sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

BRIZOLA AGORA É HERÓI DA PÁTRIA. FOI GRANDE. MAS LAMARCA E MARIGHELLA FORAM MAIORES.

Brizola falando à Rede da Legalidade...
A presidente Dilma Rousseff sancionou lei incluindo no Livro dos Heróis da Patria o político Leonel Brizola que, quando era governador do RS, liderou a resistência ao golpe de estado tentado pela direita em 1961, quando da renúncia do presidente Jânio Quadros.

Infelizmente, a conspiração militar acabou sendo vitoriosa na oportunidade seguinte, dois anos e meio depois. Mas não por omissão do Brizola: ele bem que pretendeu confrontar os fascistas, só que o presidente João Goulart era de outra têmpera e preferiu escafeder-se com o rabo entre as pernas para o Uruguai, deixando o governo acéfalo.

Honraria merecidíssima. Brizola estará em boa companhia, ao lado de Anita Garibaldi, Chico Mendes, Frei Caneca, Tiradentes e Zumbi dos Palmares, bem como de líderes da Conjuração Baiana, das Guerras Guaraníticas, da Insurreição Pernambucana de 1624-1654, da Revolução Acriana e da Revolução Federalista; de heróis da Revolução Pernambucana de 1817; e dos estudantes MMDC, mortos em praça pública pela ditadura de Getúlio Vargas.
...e com o lenço vermelho dos socialistas.
A lei que acaba de ser sancionada alterou também o prazo necessário, após sua morte, para que um cidadão possa ter seu nome acrescentado ao Livro. Era de 50 anos, passou a ser de 10.

Este outro tipo de pedalada permitiu à Dilma antecipar em quase quatro décadas a homenagem ao seu ídolo, morto em 2004.


Já os comandantes Carlos Lamarca e Carlos Marighella assassinados covardemente pela ditadura militar quando estavam sem a mínima possibilidade de reação, o primeiro combalido e já rendido, o segundo surpreendido por uma tocaia
 não mereceram de Dilma idêntica demonstração de respeito. No entanto, eles compõem, com Tiradentes, a trinca dos maiores heróis que este País já produziu.

O casuísmo da presidente permite, contudo, que não precisemos esperar 2019 nem 2021 para prestar-lhes o merecido tributo. Desde que ousemos lutar para que isto aconteça, ousando vencer a resistência dos inimigos e dos desafetos de outrora.

4 comentários:

Valmir disse...


Um gênero de narrativa sempre me atraiu mais que os outros: os das grandes imposturas, as grandes manipulações de massas, as invencionices magistrais. Isso pq desde o começo sempre ficou claro que estávamos permanentemente envolvidos em algo do tipo o tempo todo, sempre. Agora é esse tal de impeachment da primeira presidenta que tivemos (não que ela não mereça e precise. Merece e precisa) Mas ninguém quer de verdade. Deixe explicar pq somente os miolo do golpe militar acreditam nisso. Antes tem de entender como funciona a cabeça dos brasileiros, coisa que todo politico sabe muito bem; o pior psicopata massacra uma família inocente que dormia na paz do senhor... no começo eles ficam chocados, mas quando prendem o criminoso que sabe fazer aquela cara de vitima da sociedade na TV todos imediatamente passam a ter um imenso dó do bandido. E vão buscar explicações em sua infância, e pedem compreensão pq ele sofreu muito com um sapato um número menor que o padrasto comprou quando tinha 10 anos. Os bandidos e os políticos (mesma coisa) logo entenderam isso e inventaram os direitos humanos.
Se derrubam a presidenta imediatamente ela e o petismo viram o psicopata acima referido e todos passam ama-los de novo. E Lula volta fagueiro e triunfante em 2018..tudo que ninguém quer. Então o que eles querem com essa conversa é que o governo passe o resto do mandato se defendendo, acuado nas cordas do ring e nada possa fazer para tirar o pais do buraco que o colocaram. Coisa que não fariam de modo algum mesmo...mas assim se garante melhor o desgaste total do atual sistema de poder.
Podem me cobrar a profecia quando quiserem...

Valmir disse...

"miolo mole'..os que pregam golpe militar e outras insanidades..

Anônimo disse...

Pqp,Brizola como herói dá pátria já é um absurdo,agr maringhella e Lamarca se só pode tá de brincadeira,pqp,vai estudar

celsolungaretti disse...

Estudar para quê? Acompanhei muito bem a trajetória do Marighella e conheci pessoalmente o Lamarca, de quem fui companheiro de luta. Estou falando de uma história que vivi e da qual fui, no mínimo, um coadjuvante destacado. O que, evidentemente, não é o seu caso. Dá para perceber que você não passa de um devorador acrítico da propaganda enganosa fascista.

Related Posts with Thumbnails