivas parem de matar, especialmente aos jovens. Isto é inaceitável. A Nicarágua necessita de paz e, de novo, paz."
(Leonardo Boff, teólogo, escritor e professor universitário)

3 comentários:

Unknown disse...

Respeito o Boff, mas discordo totalmente de seu texto. De uma pieguice atroz e risível ao extremo. O clero nicaraguense sempre foi reacionário, sempre jogou contra a esquerda. Conheço a Nicaragua e tenho amigos por lá (nenhum deles pode ser considerado sandinista). Ortega foi eleito pelo voto popular. Há que se respeitar as regras do jogo. Grupos financiados pelos ianques e pelos empresários locais, com apoio da Igreja católica, inconformados com a derrota eleitoral geram o caos para depor o governo e devemos nos solidarizar com esses golpistas?! É isso?! As regras só valem quando eles (a direita) estão no governo?! Aí, então, devemos respeitá-las e aguardar novas eleições?! É assim que devemos proceder?! Parem o mundo que eu quero descer! E esse tal massacre da população nicaraguense por parte do governo sandinista é outra lorota midiática. Quem vive em Managua sabe bem disso. Não passarão!

celsolungaretti disse...

O que acontece na Nicarágua é o que já aconteceu num sem-número de ditaduras stalinistas, que são o contrário de tudo que Marx e Proudhon pregaram. Não passam de caudilhismos que usam retórica ideológica para camuflar sua essência espoliadora.

Estou totalmente ao lado do Boff. Genocidas não são de direita nem de esquerda, são apenas genocidas. E todo cidadão com espírito libertário tem de repudiá-los firmemente.

Ademais, você talvez não perceba o xis da questão: escrevamos o que escrevamos, nossos textos nada alterarão a situação interna DA NICARÁGUA. mas, defender um déspota bestial como o Somoza nos dá péssima imagem NO BRASIL.

Nós, que temos por obrigação fazer a revolução brasileira, estamos nos associando a algo que horroriza e enoja toda pessoa decente. Isto só dificulta ainda mais uma tarefa que, em si, já é dificílima.

Alessandro Alcântara disse...

Unknown, teu texto é cagado e cuspido do PT que até hoje tá resentido com as revoltas de Junho de 2013, xingando-os de manipulados pelos EUA até hoje porque se recusa a enxergar as merdas que fez em seu governo que foi no máximo liberal, mas nunca de esquerda. Você chega ao ponto de colocar governo como uma "vítima esquerdista" de um "povo golpista" - isso é ridículo! Tenho que lembrar aqui que foi o PT quem decidiu se aliar com os direitistas, incluindo bancada evangélica?

Related Posts with Thumbnails