terça-feira, 8 de novembro de 2016

PARA BOM ENTENDEDOR, GILMAR MENDES ANTECIPOU QUE SÓ DILMA SERÁ CONDENADA PELO TSE.

Entrevistado pelo jornal Valor em Washington, o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes não teve a mínima preocupação em deixar dúvidas sobre qual será a decisão da Justiça Eleitoral com relação à chapa vencedora na última eleição presidencial: ela será mesmo impugnada pelo TSE. 

É o que se depreende de suas afirmações, segundo as quais:
  • a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff teria custado quatro vezes mais do que o valor declarado;
  • teriam sido descobertas várias ilegalidades, como doações de empresas cujas receitas não demonstram capacidade para fazer aportes e de pessoas físicas que recebem pelo programa Bolsa Família e, portanto, não estariam em condições de doar; e
  • certas doações teriam sido, na verdade, parte de pagamento por obras com a Petrobrás (casos levantados pela Operação Lava-Jato e repassados ao TSE).
Depois, ao afirmar que "o tribunal terá de fazer a avaliação levando em conta um quadro de grande responsabilidade institucional", Mendes deu uma óbvia pista de que o TSE vai aceitar a tese da separação de contas, poupando o vice e condenando apenas a cabeça de chapa.

Dilma Rousseff poderá, inclusive, ter seus direitos políticos cassados, independentemente de o Senado Federal ter decidido em contrário no julgamento do impeachment.

Se Mendes dissesse, p. ex., que lei é lei e precisa ser integralmente cumprida, sinalizaria punição também para Michel Temer; já ao aludir à grande responsabilidade institucional, dá a entender que, para não tumultuar ainda mais o cenário político e agravar a crise econômica com uma nova troca de presidente (agora por via indireta), será melhor deixar tudo como está.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails