sexta-feira, 8 de abril de 2016

O QUE PODEMOS DEPREENDER DA PESQUISA DATAFOLHA SOBRE O IMPEACHMENT?

Segundo o DataFolha, 60% dos deputados estariam decididos a votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, 21% a votarem contra e existiriam 19% de indecisos.

Ou seja, o impeachment teria hoje 308 votos, contra o impeachment estariam 108 deputados e os indecisos totalizariam 97.

Para que o impeachment seja aprovado na Câmara e enviado ao Senado (etapa seguinte), precisa obter 342 votos.

Ora, uma análise exclusivamente matemática destes números indica que a probabilidade maior é de que o impeachment passe, pois lhe faltariam 34 votos e os indecisos somam 97. Mantida a tendência prevalecente, 60% dos indecisos optarão pelo impeachment, perfazendo mais 58 votos, suficientes para a aprovação da proposta.

Numa análise política, a hipótese mais plausível é a de uma avalanche de votos, pois nossos bravos parlamentares, firmes como geleia, no frigir dos ovos deverão alinhar-se com o governo que vem, mandando às urtigas o governo que vai –foi assim no impeachment do Collor.

No entanto, a rede chapa branca deu o seguinte enfoque à notícia que lhe é flagrantemente desfavorável: DataFolha: Câmara não tem votos para o impeachment

É um título capcioso, que induz a uma conclusão errônea e, na verdade, não quer dizer absolutamente nada, pois os que tentam impedir o impeachment também carecem dos votos necessários para tanto. A abordagem honesta seria nesta linha: a descida do muro dos indecisos decidirá a parada.

Enfim, os que buscam uma interpretação conscienciosa das notícias, a encontram aqui. 

E terão minha gratidão se indicarem este blogue a outros internautas conscientes do quanto se tenta manipulá-los e cansados de serem tratados como crianças.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails