sábado, 11 de abril de 2015

AS TRAPALHADAS PALACIANAS E O BESTEIROL DO REINALDO AZEVEDO

Na véspera das manifestações de protesto que estremeceram o Governo Dilma, o site vemprarua anunciava a provável participação de 233 cidades brasileiras e nove estrangeiras.

Desta vez lista quase 400 municípios, além de 18 cidades do exterior, inclusive Londres, Nova York, San Francisco, Santiago, Toronto, Washington e Zurique. 

Já o governo, talvez num exercício de wishfull thinking, "avalia que as manifestações marcadas para o próximo domingo (12) contra a presidente Dilma Rousseff não terão o mesmo tamanho e impacto dos protestos de 15 de março, quando milhares de pessoas saíram às ruas", segundo notícia da Folha de S. Paulo.

Parece-me que os aspones trapalhões estão batendo cabeça de novo, pois se for igualado ou superado "o tamanho e impacto" do Fora, Dilma! de quatro semanas atrás, as manchetes serão devastadoras. 

Ou seja, os magos da comunicação previamente forneceram ao PIG toda munição de que precisava para interpretar um empate como derrota do governo e uma pequena derrota do governo como uma catástrofe política.

Alguém deveria lembrar-lhes que em boca fechada não entra mosca. Vão ser ingênuos na ponte que partiu!

* * *

O jornal da ditabranda acrescenta que não está previsto nenhum pronunciamento de ministro(s) na noite de domingo. O que não quer dizer muita coisa, pois evidentemente improvisarão algo caso as circunstâncias o exijam.

No fundo, o prejuízo será menor se ninguém falar, pois quem assistiu à performance de José Eduardo Cardoso e Miguel Rossetto na noite do dia 15 ficou procurando o terceiro pateta...

* * *

A PM de São Paulo ganhou a parada e a TV Globo teve de engolir a antecipação para hoje da partida dominical do Corinthians, que coincidiria com a manifestação na av. Paulista. É óbvio que não existiam efetivos suficientes para o policiamento dos dois eventos, então prevaleceu o bom senso. 

Ganha o timão, que terá mais um dia para repor as energias e treinar, visando à competição que realmente importa para ele, a Libertadores da América. 

Perde Dilma, pois num domingo sem Corinthians a Globo provavelmente destacará muito mais os flashes da av. Paulista.

* * *

As linhas mal traçadas pelos doutos, referentes à maioridade penal, podem levar os desavisados a suporem que os menores sejam tratados como tais nos recolhimentos a eles destinados.

Ledo engano. Se a proposta simplista e demagógica for aprovada, os com mais de 16 anos apenas trocarão um inferno pelo outro. Sua real desvantagem será o aumento da duração das penas.

As linhas mal traçadas pelos doutos, referentes à terceirização, omitem que muito mais nociva do que a dita cuja em si (mesmo com o agravamento em vias de ser concretizado) é a falsa terceirização. Quem a ela foi coagido, como eu, sabe do que estou falando. 

Ou aceitava passar-me por pessoa jurídica embora continuasse sendo basicamente um assalariado, ou não havia mais emprego para mim. Cedendo à chantagem patronal, passei anos desprotegido: se sofresse qualquer doença ou acidente incapacitante, rescindiriam imediatamente o contrato fajuto, só tendo de pagar-me um mês a mais. 

Eu me considerava um escravo moderno, sentindo infinito desprezo pelos colegas que tolamente engoliam tal patranha e passavam a se ver como pequenos empresários, exultando por pagarem menos impostos.

* * *

No seu célebre desabafo contra os ululantes que o hostilizavam na eliminatória paulista do 3º FIC, Caetano Veloso disparou: "Se vocês forem em política como são em estética, estamos feitos!".

A frase cai como uma luva para o reaça-mor Reinaldo Azevedo, que em sua coluna na Folha de S. Paulo mostrou ser igualmente inconfiável quando escreve sobre a sétima arte.

Eis o pênalti que ele bateu na direção da bandeira de escanteio:
"...em 'Os Duelistas', o excelente filme de estreia de Ridley Scott... as personagens de Harvey Keytel e Keith Carradine passam a vida tentando matar um ao outro. Até o dia em que o desequilíbrio acontece, e um deles morre".
Nenhum deles morre. O segundo ganha o duelo mas poupa a vida do primeiro, adquirindo o direito de exigir que o outro se mantenha longe de suas vistas para sempre.

Se vocês engolirem o besteirol do Reinaldo Azevedo, tanto em política quanto em estética, estarão feitos...

5 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Será que o Azevedo contribuirá, com o dinheiro que deve ter guardado no colchão, para que aquela tecnologia de teletransporte, importada do planeta Vulcano, seja posta em uso mais uma vez, amanhã? No 15 de março, os bravos defensores da Pátria-Neste-Instante eram vinte mil, e, ao cabo de apena duas horas, contavam-se em mais de UM MILHÃO, SÓ NA AVENIDA PAULISTA! E eu aqui duvidando da realidade do ET de Varginha.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Quanto ao lance da falsa terceirização, um irmão meu tá passando por isso. É redator numa agência de publicidade aí, e, como não houve maneira de rejeitar esse esquema de ser um "fornecedor", que bate o ponto e recebe ordem de mauricinho mesmo sendo um "empresário", vai trabalhar e receber mais um mês agora que foi demitido, e depois, ó. Manjam o Fradim? TOP, TOP, TOP!

celsolungaretti disse...

Eduardo,

uma das mais abomináveis "realizações" do PT foi trazer a direita de novo para as ruas, depois de ela ser obrigada a permanecer quase três décadas na moita.

Comparando o chabu do "Cansei!" com a demonstração de forças do 15 de março, temos uma noção de quanto o PT queimou o próprio filme (e também o de toda a esquerda!).

Levaremos no mínimo 10 anos para reconstruir a esquerda, depois que o PT finalmente sair do poder.

Abs!

william orth disse...

Caro celso,me dirijo a Eduardo rodrigues. Por acaso se entendi bem,você duvida do UM MILHÃO . Com certeza não foi pois não é tua turma. No dia 15 não consegui andar 10 METROS, repito 10 METROS. Tive de andar pela alameda Santos pois estava impossível. Senão quer a "Direita " tudo bem, só não seja ET de de Cuba. Muito mais de UM MILHÃO DE PESSOAS PRESENTES.
abraço celso.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Sim, Celso, sim.

Penso exatamente dessa forma. É o que tenho dito aos meus companheiros, levaremos pelo menos uma década pra recolocar a coisa nos eixos, se é que alguma vez esteve nos eixos. Ou encaramos a dura realidade, ou encaramos a dura realidade, não há o que escolher.

Related Posts with Thumbnails