sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MATAR OU MORRER

Por que as sanções diplomáticas e fortes pressões econômicas não surtem efeito na Síria, fazendo o  açougueiro de Damasco  cessar --ou, pelo menos, diminuir-- as matanças, torturas e estupros? A que se deve intransigência tão extremada?

Para não ficarmos apenas nos estudos psicanalíticos sobre assassinos seriais, eis uma explicação interessante:
"O presidente Bashar Assad e a cúpula do regime são alauitas, uma minoria religiosa que constitui cerca de 12% da população síria. Isolados por séculos nas montanhas próximas a Latakia, os alauitas desenvolveram uma teologia singularmente sincrética, que reuniu elementos neoplatônicos, gnósticos, cristãos, muçulmanos e do zoroastrianismo. Eles acreditam em reencarnação e consideram Ali, o quarto califa, Deus.

...Até os alauitas assumirem o poder, nos anos 60, com Hafez Assad, muçulmanos em geral nem sequer os consideravam islâmicos. Desde então, às diferenças religiosas somaram-se quatro décadas de perseguições políticas que não serão esquecidas tão facilmente. Os alauitas sabem muito bem disso e farão tudo o que estiver a seu alcance para não cair nas mãos de seus rivais. Se isso viesse a ocorrer, perderiam não apenas seus privilégios mas muito provavelmente também suas vidas".
Os desqualificadores de sempre correrão a imputar ao autor dos parágrafos reproduzidos, o jornalista Hélio Schwartsman, o pecado capital da ascendência judaica, evidenciada pelo sobrenome.

O primarismo maniqueísta tem resposta na ponta da língua para tudo.

O relatório de Paulo Sérgio Pinheiro denuncia de forma irrespondível os massacres perpetrados na Síria e acrescenta o dado sinistro de que 256 crianças foram exterminadas? Basta acusá-lo de agente da Otan, do imperialismo, de Israel, etc.

Provas? Para quê? Fanáticos engolem tudo. Os adeptos do esquerdismo selvagem, linha Pol Pot, em nada diferem dos devotos da Igreja Universal do Reino de Deus, que fechavam os olhos e ouvidos às evidências gritantes de estelionato, incluído um vídeo de Edir Macedo e asseclas dividindo o butim. Para uns e outros, tudo não passa de invenção da mídia satânica...

A multifacetada realidade é bem diferente.

2 comentários:

ismar disse...

Caro Celso,

Não esqueça que Asssad tem apoio formal da RUSSIA E CHINA, pesos pesados do conselho de segurança da ONU.

Ou seja: a Onu ou OTAN nao tomará providência efetiva contra a Síria enquanto eles tiverem apoio destes dois países.

celsolungaretti disse...

Lamentável, Ismar.

É de supor-se que uma pressão conjunta das grandes nações enquadrasse o carniceiro.

Mas, como NENHUMA delas está priorizando valores humanitários, mas sim defendendo seus interesses mesquinhos, a coisa marcha para nova tragédia.

Esse tipo de ditador está com os dias contados: não cabe mais no mundo de hoje.

O ideal seria que fossem persuadidos a entregarem pacificamente o poder.

Related Posts with Thumbnails