O Bradesco anuncia a abertura de 1.003 agências bancárias nos últimos seis meses, resultado de um investimento de R$ 890 milhões.
Com isto, volta a ultrapassar o Itaú, que o suplantara ao fundir-se com o Unibanco.
O Bradesco agora tem 5.932 pontos de atendimento, contra as 4.943 que o Itaú possuía em setembro (último dado divulgado).
A agiotagem é hoje o melhor negócio do Brasil.
Que o setor mais rentável do capitalismo seja o financeiro, totalmente desnecessário e parasitário, vem comprovar que se trata de um sistema econômico cujo papel positivo está esgotado e se torna cada vez mais perverso e nocivo à medida que não damos fim à sua sobrevida artificial.
Como bom discípulo de Monteiro Lobato, que era admirador entusiástico da Grécia antiga e foi minha primeira influência intelectual marcante, veio-me à mente a história da Hidra de Lerna, por ele relatada num clássico absoluto da literatura infanto-juvenil: Os 12 trabalhos de Hércules. Fui à Wikipedia e encontrei isto:
"A Hidra de Lerna era um animal fantástico da mitologia grega, filho dos monstros Tifão e Equidna,que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, na Argólida, costa leste do Peloponeso.A Hidra tinha corpo de dragão e nove cabeças de serpente, cujo hálito era venenoso e que podiam se regenerar.
A Hidra era tão venenosa que matava os homens apenas com o seu hálito; se alguém chegasse perto dela enquanto ela estava dormindo, apenas de cheirar o seu rastro a pessoa já morria em terrível tormento.
A Hidra foi derrotada por Héracles (Hércules, na mitologia romana), em seu segundo trabalho. Inicialmente Hércules tentou esmagar as cabeças, mas a cada cabeça que esmagava surgiam duas no lugar.
Decidiu então mudar de tática e, para que as cabeças não se regenerassem, pediu ao sobrinho Iolau para que as queimasse com um tição logo após o corte, cicatrizando desta forma a ferida. Sobrou então apenas a cabeça do meio, considerada imortal.[Héracles cortou e enterrou a última cabeça com uma enorme pedra. Assim, o monstro foi morto".
Falta-nos um Hércules, mas temos aí um uma boa sugestão de procedimentos para nos livrarmos dessa hidra de novo tipo, cujo hálito é mais fétido ainda...
Nenhum comentário:
Postar um comentário