sábado, 9 de junho de 2012

O DRAMA DA ESPANHA E UMA CANÇÃO PREMONITÓRIA

Tentando inutilmente evitar que as represadas crises cíclicas do capitalismo finalmente se desencadeiem com força total, gerando uma depressão pior ainda do que a da década de 1930, o Fundo Monetário Internacional começa a articular um socorro de algo entre € 40 bilhões e € 90 bilhões para os banqueiros espanhóis --o qual, claro, implicará terríveis sacrifícios para os cidadãos comuns mas apenas adiará a inevitável queda do castelo de cartas.

Não vou repetir pela enésima vez os motivos pelos quais são inúteis tais tentativas. Quem quiser conhecê-los poderá, p. ex., acessar meu artigo de outubro/2011, Reflexões sobre o capitalismo putrefato (clique aqui ).

Desta vez, prefiro deixar um comentário poético sobre o que está ocorrendo: o do grande compositor Sérgio Ricardo, numa premonitória e não notada canção de quatro décadas atrás, Bezerro de ouro. Os artistas são mesmo a antena da raça...

"Os bancos de caixa forte
que eram rochas, se quebraram
e um rio de dinheiro correu.
Os habitantes da Terra,
tão descuidados pescadores,
içaram velas ao vento
pra se afortunar.

Pesca o dólar,
pesca o rublo
e a libra esterlina.
Pesca as tranças
empenhadas
da pobre menina.
Pesca o amor, que foi vendido
protestando estima.

O dinheiro faz dinheiro,
esse rio multiplicou-se
e a Terra, submergindo, naufragou.
Os habitantes da Terra,
tão descuidados pescadores,
se afogaram no dinheiro
sem se aperceber.

Pesca o dólar...

Um banqueiro precavido,
dono da arca, pôde salvar-se,
levando remanescentes
para o amanhã:
umas tranças de menina,
tão empenhadas de esperança
e um bezerro de ouro,
lacrimejado em brilhantes.
   

2 comentários:

The Light Son of Janus disse...

Celso,

Me impressiona uma (aparentemente) nova estratégia, feita para evitar a articulação das massas revolucionárias: Esconder para baixo do tapete as crises.

Há um tempo atrás, falava-se da Grécia e um possível calote. A crise por lá ainda não acabou, a Espanha entra nela agora e a hemorragia não foi estancada.

Contudo, não se fala disso. Nada de significativo parece estar acontecendo. O paciente padece de tuberculose, mas, para quem não é da família, fala-se que é um resfriado.

Essa fachada faz com que não nos movimentemos em solidariedade aos trabalhadores do Velho Mundo. Não se noticia direito o que acontece, e nós ficamos aqui, vendo o futebol.

É cruel que dependamos dos pulhas que controlam a mídia para nos movimentar. Assim, só soltaremos nossas vozes para as causas que eles permitirem.

Parabéns por nadar contra essa maré.

Abraços,
Ivan

ismar disse...

Amigo,

Em 1929, durante a quebra da bolsa de NY, tamanha era a crise econômica nos EUA que muita gente dizia que o capitalismo tinha chegado ao fim, alguns anos depois ele ressurgiu e continuou sua tragetória de crises e ressurgimentos.

As pessoas já se acostumaram a esta verdadeira tábua-das-marés capitalistas.

Related Posts with Thumbnails