sexta-feira, 8 de junho de 2012

DE HORA EM HORA A MARACUTAIA DA TRANSPOSIÇÃO PIORA

Em 2007 eu lancei o artigo Lula vai mirar-se em Cristo ou Pilatos?, exortando nosso então presidente da República a refletir melhor sobre o projeto de transposição do rio São Francisco e a greve de fome de D. Luiz Flávio Cappio.

Mas, o bispo abandonou o jejum precipitadamente e o Governo Federal ganhou a aposta que fazia contra a vida dele, ficando com as mãos livres para tocar adiante a transposição dos recursos públicos para os bolsos de grandes capitalistas, de forma a que se confirmassem as piores previsões e advertências dos críticos do projeto.

Passados quatro anos e meio, o custo total saltou dos orçados R$ 4,7 bilhões para 8,2 bilhões, o que já representa um acréscimo de 74,5%. Pior: o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em recente audiência na Câmara Federal, reconheceu que não sabe quanto mais será necessário para o término das obras, pois apenas 36% dos projetos ligados à transposição foram concluídos.

Quanto ao prazo de entrega, a melhor das hipóteses agora é 2015.

Ou seja, a verdadeira dúvida é quanto à denominação mais apropriada para tal mostrengo: maracutaia da transposição  ou  elefante branco do São Francisco?

Só para reavivar a memória dos leitores, reproduzo alguns trechos daquele primeiro (da dezena de) artigo(s) que escrevi sobre o assunto:
"...[D. Cappio] que já ficara 11 dias sem alimentar-se em 2005, sustenta que 'essa água não é para 12 milhões de pessoas, é para pequenos grupos do capital', acusando o Governo Federal de difundir 'propaganda falsa' e Lula, de desrespeitar o acordo que pôs fim à greve de fome anterior.

...Segundo os opositores, a transposição vai ter impacto extremamente negativo sobre o rio São Francisco (que já está fragilizado e necessitando de urgente revitalização) ao levar suas águas para os grandes açudes do Nordeste, com a principal finalidade de favorecer empreendimentos privados.
Alegam que, pela metade do custo, poderiam ser implementados projetos como o da Agência Nacional de Águas, para beneficiar os 32 milhões de habitantes de mais de mil municípios; e as obras da Articulação do Semi-árido Brasileiro, voltadas para outros 10 milhões.
Então, tanto em termos ambientais quanto econômicos, seria uma péssima destinação dos recursos públicos. 'O governo se tornou a voz de um pequeno grupo da elite e, infelizmente, o presidente Lula se tornou refém do capital internacional', afirma dom Cappio..."

Um comentário:

Anônimo disse...

Celso,

va na Wikipédia e veja um do "projeto da transposição do Rio São Francisco", e com boas informações e sem juízo de valor.

Separei um trecho com a síntese porque na discussão surgiu o absurdo número de 30% de retirada da vazão retirada do Rio, que era o número utilizado pelos do contra, e de tão absurdo chega a ser inacreditável ser divulgado isto, não é mesmo?

Era um número absurdamente mentiroso usado para tentar melar o projeto, pois quem ia ser contra um projeto que retira 1,4% da vazão, e que vai ser fora jogada no mar, e que vai beneficiar 12 milhões de pessoas, e quem tem sido pensado e tentado desde Pedro II? Quem em sã consciência e bem informado sobre o mesmo seria contra?

O medo era que Lula conseguisse fazer o mesmo era demais!!!

Ia ficar na história, como ficou! Não só por isto, mas também por outras dezenas de coisas boas e inéditas que fez na história do Brasil!

Faltou sempre foi vontade política, e ele teve e muita para vencer falsos ambientalistas e até padres comprados para fazer greve de fome! Não teve um nordestino a favor deste padre e o mesmo ficou desmoralizado! Mas que ganhou uma grana boa, isto ganhou!

Não tinha como se justificar ser contra um projeto destes! E isto é só o começo, para podermos irrigar todo o semi-árido e fazer daquele Brasil miserável uma nova Israel. Mas tem que começar um dia! Pois tem muita cosia para fazer pois o território é imenso!

A indústria da seca lutou bravamente contra, com a ajuda da imprensa, mas perdeu mais essa para Lula, entre tantas derrotas.

obs:

- além disto Lula criou a obrigação das Escolas comprarem 30% da Agricultura familiar as refeições para merenda escolar, e perfurou mais
de 200.000 cisternas de captação de água de chuva com dinheiro federal, em um projeto que prevê um milhão até 2015.

Vejam isto escrito em 2010: "As 235.000 cisternas de água para as famílias já são um resultado considerável, mas devemos nos esforçar se quisermos conseguir um milhão até o ano 2015 para cumprir uma das Metas do Milênio da ONU", texto completo neste link:

http://www.imbubrasil.jex.com.br/artigos/captacao+de+agua+de+chuva+em+cisternas+rurais

Antes disto se construía 06 dúzia de cisternas por lá com dinheiro de ONG`s europeias, e o JN mostrava com orgulho o nosso povo recebendo esmolas dos gringos como na maior cara de pau.

Agora mostrar o governo federal construindo mais 200.000 cisternas em um projeto de um milhão(repetindo: 01 milhão!!!!), até 2015, ninguém nem fala!

Vcs já tinham visto na Globo ou no PIG em geral? Duvido?

Fora o Luz para Todos que dispensa maiores comentários nesta região também , micro crédito agrícola, seguro-seca, bolsa família, agricultura familiar, etc, etc, etc

É por aí que funciona nossa imprensa honesta e isenta!

Síntese do projeto:

"com previsão de beneficiar 12 milhões de pessoas, o projeto prevê a captação de 1,4% da vazão de 1.850 m³ /s do São Francisco, dividida em dois eixos de transposição"

Texto completo e referências bibliográficas abaixo

Vale a pena ler com atenção o texto abaixo

Um abração,

Márcio

Related Posts with Thumbnails